7 dicas que você precisa saber sobre CRM

O que é CRM? E para que serve?

CRM é uma sigla para abreviar Customer Relationship Management, que traduzido livremente para o português significa Gestão de Relacionamento com Cliente. Foi criada para poder definir todo um processo de ferramentas utilizadas que automatizam aquelas funções e táticas que usamos para chegar até nossos clientes. Ferramentas estas que, são capazes de ajudar as empresas a criar um vínculo de relacionamento bom com os clientes fazendo com que eles permaneçam fiéis aquela instituição, trazendo informações, produtos ,valores, enfim, tudo aquilo que possa contribuir para que a pessoa se sinta confortável com seu empreendimento.

Apesar de ser visto como um grande desafio pela maioria das empresas, a identificação daquilo que o cliente realmente precisa é um fator decisivo no planejamento de quaisquer estratégias que forem traçar com esse objetivo.

O CRM pode ser dividido em três partes:

  1. CRM Analítico: O CRM Analítico é o responsável por fazer a identificação e o acompanhamento dos diferentes perfis de clientes dentro da sua empresa, e tomar posse dessas informações para decidir quais serão as estratégias tomadas para atingir diretamente cada um desses clientes específicos e todas as suas necessidades identificadas.
  2.  CRM Operacional: Essa outra parte do CRM leva o nome de operacional, pois prevê toda aquela integração dos produtos relacionados à tecnologia, proporcionando assim, o melhor relacionamento com o cliente, além de se utilizar dessas próprias tecnologias para abstrair informações que melhora a eficiência do contato.
  3.  CRM Colaborativo: Basicamente trabalha junto com o CRM Operacional. O Colaborativo funciona como a aplicação da tecnologia de informação onde faz com que a empresa tenha total integração e automação daqueles pontos de contato direto com o cliente da empresa. Sendo que, tais pontos de contratos, devem funcionar perfeitamente para que a interação com os clientes não haja nenhum tipo de ruídos que atrapalha a comunicação.

Todas essas plataformas de CRM que acabamos de apresentar se mesclam uma com a outra tendo como único foco o cliente, organizando as estratégias, verificando a utilização das táticas para que a informação chegue de forma clara e precisa até o consumidor de maneira em que ele veja na sua empresa tudo o que precisa para suprir suas necessidades, sejam elas físicas ou não.

 Passo a passo de como funciona o CRM

Todas as estratégias traçadas se resumem em: como a abordagem ao cliente será realizada, os procedimentos/eventos que deverão ser gerados para que essa abordagem aconteça e como será adotado um plano de comunicação, além de definir qual plano será esse.

Como toda ferramenta do marketing digital, o CRM precisa ser muito bem organizado e traçar metas e objetivos a serem cumpridos, todas essas estratégias são organizadas da seguinte maneira:

  1.  Planejamento: é nesta etapa onde todos os programas e estratégias a serem seguidos são elaboradas.
  2.  Marketing Relacional: funciona como apoio ao planejamento e tem como objetivo fidelizar clientes através do bom relacionamento com o consumidor.
  3.  Serviços e Produtos de Qualidade: o nome já diz tudo, sua empresa precisa oferecer produtos/serviços de qualidade para que os clientes venham a ficar satisfeitos não só com o bom relacionamento, mas também com tudo que sua empresa oferece.
  4.  Presença na Internet: de nada adianta ter uma página no Facebook, por exemplo, e não abastece-la frequentemente, é preciso estar presente. Além disso, o website da empresa precisa ser bem estruturado e apresentar facilidades de navegação.
  5.  Relacionamento com Valor Agregado: não basta apenas se relacionar, é essencial que esse relacionamento seja construtivo e venha trazer benefícios para ambas as partes envolvidas.
  6.  Outros Canais de Distribuição: não é porque a internet é o maior portal de relacionamentos no mundo atual que se deve ignorar os outros meios, as vezes um telefonema, por exemplo, funciona muito bem.
  7.  Detectar Oportunidades de Negócios: as análises de dados funcionam também para conseguir identificar novas oportunidades de negócios onde sua empresa poderá atuar.

Como pudemos ver, o CRM é uma estratégia muito importante para que a sua empresa consiga manter um bom relacionamento com cliente, sempre engajando e proporcionando ao consumidor o melhor que seu negócio tem para oferecer a ele.

E se você precisar de ajuda, não hesite em nos escrever!

 

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