AMP e experiência do usuário: qual a relação entre elas?

As recentes mudanças de comportamento dos consumidores influenciam diretamente nas experiências virtuais que eles buscam encontrar. Em relação ao tempo de carregamento de um site, por exemplo, o AMP (Accelerated...

AMP e experiência do usuário: qual a relação entre elas?

As recentes mudanças de comportamento dos consumidores influenciam diretamente nas experiências virtuais que eles buscam encontrar. Em relação ao tempo de carregamento de um site, por exemplo, o AMP (Accelerated Mobile Pages) se tornou um requisito indispensável para quem busca oferecer experiências satisfatórias aos usuários e potenciais prospects.

De acordo com um estudo da Portent, o tempo ideal de carregamento de um site é de 0 a 4 segundos, sendo crucial para aumentar a taxa de conversão e garantir que o usuário permaneça na página por mais tempo. 

Ainda segundo a pesquisa, as maiores taxas de conversão no e-commerce ocorrem em páginas que levam em média de 0 a 2 segundos para carregar. Cada segundo adicional de tempo de carregamento é capaz de fazer com que as taxas despencam cerca de 4,42%.

À primeira vista, alguns segundos podem não parecer tão importantes, mas a realidade é que eles são essenciais para oferecer aos usuários mais satisfação ao acessar um site, garantir que a conversão seja de fato realizada e, consequentemente, que o lead seja qualificado.

Claro que existem diversos outros fatores que influenciam na conversão de um usuário em lead, como um bom copywrite, estratégias de tráfego pago e orgânico, design que represente bem os valores da sua marca, etc. Porém, um bom AMP é capaz de melhorar a experiência de compra dos usuários e impactar positivamente o seu ROI.

 

O que é AMP?

De forma simples, o AMP, ou Accelerated Mobile Pages, é o nome do projeto idealizado pelo Google em 2015, do qual participaram LinkedIn, Twitter e o queridinho dos apaixonados por fotos, o Pinterest.

Seu objetivo principal é possibilitar que os sites carreguem de maneira quase instantânea, melhorando a experiência de navegação dos usuários, principalmente em smartphones e tablets.

Apesar da tecnologia AMP ser aplicável em sites para desktop, é no mobile que ela funciona de maneira mais eficiente e alcança resultados mais promissores.

Vale destacar que, de acordo com o site Statista, 54,4% do tráfego global da internet se concentra em dispositivos móveis. Ou seja, muitas pessoas acessam sites ou e-commerces por meio de um celular ou tablet e, por isso, nada mais justo do que tornar essa experiência mais satisfatória.

 

Como personalizar o seu site com o AMP

Existem diversos tipos de otimizações que você pode fazer para personalizar o tempo de carregamento de suas páginas. Por meio de simples ajustes é possível oferecer aos usuários um site com carregamento adequado e aumentar as possibilidades de conversão. Confira!

AMP no WordPress 

Quando se trata do WordPress é necessário a instalação de um plugin através da loja de plugins na plataforma, chamado “AMP for WP”.

Após a instalação, é o momento de configurar o layout das páginas que foram modificadas pelo AMP. Para isso, basta abrir o AMP em seu painel do dashboard, selecionar “Design” e depois iniciar o Paige Builder.

Não se esqueça de validar o HTML. Prontinho, agora é só acompanhar periodicamente essas páginas e aplicar otimizações, caso seja necessário.

No Google Analytics

Depois de instalar o plugin AMP, acesse o Analytics. No campo de busca, digite “ID de acompanhamento” e copie o código. Depois vá até o WordPress e acesse “AMP”, insira o código no campo correspondente e suas páginas começarão a ser indexadas em formato AMP.

Quais são as principais vantagens das páginas AMP?

O AMP é um recurso extremamente funcional, capaz de proporcionar inúmeros benefícios para seu negócio. Hoje, trouxemos alguns deles. Confira:

Melhora a experiência do usuário

Quem atua com marketing e vendas compreende a importância de ter um site responsivo e que carregue rapidamente. Inclusive, o próprio Google pune páginas mais lentas, incluindo a marcação de alerta sobre o problema, o que afasta os visitantes.

Assim, o Google afirma que páginas AMP carregam cerca de 85% mais rápido do que as versões não otimizadas. Ou seja, páginas que carregam quase que de maneira instantânea aumentam o engajamento dos usuários, possibilitando o aumento da taxa de conversão.

Melhor desempenho SEO

De que forma é possível ranquear a primeira página do Google de maneira orgânica? Por meio de conteúdos interessantes, autênticos e com uma boa usabilidade.

O AMP possibilita que as páginas fiquem mais rápidas, o que o Google considera como um importante fator para o rankeamento.

Solução para conexão de internet limitada

A partir de páginas com a tecnologia AMP é possível driblar os serviços de internet mais limitados oferecidos no país. Dessa forma, é possível garantir que diversos conteúdos rodem de forma mais rápida em dispositivos móveis, mesmo em uma internet mais lenta.

O usuário como foco de suas ações

Após a implementação do AMP, com certeza, você encontrará diversos benefícios, assim como seus usuários se sentirão mais à vontade ao navegar por seu site.

Mas, é válido lembrar que para garantir que sua implementação seja eficiente, é necessário que testes e otimizações sejam feitos periodicamente. Afinal, se o mercado muda, o seu negócio precisa mudar também.

Em resumo, faça testes, colete dados e realize reuniões com seus times, apresentando possíveis pontos de melhoria para aprimorar a experiência dos visitantes ao site ou e-commerce.

Não se esqueça também de analisar os dados coletados a partir das otimizações, eles são importantes indicadores de desempenho e podem apresentar novos pontos de melhoria. 

Inclusive, se você busca entender melhor sobre esse extenso universo dos dados, não deixe de acessar o hub do Data Driven Decision. Lá, você encontra conteúdos exclusivos sobre o mundo dos dados e aprende a colocar uma cultura data driven em prática. Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo.

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