Mudança de mercado: 5 vezes em que evoluir foi a chave para o sucesso

Ficar de olho nas tendências e comportamentos do público, saber surfar (ou não) as ondas de cada segmento, se transformar de acordo com diferentes cenários e sempre estar aberto para uma possível mudança de...

Mudança de mercado: 5 vezes em que evoluir foi a chave para o sucesso

Ficar de olho nas tendências e comportamentos do público, saber surfar (ou não) as ondas de cada segmento, se transformar de acordo com diferentes cenários e sempre estar aberto para uma possível mudança de mercado

Essas devem ser características presentes no DNA de toda empresa que quer crescer e continuar relevante. Afinal, estratégias não cabem em uma caixa e a regra do jogo é ser flexível e evoluir sempre.

Uma mudança de mercado

Você já parou para pensar no volume de tendências que surgem e morrem a cada dia? Ou então no número de empresas, serviços ou comportamentos que mudam em um curto espaço de tempo?

Apesar da constante sensação de instabilidade – e muitas vezes ansiedade gerada por esse cenário –, não temos escapatória a não ser aprender a lidar com as transformações.

E, para muitas empresas, a criatividade durante momentos desafiadores e uma grande mudança de mercado pode ser o que faltava para conquistar o tão sonhado sucesso.

A seguir, você confere cinco empresas que evoluíram e mudaram para sempre o mercado:

1 – Netflix

Fundada em 1997, nos Estados Unidos, a Netflix é um grande exemplo de como uma mudança de mercado pode transformar a história de um negócio. A empresa começou oferecendo a locação de DVDs pelo correio e, pouco tempo depois, veio o lançamento de um serviço de assinatura sem data de devolução ou multas, o que já era um grande diferencial para a época. 

Mas foi só em 2007 que a plataforma de streaming foi lançada, permitindo o acesso a milhares de títulos a qualquer momento e por um valor mensal. E se não bastasse essa grande mudança na forma como consumimos filmes e séries, a Netflix inovou mais uma vez ao começar a produzir séries originais a partir de 2013, garantindo prêmios Emmy inéditos para um serviço de streaming.

2 – Nintendo

A história da Nintendo, uma das maiores referências em videogames, é bastante incomum. A empresa foi fundada no Japão em 1889, quando fabricava cartões do Hanafuda, um baralho japonês. Durante os anos 60, ela investiu nos mais diversos segmentos, de arroz instantâneo a motéis, para tentar diversificar o negócio, mas não deu certo.

A mudança de mercado e os primeiros passos em direção ao sucesso no mundo dos videogames só veio em 1974, com a compra dos direitos de distribuição do Magnavox Odyssey, o primeiro console da história.

3 – Amazon

Quem vê a Amazon hoje em dia nem lembra que a gigante dos e-commerces começou apenas como uma livraria online, em 1994. O site rapidamente fez sucesso e, alguns anos depois, passou a vender outros produtos como CDs, DVDs, brinquedos e eletrônicos.

Apesar do estouro da bolha da internet, nos anos 2000, na mesma época a companhia revolucionou ao lançar um marketplace. A mudança de mercado sempre fez parte da história da Amazon, que ao longo dos anos investiu em outros produtos inusitados como um serviço de streaming, empresa de armazenamento e hospedagem da nuvem e até fabricação de celulares e tablets. É claro que não podemos deixar de falar do Kindle, o e-reader mais famoso do mercado e responsável por mudar a forma como consumimos livros em todo o mundo.

4 – LG

Apesar de ser conhecida no mundo todo como referência em tecnologia, a LG tem uma história de sucesso bastante incomum e também pautada por uma grande mudança de mercado. Ela nasceu em 1947, na Coreia do Sul, e produzia produtos de limpeza. Alguns anos depois, foi pioneira na indústria de plástico do país. 

Mas a LG como conhecemos hoje só foi apostar em tecnologia no final dos anos 50, com a criação da também pioneira Goldstar. Rádios, telefones e televisões foram alguns dos produtos lançados ao longo dos anos. Quer mais uma curiosidade? O nome LG só surgiu em 1995, como uma proposta de competir no mercado ocidental.

5 – 3M

A 3M, outra gigante, já começou com uma mudança de mercado. Depois do fracasso no segmento de mineração, a companhia passou a fabricar abrasivos. Seu rumo mudou em 1925, quando criou a fita de mascaramento que foi pioneira e permitiu o desenvolvimento de vários outros produtos do tipo. 

Nos anos 80, a 3M também inovou com o lançamento do Post-it. A empresa segue inovando e conta com um volume impressionante de mais de 55.000 patentes registradas.

Saindo da caixa

Viu só como evoluir e estar atento às transformações do mercado é essencial para os negócios? E a mesma regra vale para conquistar sucesso no meio digital, já que a internet faz com que as mudanças sejam ainda mais constantes e exige um olhar atento para não perder relevância ao longo dos anos.

E essa é justamente a discussão que a Layer Up quer propor no RD Hostel deste ano, um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina. Ele será realizado de forma online e totalmente gratuita nos dias 20 e 21 de outubro.

Além de ser patrocinadora platinum, a agência ainda vai realizar palestras e painéis imperdíveis sobre uma visão de negócio digital, flexível e ágil, para acompanhar as principais mudanças do mercado e enxergar que as estratégias não devem ser limitadas por uma caixa.

Enquanto o Hostel by RD não chega, que tal garantir a sua vaga gratuitamente e conferir alguns conteúdos que sejam do seu interesse?

mudança de mercado

O Post não tem posts relacionados no momento

Logo do WhatsApp
Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.