Social listening: aproveite a tendência e desenvolva sua marca

Para que uma marca desenvolva um bom relacionamento com o seu público, é importante ouvi-lo e entendê-lo. O social listening é a tendência ideal para te auxiliar nesse processo.Ao começar a aplicar este...

Social listening: aproveite a tendência e desenvolva sua marca

Para que uma marca desenvolva um bom relacionamento com o seu público, é importante ouvi-lo e entendê-lo. O social listening é a tendência ideal para te auxiliar nesse processo.

Ao começar a aplicar este conceito, será mais fácil monitorar o que o público fala sobre sua marca nas redes sociais, quais são as necessidades que ainda não foram supridas e como estruturar estratégias que apresentem soluções mais personalizadas.

O que é social listening?

Social listening é o monitoramento e análise de conversas e interações em blogs, redes sociais, sites, fóruns, entre outros lugares que citam o seu negócio ou que estejam diretamente relacionados a ele.

Para conseguir um resultado relevante com essa busca, indicamos que você adote como aliada uma ferramenta que agrupa todas essas informações e oferece insights valiosos para uma reestruturação de processos, serviços e produtos.

Hootsuite Insights, HubSpot e Mentionlytics são algumas opções que apresentam funcionalidades atreladas ao social listening, como acompanhar as menções da sua marca, monitorar palavras-chave, entre outras funções. E estão disponíveis em português. 

As palavras-chave são essenciais nesse processo, pois é a partir delas que identificamos o que os usuários estão falando sobre sua empresa, produto, serviço, concorrência, mercado e até mesmo sobre oportunidades que podem ser aproveitadas.

3 benefícios em adotar o social listening em suas estratégias

Só o fato de poder ter acesso ao que é dito sobre sua empresa na internet já representa uma oportunidade de propor melhorias.

Mas os benefícios não param só por aí. Existem outras vertentes que devem ser exploradas quando falamos de social listening. Confira:

Assistência ao cliente

Nos dias atuais, é mais do que comum a internet ser uma ferramenta para resolução de problemas. Portanto, quando falamos em social listening, o ideal é estar atento ao que é dito pelos clientes nas mídias sociais.

Assim será possível dar apoio ao usuário em tempo real, apresentando soluções rápidas e mais eficientes ao problema apontado.

Essa prática também ajudará a sua marca caso um dia seja necessário gerenciar uma crise de imagem, demonstrando respeito, preocupação e cuidado com o cliente.

Análise da concorrência

A estratégia de social listening possibilita a identificação do que outras empresas do mesmo ramo de atuação que o seu estão apresentando para o mercado.

O monitoramento das ações dos concorrentes auxilia o gestor a ter novos insights e desenvolver estratégias que sejam compatíveis com o que está acontecendo no mercado, tornando-o mais competitivo.

Com isso, há uma melhora significativa do desempenho do seu negócio, que passará a conhecer melhor as próprias forças e fraquezas e como desenvolvê-las para conquistar novos espaços.

Identificação de possíveis melhorias

Todos os comentários efetuados devem ser analisados e levados em consideração. Deste material podem sair grandes insights e oportunidades para melhorar diversos pontos dentro do seu negócio.

Principalmente quando há um grande número de comentários indicando para um mesmo ponto. Isso pode evidenciar a necessidade de uma reestruturação do atendimento, melhoria de produtos ou serviços e até o desenvolvimento de novos produtos.

Social listening na prática

Selecione as principais palavras-chave para que o seu monitoramento traga bons resultados, reúna as dicas que foram apresentadas neste conteúdo e comece a implementar essa estratégia no seu negócio.

Para te ajudar a fazer isso com excelência, separamos algumas dicas.

Escolha da palavra-chave

Acontece, muitas vezes, de não se ter um norte na hora de começar a seleção das palavras-chave, ou até mesmo escolher palavras-chave que não tragam informações relevantes para o seu negócio.

Portanto, inicie a implementação desta estratégia buscando pelo nome da sua empresa ou marca e as variações que normalmente são vistas em buscadores e sites. 

Desta maneira, as informações que chegarem até você podem ser trabalhadas de maneira mais objetiva e eficiente.

Como abordar o cliente

Como já citamos neste material, os clientes podem não falar da sua marca diretamente nas redes sociais ou sites ligados à sua empresa.

Portanto, cabe o bom senso na maneira de abordá-lo para propor uma solução ou simplesmente mostrar que visualizou o comentário que foi feito. Analise a situação por um todo antes de tomar uma decisão.

Escolha da ferramenta

Procure uma ferramenta que se enquadre na estrutura da estratégia de social listening que deseja aplicar em seu negócio.

Existem ferramentas gratuitas e pagas que exploram as diversas funções existentes, proporcionando uma análise completa de todas mídias sociais, gerenciamento e armazenamento dos dados coletados, entre outros. 

Para posicionar a sua marca no mercado, ter um site bem ranqueado é fundamental. Por isso, desenvolvemos um blogpost para que você conheça como funciona o mecanismo do Google e o que ele espera do seu site. Confira:

 

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