Dicas para tornar a sua marca memorável durante a temporada de festas

Falta pouco tempo para 2023 acabar, mas garantimos que ainda é possível colocar algumas estratégias em prática para tornar a sua marca memorável durante a temporada de festas e impulsionar suas vendas.O final...

Dicas para tornar a sua marca memorável durante a temporada de festas

Falta pouco tempo para 2023 acabar, mas garantimos que ainda é possível colocar algumas estratégias em prática para tornar a sua marca memorável durante a temporada de festas e impulsionar suas vendas.

O final de ano é uma época corrida, mas cheia de oportunidades para alavancar as vendas do ano e aumentar o faturamento. O segredo não é nenhuma fórmula mágica e envolve investir esforços na campanha certa para garantir que sua marca seja notada pelos consumidores.

É exatamente sobre isso que vamos abordar no conteúdo de hoje e ainda trazer 7 ideias para você colocar em prática e destacar o seu negócio!

Intenção de compras na temporada de festas

Os meses finais do ano configuram alta temporada não só para viagens e festas, mas também na intenção de compras. Essa é uma época em que muitos consumidores estão dispostos a gastar e, inclusive, se planejam financeiramente para isso.

Black Friday, CyberMonday, Natal e Ano Novo formam um pacote de sazonalidades poderosas aos comerciantes. 

De acordo com uma pesquisa do Google com a Ipsos, nesta época 75% das pessoas consideram comprar em lojas ou sites em que nunca compraram antes.

E, em 2023, um levantamento da MField para a Black Friday apontou que a intenção de compras cresceu 32%. Em 2022, foram 43,4% dos entrevistados que compraram durante a data. Já neste ano, 75,6% pretendem fazer compras.

Outro ponto importante é que cada vez mais os consumidores estão pesquisando com antecedência. No caso da Black Friday, a pesquisa da MField revelou os seguintes dados:

  • 32,8% começam a comparar os preços um mês antes do evento;
  • 27% o realizam durante a semana da Black Friday;
  • 25,1% pesquisam em cima da hora.

Com um raciocínio de compra cada vez menos linear, esse tipo de pesquisa também ocorre em outras sazonalidades. Portanto, é importante sempre oferecer descontos verdadeiros e ofertas que façam sentido para o seu cliente. 

E o que a sua empresa precisa para aproveitar o melhor dessa época?

Existem indicações básicas, porém, essenciais para que nenhum problema ocorra na alta temporada de compras:

  • Manter o site oficial da empresa atualizado;
  • Loja online otimizada e segura para evitar quebras de links;
  • Canais de atendimento funcionando corretamente e tempo de resposta razoável;
  • Atualização constante do estoque para não ocorrer frustrações.

Apesar de básicos, é sempre bom relembrar esses pontos para que tudo fique o mais organizado possível, as ofertas sejam certeiras e a experiência de compra seja positiva.

Confira agora 7 dicas para tornar a sua marca memorável durante a temporada de festas:

1. Planejamento é a chave do sucesso

Claro que não poderíamos iniciar essa lista sem mencionar o planejamento. Quanto antes você se preparar para essa época, mais chances de dar certo!

O planejamento não é um bicho de sete cabeças e serve para orientar todo o esquema da campanha. Sente-se com o seu time criativo e, juntos, definam como seguir com as promoções e a forma que a marca deseja impactar os clientes.

Não se esqueça de analisar o histórico dos anos anteriores e tirar insights que deram certo e errado para seguirem por um caminho mais assertivo.

2. Decoração que chama a atenção

Se a sua empresa possui uma loja física, que tal impactar os consumidores e pessoas que passam em frente com uma decoração?

É muito comum nesta época do ano os enfeites e luzes saírem do armário para buscar encantar a todos. Essa é uma estratégia simples, não precisa ser custosa e deixa o ambiente físico muito mais especial e acolhedor.

3. Fornecer vales-presentes

Não podemos negar que o final do ano é a temporada de presentes. Seja pelo espírito natalino ou as festas, esse é o momento em que famílias e amigos trocam presentes.

O famoso amigo secreto e até mesmo vales-presentes corporativos fazem parte da temporada de festas e para sua empresa não ficar de fora, que tal oferecer diferentes vales com diversos valores?

Essa pode ser uma baita estratégia para quem não tem tempo de procurar um presente, mas mesmo assim deseja surpreender alguém especial.

Considere os valores médios dos produtos ou serviços da sua loja e divulgue aos clientes esta possibilidade prática e econômica para sua empresa.

4. Brindes para clientes fiéis

Os brindes são poderosos aliados das mais diversas estratégias de marketing e pode ser a chave para o sucesso de suas vendas.

Escolha um item que faça sentido com o seu consumidor e ofereça-o em uma promoção especial.

Os brindes possuem a capacidade de fazer o cliente se sentir ainda mais especial e, quando bem pensado, ajuda a impulsionar as vendas!

5. O consumidor está em todo lugar

No tópico 2 mencionamos a decoração na loja física, mas não podemos esquecer dos outros diversos canais que os clientes acompanham suas marcas favoritas.

Além da loja física, não se esqueça de otimizar o seu site para o formato mobile e estar presente nas redes sociais que façam sentido para o seu negócio.

A combinação de anúncios offline e online pode ser poderosa para acompanhar a jornada de compra dos seus clientes e incentivar a venda dos produtos e promoções que você está promovendo.

6. Criar Urgência

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Essa é uma estratégia que consiste em aproveitar os estímulos externos que influenciam em nossas emoções e tomadas de decisões.

Existem diversos gatilhos mentais e, para criar uma campanha memorável ao seu cliente nesta temporada de festas, é muito interessante explorar alguns dos gatilhos.

Com eles, você cria copys e criativos realmente incentivadores que podem despertar emoções como o senso de urgência para a aquisição de um produto ou serviço.

7. Ofertas personalizadas

Tem diferentes serviços e produtos? Realize combos, pacotes ou deixe em aberto para o seu cliente escolher o que deseja e realize ofertas personalizadas.

A possibilidade de personalização convence muito mais o cliente no momento de decisão de compra e pode ser o seu diferencial dessa época tão competitiva.

Estude as possibilidades e entenda quais ofertas podem ser chamativas para a sua campanha nesta temporada de festas!

Continue em nosso blog para mais dicas!

Gostou das dicas apresentadas aqui? Nosso blog está recheado de muita informação relevante que pode ajudar a dar um toque especial nas suas estratégias digitais e impulsionar o faturamento da sua empresa.

Entenda mais sobre a personalização dos serviços e como colocar essa tática em prática em um universo mercadológico tão competitivo clicando no botão abaixo:

Temporada de festas

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