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Todas as decisões relacionadas a um empreendimento geram um certo grau de incerteza, tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Nesse sentido, a pesquisa de mercado é a ferramenta ideal para diminuir as dúvidas e iluminar o caminho.
Isso porque ela permite analisar a situação do mercado, especialmente antes de iniciar um novo negócio ou lançar um produto, visando trazer mais sucesso e credibilidade para as suas ações de marketing digital.
Sabe quando estamos no período eleitoral e todos os dias os veículos divulgam os resultados das intenções de votos?
O objetivo dessa ação é identificar quem tem mais chances de vencer, o que não deixa de ser uma maneira de influenciar decisões.
E a pesquisa de mercado é justamente isso: um instrumento pelo qual podemos identificar as preferências de um público-alvo. No entanto, para que cumpra com o seu objetivo, ela precisa ser estruturada de forma coerente com metas, objetivos e coleta dos dados certos.
Independentemente da pesquisa de mercado que você irá fazer, o que mais importa é o objetivo que você tem com essa técnica. Por isso, antes de elaborar qualquer estudo, pare e pergunte: “Por que estamos fazendo isso? Qual é o objetivo? O que queremos aprender? Quais resultados desejamos alcançar?”
Após definir os objetivos, é preciso também delimitar a amostra representativa que trará dados relevantes para o negócio. A amostra representativa nada mais é do que um pequeno número de pessoas que reflete, com a maior precisão possível, um grupo maior, que é o seu público-alvo.
Esta etapa serve para definir o meio que será utilizado para aplicar e coletar os dados.
Você pode utilizar diversas ferramentas aqui. O próprio Google oferece uma ferramenta gratuita e muito útil, o Google Forms. Além de fácil usabilidade, o Google Forms também já é bem conhecido, o que torna sua pesquisa mais confiável.
Independentemente da ferramenta que você escolher, tenha em mente que as perguntas feitas durante a etapa da coleta de dados de uma pesquisa de mercado devem sempre ser claras e de fácil compreensão, gerando assim respostas mais efetivas e diretas.
Uma dica extra nesse sentido é fazer algumas perguntas que exijam mais do que “sim” ou “não” como resposta. Assim, você terá informações mais precisas e detalhadas do seu público.
Essa etapa é onde você reunirá as informações e analisará os resultados. Se todos os itens até aqui forem bem executados, mas não houver essa avaliação, todo o trabalho terá sido em vão.
O tipo de pesquisa ideal para seu negócio vai depender, antes de qualquer outra coisa, dos objetivos que você possui.
As pesquisas quantitativas, por exemplo, têm caráter estatístico e servem para mostrar diferenças numéricas de um determinado tema. Por isso, sempre que você quiser obter gráficos, dados estáticos ou um recorte numérico, use a pesquisa quantitativa.
Já as pesquisas qualitativas são de caráter exploratório e subjetivo, e tem como objetivo identificar as razões, as crenças e as emoções dos consumidores. Este tipo de metodologia é indicada quando se quer entender com profundidade um determinado assunto.
Por isso, é tão importante compreender as principais características de cada uma e identificar qual delas se encaixa melhor na sua necessidade e também quando é o melhor momento de realizá-las.
Vale destacar que cada uma delas traz insights importantíssimos para as suas estratégias, assim como uma compreensão maior do seu negócio, do mercado de atuação e dos desejos do seu público. Então não deixe de usá-las.
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