5 tendências do Marketing Conversacional + bônus

Você conhece o conceito de Marketing Conversacional? Basicamente, esse é um tema que tem se popularizado bastante nos últimos tempos, principalmente pela fácil aplicação e aceitação do público.E isso não...

5 tendências do Marketing Conversacional + bônus

Você conhece o conceito de Marketing Conversacional? Basicamente, esse é um tema que tem se popularizado bastante nos últimos tempos, principalmente pela fácil aplicação e aceitação do público.

E isso não é à toa, já que os clientes andam cada vez mais exigentes. Um estudo da Harvard Business Review, por exemplo, descobriu que esperar por mais de dez minutos para responder um lead significa que as chances de conversão caem cerca de 400%. Ou seja, rapidez na resposta é indispensável para garantir a conversão do lead.

Vale lembrar que ao contrário das estratégias tradicionais de marketing, que se baseiam em mensagens unilaterais, o Marketing Conversacional permite uma comunicação bidirecional, onde ambas as partes podem participar ativamente da conversa.

Esse tipo de abordagem traz uma série de diferenciais significativos, como maior interatividade, envolvimento direto da marca com seu público-alvo, criação de experiências mais envolventes e personalizadas, geração maior de engajamento e fidelização à marca.

Já temos um conteúdo que aborda bem detalhadamente os diferenciais e aplicações do Marketing Conversacional que você pode conferir clicando aqui. Já neste artigo, vamos abordar 5 tendências da metodologia para você ficar de olho. 

Continue acompanhando a leitura e confira os insights.  

5 tendências de marketing conversacional

Conhecer as tendências de Marketing Conversacional é crucial para as empresas que desejam se destacar em um ambiente digital cada vez mais orientado para a interação e o engajamento com os clientes. Por isso, separamos algumas delas para você ficar de olho. Confira!

  • Uso de Inteligência Artificial (IA)

A integração de chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA está se tornando cada vez mais comum. Essas tecnologias podem proporcionar interações mais personalizadas e eficientes com os clientes, respondendo às perguntas em tempo real e fornecendo suporte 24/7.

  • Vídeos interativos

O vídeo continua sendo um formato de conteúdo poderoso, e o vídeo interativo está ganhando destaque. Isso permite que os espectadores participem ativamente do conteúdo, aumentando o envolvimento e proporcionando uma experiência mais imersiva.

  • Marketing por voz

Com o aumento da adoção de assistentes virtuais como Alexa, Siri e Google Assistant, as marcas estão otimizando suas estratégias de marketing para pesquisa por voz. Isso inclui a criação de conteúdo otimizado para consultas de voz e o desenvolvimento de experiências interativas por meio de dispositivos ativados por voz.

  • Personalização em tempo real

As expectativas dos consumidores estão evoluindo, e eles esperam experiências de marketing altamente personalizadas. As marcas estão utilizando tecnologias de personalização em tempo real para segmentar audiências com base em dados comportamentais e históricos de interação, fornecendo conteúdo e ofertas relevantes no momento certo.

  • Experiências Omnichannel (omnicanal)

Os consumidores esperam uma experiência consistente e contínua em todos os pontos de contato com uma marca, seja em um site, aplicativo, mídia social ou assistente virtual. As marcas estão investindo em estratégias omnicanais que integram perfeitamente esses diferentes meios de comunicação para proporcionar uma experiência unificada e coesa aos clientes.

  • Bônus: Marketing Baseado em Emoções

O marketing conversacional está se tornando mais centrado nas emoções, com marcas buscando criar conexões emocionais genuínas com seus clientes por meio de conversas autênticas e relevantes. Isso inclui o uso de linguagem e tom de voz empáticos, que refletem o entendimento das necessidades e sentimentos do público-alvo.

Invista em Marketing Conversacional

As tendências de Marketing Conversacional estão transformando a forma como as empresas se comunicam e interagem com seus clientes, oferecendo oportunidades para melhorar a eficiência, personalização e eficácia das estratégias de marketing e atendimento ao cliente

E o acompanhamento dessas movimentações do mercado é essencial para as empresas que desejam se manter competitivas e relevantes em um cenário digital em constante evolução.

Para seguir neste tema, você também pode conferir um conteúdo sobre tendências digitais para 2024. Alcance a alta performance dos negócios clicando no banner abaixo.

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