Tecnologia 5G: desafios e oportunidades para o marketing

A tecnologia 5G promete trazer uma série de vantagens competitivas aos seus usuários, além de habilitar experiências imersivas para o consumidor. Alguns podem não lembrar, mas já passamos por uma grande...

Tecnologia 5G: desafios e oportunidades para o marketing

A tecnologia 5G promete trazer uma série de vantagens competitivas aos seus usuários, além de habilitar experiências imersivas para o consumidor. 

Alguns podem não lembrar, mas já passamos por uma grande transformação. Por volta de 2010, tivemos o primeiro contato com o 4G. Essa geração de internet, diferente das anteriores, tinha foco na transmissão de dados, o que possibilitou o download de conteúdo, a realização de transmissões online, ouvir música, assistir séries e outras coisas a que já estamos acostumados hoje. 

O repórter de tecnologia da Ad Age, George P. Slefo, relembrou em entrevista veiculada no Meio&Mensagem, que “o salto tecnológico abriu caminho para que marcas aproveitassem os dados de localização, possibilitando serviços como Uber e Lyft. A conexão mais rápida também permitiu ao público ver e baixar imagens ou vídeos em redes sociais como o Instagram.”

Diferente do que se pensa, a tecnologia 5G não é apenas uma evolução do 4G. O 5G promete alta velocidade, melhor latência da conexão ( tempo de resposta de comunicação entre os dispositivos) e maior número de dispositivos conectados simultaneamente, entregando ainda mais possibilidades. 

Esse novo tipo de conexão será uma grande aliada do marketing e do varejo. Com a tecnologia 5G, será possível obter um melhor desempenho de processos que usam a inteligência artificial, machine learning ou funcionamento remoto.

Além disso, as automações serão mais precisas e as produções terão uma maior autonomia.

O 5G renderá boas oportunidades para um relacionamento hiper-personalizado entre marcas e consumidores, uma vez que ela permitirá novas experiências por meio de realidade virtual e tecnologia das coisas.

Marketing hiper-personalizado: precisamos falar sobre essa tendência

O que a sua empresa tem em comum com qualquer outra empresa? Todas precisam oferecer atendimento personalizado para fidelizar seus clientes. 

Em meio a tantas opções, como mostrar ao seu cliente que o seu produto ou serviço é o que irá atender à todas as suas necessidades e superar suas expectativas? Bom, você sabe quais são as necessidades e expectativas dos seus consumidores? 

Parecem perguntas simples e corriqueiras, mas para o crescimento da sua empresa, ter as respostas certas faz toda diferença. Por isso, você precisa conhecer o marketing hiper-personalizado e descobrir como esta estratégia pode mudar os rumos dos seus negócios com apoio do 5G.

Novas experiências

Reinvenção e tecnologia. Duas palavras que ganham cada vez mais espaço dentro do mundo dos negócios. Tudo muda, inclusive os desejos e necessidades dos seus clientes. E sua empresa precisa acompanhar de perto cada transformação.

Por isso, hoje a personalização do atendimento é um dos principais aliados na conquista de clientes. Essa estratégia, que é essencial tanto no marketing quanto nas vendas, também evoluiu, e já estamos começando a ouvir uma nova metodologia surgindo: o marketing hiper-personalizado.

A hiper-personalização do cliente tem como objetivo fazer o consumidor ficar ainda mais satisfeito e mais encantado com o seu produto ou serviço, por meio de dispositivos que de fato atendam e satisfaçam seus desejos.

Benefícios da hiper-personalização

Com a hiper-personalização do atendimento, seu objetivo é oferecer ao consumidor a melhor experiência possível na pré-venda, durante o uso do produto ou serviço, e no pós-vendas também. 

Alcançar esse objetivo só é possível por meio da tecnologia, neste caso, da coleta de dados. A partir do momento que você sabe com quem está falando e do que essa pessoa precisa, você tem o mapa para oferecer um atendimento único, sob medida.

Desta maneira, um dos maiores benefícios da estratégia é o aumento das suas vendas, uma vez que, ao oferecer um atendimento com foco no cliente, as chances dele se sentir à vontade e querer conhecer mais sobre a sua empresa, os seus produtos e comprá-los são bem maiores.

Além disso, ao oferecer um atendimento único, seu cliente passa a confiar e admirar sua marca. Quanto mais você se tornar presente, importante e útil no dia a dia do seu consumidor, maiores e mais fortes serão os laços que ele criará com a sua empresa.

Marketing hiper-personalizado e tecnologia 5G

Com a chegada do 5G, as palavras de ordem serão: experiência, inovação, interação e personalização.

Quando falamos de hiper-personalização, o foco central é achar onde seu cliente está, usar a linguagem ideal para falar com ele e mostrar tudo o que você tem que pode ajudá-lo.

Não é oferecer mais do mesmo, é superar as expectativas do seu público-alvo em toda sua jornada de compra.

Com esta tecnologia, que já está presente em 46 países, será possível explorar novos serviços e oferecer uma experiência multi telas e multicanal para o seu cliente. Uma verdadeira e rápida imersão. 

A estimativa é que até 2025 o 5G já esteja operando de forma mais abrangente nas principais cidades do mundo. Enquanto isso, mergulhe na transformação digital e prepare-se para competir pela melhor experiência.

Quer saber como? Confira mais um dos nossos blogposts e descubra.

 

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