Produção de conteúdo para cada perfil de consumidor

Produção de conteúdo é importante?

Normalmente, quando se trabalha com planejamento de SEO, a primeira coisa na lista é a criação de estratégias para as palavras de maior importância (tags) e também para as variações das palavras-chave. O foco da produção de conteúdo é tão direcionado para esse fator que talvez se esqueça do mais importante: as necessidades que os clientes têm.

Ou seja, qual é a intenção que o usuário tem com aquelas palavras selecionadas para se trabalhar toda a estratégia de SEO. O principal deve ser analisar as reais intenções dos usuários, entender suas necessidades para que então organize sua estratégia de SEO.

Existem 7 passos que podem te ajudar a entender melhor como funciona a cabeça do usuário e maneiras de utilizar o SEO e a produção de conteúdo de forma mais eficaz para sua empresa.

1º Passo – Pesquisa genérica

Nesta primeira etapa, é o momento em que o usuário está procurando por algo genérico para poder solucionar seu problema. Ou seja, um problema sobre o qual não se sabe muitos detalhes nem as maneiras como se pode resolvê-lo.

Nessa hora, sua empresa deve trabalhar temas abrangentes sobre sua área de atuação e levar o usuário direto para o site de seu negócio.

Quando se dedica a trabalhar corretamente a identidade da empresa, expressando tudo aquilo que ela tem para transmitir, provavelmente esse usuário que até então tinha um problema genérico se impressiona com a funcionalidade que seu negócio tem para oferecer a ele, aumentando sua credibilidade. Porém, vale lembrar que nessa etapa o usuário ainda não está inclinado para se converter a cliente.

2º Passo – Pesquisa de nicho

Este é o momento em que usuário já identifica seu problema maior: quando pesquisa por algo mais certeiro e direto. É aqui que ele vai pesquisar por sua empresa. Para isso, é de grande importância que seu empreendimento esteja bem relacionado. Faça da plataforma virtual a principal ferramenta para que o usuário encontre seu negócio, disponibilizando todo um conteúdo para que ele tenha seu problema solucionado de maneira rápida e eficaz.

3º Passo – Descobrimento da marca

Neste passo, além do cliente ter o problema e saber do que se trata, ele também pesquisa por algum outro fator determinante com objetivo de encontrar soluções para o problema que está enfrentando.

Quando isso acontece, é essencial que sua empresa esteja na frente da concorrência e se destaque no termo pesquisado com a produção de conteúdo. Todos sabem que a tendência é o usuário ir clicando nos primeiros links que aparecerem, pois transmitem mais credibilidade e confiança.

4º Passo – Investigação da marca

O usuário já passou por todos os processos que citamos anteriormente e, além disso, já encontrou sua empresa. Após isso acontecer, é natural que ele queira colher o maior número de informações sobre ela para ter a certeza de que é ali que irá encontrar tudo o que precisa.

O fundamental aqui é monitorar toda a imagem de sua empresa na internet e produzir conteúdo qualificado para quando ele realizar essa pesquisa. E, se por acaso encontrar algum tipo de reclamação, é essencial que sua empresa já esteja solucionando o problema – como o Reclame Aqui, por exemplo.

5º Passo – Navegação no site

Logo após o usuário confirmar que sua empresa é realmente o que ele procura, pode ser que faça outras buscas referentes àquele site de forma que seja direcionado diretamente para a categoria que tem necessidade de acesso.

Algumas empresas pecam por não deixar expostas essas categorias, o que faz com que os usuários fiquem perdidos ao navegar pela plataforma virtual.

6º Passo – Compra

Quando todos os passos acima foram confirmados e o cliente se satisfaz com o que encontrou a respeito de sua empresa, é aí então que ele irá realizar a compra. Normalmente as pessoas estão procurando por descontos e promoções, então deixe uma parte do site direcionada a isso. Por mais que seja simbólico, esse fator pode aumentar sua taxa de conversão.

7º Passo – Avaliação

Se engana quem pensa que o trabalho acaba quando a compra é realizada. Muito pelo contrário. Talvez seja depois disso que a responsabilidade de sua empresa aumente. Tudo porque o usuário – que agora já se tornou cliente – poderá ter duvidas referentes ao produto adquirido, querer saber informações, etc.

É importante que sua empresa se faça presente no pós venda para solucionar todas essas dúvidas e fidelizar a pessoa à sua marca.

Em resumo, o SEO deve ser trabalhado levando em consideração todos os caminhos que o usuário percorre até chegar à sua empresa e realizar a compra. Para isso, esteja atento à produção de conteúdo e não esqueça de envolver nas estratégias de SEO todas as palavras que envolvem esse trajeto.

 Deixe seu comentário e tire suas dúvidas conosco!!

Leia também:
LEADS: SUA DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA SEU NEGÓCIO
FACEBOOK GERA MAIS TRÁFEGO PARA OS SITES QUE GOOGLE
A DIFERENÇA ENTRE INBOUND MARKETING E MARKETING DE CONTEÚDO

Feito por: Layer Up

Deixe seu comentário abaixo!


Posts Relacionados

Deixe um comentário