Hard sell ou soft sell: qual estratégia de vendas escolher?

A maneira com que o time comercial aborda possíveis clientes impacta diretamente na visão que ele forma de um negócio. Por isso, é importante conhecer bem o seu público-alvo para escolher uma estratégia de vendas...

Hard sell ou soft sell: qual estratégia de vendas escolher?

A maneira com que o time comercial aborda possíveis clientes impacta diretamente na visão que ele forma de um negócio. Por isso, é importante conhecer bem o seu público-alvo para escolher uma estratégia de vendas que combine com o perfil traçado.

Não queremos assustar o nosso lead com uma posição mais agressiva, mas também não queremos dar a impressão de que não estamos lutando pela sua atenção. Então, o que fazer?

Para responder à essa questão, antes de tudo, é necessário que a persona de seu negócio esteja bastante clara na mente de todas as equipes. Isso porque, dessa forma, somos capazes de compreender com mais facilidade a mente dos consumidores que queremos atingir.

Depois, é preciso entender como funcionam as mais importantes estratégias de vendas. Nesse post, você poderá conhecer dois modelos bastante populares.

O que é hard sell e soft sell?

Existem diferentes tipos de técnicas que visam impulsionar as vendas de um negócio, e todas elas podem ser divididas em duas categorias: hard sell e soft sell.

Apesar de buscarem os mesmos resultados, ou seja, a conversão de possíveis leads em clientes reais, esses modelos possuem abordagens completamente diferentes. Por isso, causam reações diferentes em seus leads. 

Sendo assim, é necessário conhecer quais são as suas principais características para sabermos qual combina melhor com o nosso negócio.

Hard sell

A abordagem hard sell dispensa sutilezas: com ela, tudo é feito de forma direta e objetiva.

Aqui, a ideia é que as vendas sejam feitas de forma mais rápida e eficiente. Por isso, essa técnica é bastante aplicada quando tratamos de serviços e produtos já conhecidos pelo públicos.

Dessa forma, fechar o negócio é algo mais simples de ser realizado. Portanto, os vendedores não precisam passar muito tempo tentando convencer os consumidores e adquirirem aquilo que lhe é oferecido, eles podem ir direto ao ponto.

Soft sell

Normalmente utilizado quando tentamos vender uma solução nova no mercado, o soft sell demanda mais tempo do time comercial para ser finalizado.

Criar uma aproximação e uma afinidade maior entre o vendedor  o cliente é necessário para que o resultado seja positivo. Só assim o lead terá confiança o suficiente para fechar negócio, e esse fator também contribui para a fidelização do público.

Sendo assim, nesse modelo os processos são mais lentos e sofisticados, e é preciso ter paciência até que os frutos dessa estratégia de vendas sejam colhidos.

Qual é a estratégia de vendas mais eficiente?

Agora que já sabemos quais são os modelos mais importantes das estratégias de vendas, é preciso entender que não existe uma técnica certa ou errada. Quando aplicadas corretamente, todas elas oferecem grandes benefícios para os processos comerciais.

É por isso que, no momento de escolher qual vai integrar a sua metodologia, é necessário ter em mente quais são as necessidades de seus clientes e os objetivos de seu negócio.

Se você procura por resultados rápidos e sente que suas soluções já são conhecidas no mercado, o hard sell é a melhor opção.

Mas, se você acredita que investir um pouco mais de tempo é uma atitude mais inteligente, o soft sell é aquilo que você procura.

Não pare por aí: dê um up em sua estratégia de vendas!

Já sabe qual técnica vai integrar a sua estratégia de vendas? Então é hora de alinhar esse plano aos seus processos de marketing. Assim, mais oportunidades surgirão para o seu negócio.

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