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Ficar de olho nas tendências e comportamentos do público, saber surfar (ou não) as ondas de cada segmento, se transformar de acordo com diferentes cenários e sempre estar aberto para uma possível mudança de mercado.
Essas devem ser características presentes no DNA de toda empresa que quer crescer e continuar relevante. Afinal, estratégias não cabem em uma caixa e a regra do jogo é ser flexível e evoluir sempre.
Você já parou para pensar no volume de tendências que surgem e morrem a cada dia? Ou então no número de empresas, serviços ou comportamentos que mudam em um curto espaço de tempo?
Apesar da constante sensação de instabilidade – e muitas vezes ansiedade gerada por esse cenário –, não temos escapatória a não ser aprender a lidar com as transformações.
E, para muitas empresas, a criatividade durante momentos desafiadores e uma grande mudança de mercado pode ser o que faltava para conquistar o tão sonhado sucesso.
A seguir, você confere cinco empresas que evoluíram e mudaram para sempre o mercado:
Fundada em 1997, nos Estados Unidos, a Netflix é um grande exemplo de como uma mudança de mercado pode transformar a história de um negócio. A empresa começou oferecendo a locação de DVDs pelo correio e, pouco tempo depois, veio o lançamento de um serviço de assinatura sem data de devolução ou multas, o que já era um grande diferencial para a época.
Mas foi só em 2007 que a plataforma de streaming foi lançada, permitindo o acesso a milhares de títulos a qualquer momento e por um valor mensal. E se não bastasse essa grande mudança na forma como consumimos filmes e séries, a Netflix inovou mais uma vez ao começar a produzir séries originais a partir de 2013, garantindo prêmios Emmy inéditos para um serviço de streaming.
A história da Nintendo, uma das maiores referências em videogames, é bastante incomum. A empresa foi fundada no Japão em 1889, quando fabricava cartões do Hanafuda, um baralho japonês. Durante os anos 60, ela investiu nos mais diversos segmentos, de arroz instantâneo a motéis, para tentar diversificar o negócio, mas não deu certo.
A mudança de mercado e os primeiros passos em direção ao sucesso no mundo dos videogames só veio em 1974, com a compra dos direitos de distribuição do Magnavox Odyssey, o primeiro console da história.
Quem vê a Amazon hoje em dia nem lembra que a gigante dos e-commerces começou apenas como uma livraria online, em 1994. O site rapidamente fez sucesso e, alguns anos depois, passou a vender outros produtos como CDs, DVDs, brinquedos e eletrônicos.
Apesar do estouro da bolha da internet, nos anos 2000, na mesma época a companhia revolucionou ao lançar um marketplace. A mudança de mercado sempre fez parte da história da Amazon, que ao longo dos anos investiu em outros produtos inusitados como um serviço de streaming, empresa de armazenamento e hospedagem da nuvem e até fabricação de celulares e tablets. É claro que não podemos deixar de falar do Kindle, o e-reader mais famoso do mercado e responsável por mudar a forma como consumimos livros em todo o mundo.
Apesar de ser conhecida no mundo todo como referência em tecnologia, a LG tem uma história de sucesso bastante incomum e também pautada por uma grande mudança de mercado. Ela nasceu em 1947, na Coreia do Sul, e produzia produtos de limpeza. Alguns anos depois, foi pioneira na indústria de plástico do país.
Mas a LG como conhecemos hoje só foi apostar em tecnologia no final dos anos 50, com a criação da também pioneira Goldstar. Rádios, telefones e televisões foram alguns dos produtos lançados ao longo dos anos. Quer mais uma curiosidade? O nome LG só surgiu em 1995, como uma proposta de competir no mercado ocidental.
A 3M, outra gigante, já começou com uma mudança de mercado. Depois do fracasso no segmento de mineração, a companhia passou a fabricar abrasivos. Seu rumo mudou em 1925, quando criou a fita de mascaramento que foi pioneira e permitiu o desenvolvimento de vários outros produtos do tipo.
Nos anos 80, a 3M também inovou com o lançamento do Post-it. A empresa segue inovando e conta com um volume impressionante de mais de 55.000 patentes registradas.
Viu só como evoluir e estar atento às transformações do mercado é essencial para os negócios? E a mesma regra vale para conquistar sucesso no meio digital, já que a internet faz com que as mudanças sejam ainda mais constantes e exige um olhar atento para não perder relevância ao longo dos anos.
E essa é justamente a discussão que a Layer Up quer propor no RD Hostel deste ano, um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina. Ele será realizado de forma online e totalmente gratuita nos dias 20 e 21 de outubro.
Além de ser patrocinadora platinum, a agência ainda vai realizar palestras e painéis imperdíveis sobre uma visão de negócio digital, flexível e ágil, para acompanhar as principais mudanças do mercado e enxergar que as estratégias não devem ser limitadas por uma caixa.
Enquanto o Hostel by RD não chega, que tal garantir a sua vaga gratuitamente e conferir alguns conteúdos que sejam do seu interesse?
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