Afinal, o que é marketing de influência?
Bom, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que o marketing de influência necessita, obrigatoriamente, de figuras relevantes que o seu público-alvo conhece e reconhece. Dessa forma, fica mais fácil chegar até seus leads e convencê-lo a acreditar na sua mensagem.
Dito isso, podemos afirmar que o marketing de influência acontece, basicamente, com ações de marketing executadas por pessoas influentes na internet. No geral, essas pessoas são chamados influencers e são figuras reconhecidas pelo seus seguidores.
E diferentemente do que muita gente pensa, para ser um influencer você não precisa ter milhões de seguidores, mas sim ter um público fiel e engajado com as suas causas, para direcioná-lo para uma marca ou um produto específico.
Aliás, muitas empresas trabalham com nano-influenciadores que são reconhecidos nas temáticas em que eles atuam.
Ou seja, o marketing de influência fala diretamente com o consumidor, levando em consideração seus interesses, seus hobbies e a linguagem que ele conhece e utiliza. Dessa forma, é possível atingir seu potencial cliente, engajá-lo e ajudá-lo a tomar decisões de compra.
Vantagens do marketing de influência
O marketing de influência pode trazer inúmeras vantagens e benefícios a curto prazo para o seu negócio. Entre as principais estão:
- Aumento do Retorno Sobre Investimento (ROI);
- Alto número de vendas;
- Aumento da base de leads;
- Criação de oportunidades segmentadas;
- Ampliação dos canais de comunicação da marca;
- Melhora na percepção da sua empresa;
- Foco na experiência do cliente.
Como usar o marketing de influência no seu negócio?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, atualmente, existem mais influenciadores brasileiros do que dentistas. Ao todo, são mais de 500 mil profissionais atuando com marketing de influência pelo país, nas mais diferentes plataformas.
Mas aqui vale um alerta: com tantas pessoas se denominando influenciadoras e muitas outras almejando esse título, é preciso ter cuidado com quem vai representar a sua marca e falar dos valores da sua companhia.
A boa notícia é que não faltam opções no mercado que vão desde de blogueiras de beleza e celebridades de TV, até influenciadores de música, cinema e cultura pop, isso sem falar nos Youtubers, que falam sobre qualquer assunto e, muitas vezes, atingem milhões de pessoas.
Ou seja, o importante é encontrar sempre o influenciador ideal de acordo com seu objetivo, seu público e, claro, seu orçamento.
Por fim, vale ressaltar que ações bem pensadas de marketing de influência não precisam ser gigantes ou contarem com milhões em investimento. O marketing está cada vez mais inteligente e acessível. Basta apenas que o profissional saiba de fato o que quer e o que precisa ser feito.