Mais que mil palavras: a importância do marketing visual

Ter uma comunicação bem escrita e que atinja as dores do seu público-alvo é essencial para o sucesso de uma estratégia digital. Mas, apesar de todos os esforços nesses pontos, uma imagem sempre acaba valendo...

Mais que mil palavras: a importância do marketing visual

Ter uma comunicação bem escrita e que atinja as dores do seu público-alvo é essencial para o sucesso de uma estratégia digital. Mas, apesar de todos os esforços nesses pontos, uma imagem sempre acaba valendo mais que mil palavras. Você está prestando atenção no marketing visual da sua marca?

Não é que o conteúdo textual não seja importante, mas inevitavelmente a primeira impressão é causada pelo visual.  Se você quer impulsionar os resultados das suas campanhas, precisa dedicar mais esforços a isso!

A importância do marketing visual

Para perceber a importância do visual para a sua comunicação, basta fazer um exercício simples. Imagine que está navegando por um site qualquer e se depara com dois banners: um simples, com apenas uma frase, e um bastante visual e cheio de elementos. Qual chamaria a sua atenção primeiro?

É por isso que, no marketing visual, é tão importante que o texto e a arte caminhem juntos. Primeiro você precisa fisgar seu público pelo olhar para depois oferecer um conteúdo relevante.

No dia a dia, o marketing visual deve ser aplicado em tudo: em posts nas redes sociais, e-mails marketing, banners, sites e muito mais. Todas as produções da sua empresa precisam ser atrativas, além de informativas.

Isso não significa que você precise trabalhar apenas com conteúdos cheios de elementos, imagens e pouco texto. Um recurso bastante utilizado é destacar algumas informações ou até mesmo transformar dados em gráficos. Acredite, faz toda a diferença!

Este blog, por exemplo. Percebeu como o uso de boas imagens de destaque, GIFs ao longo do texto e a aparência do site influenciam positivamente na sua experiência

O mesmo vale para outros materiais. Em meio a tantos posts nas redes sociais, aquele visualmente atrativo acaba se destacando entre os demais na timeline e, consequentemente, conquistando melhor engajamento.

Como o próprio nome já diz, o marketing visual consiste na comunicação baseada em elementos visuais. A intenção é conquistar seu público e gerar interesse e identificação pelo olhar.

Mas além de todo esse aspecto prático do marketing visual, há uma questão igualmente importante para o sucesso da sua comunicação: o branding.

Os elementos visuais como cores, fontes e logotipos também fazem parte do marketing visual. Quando bem trabalhados, geram identificação imediata. Por exemplo, quando nos deparamos com a comunicação de uma marca famosa, sabemos de primeira qual é a empresa.

Basta ver o ícone de uma maçã para lembrar da Apple. Ou a letra M acompanhada das cores amarelo e vermelho para saber que é uma peça do McDonald’s. Invista na parte visual da sua marca e vai conseguir causar esse efeito a longo prazo!

Dicas e formatos

Agora que você já sabe da importância do marketing visual, é hora de colocá-lo em prática e impulsionar as suas estratégias!

Como falamos acima, investir no branding da sua empresa é muito importante para gerar identificação. Mas, além de usar cores e elementos, você pode investir em conteúdos com maior destaque para o visual.

As lives e webinars são ótimos exemplos. São uma ótima forma de oferecer conteúdo de qualidade com foco maior nas imagens. Outros excelentes formatos para as redes sociais são os posts em GIF ou vídeo, com uma proposta diferente para se destacar na timeline.

Tem uma ferramenta? Além de apresentar seu negócio em texto, tente sempre mostrar. Um exemplo interessante de formato para esse segmento são os vídeos ou animações de tutorial.

O seu mercado pede a divulgação constante de números? Pense em peças com gráficos, barras e outros elementos de impacto visual. Precisa divulgar uma oferta? Destaque o valor na arte com o uso de balões ou fontes maiores e deixe o resto do texto para a descrição.

O mesmo vale para banners e headers. Aqui, o foco deve ser o impacto visual. No marketing visual, abrir mão de textos longos pode fazer toda a diferença!

Quando falamos de materiais ricos como infográficos, não é diferente. Esse é, inclusive, um excelente formato para abusar de elementos visuais para tornar as informações do texto mais atrativas.

O visual e o conteúdo de qualidade devem sempre andar juntos. Por isso, elaboramos um blogpost com dicas incríveis para que você também desenvolva o storytelling do seu negócio. Confira:

 

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