A estratégia por trás do rebranding da Layer Up: conheça todos os passos desse lançamento

Seja qual for a sua campanha, o passo mais importante para garantir o sucesso do que foi criado é ter uma boa estratégia de lançamento e divulgação dessa novidade.Pensa comigo: de que adiantariam as horas...

A estratégia por trás do rebranding da Layer Up: conheça todos os passos desse lançamento

Seja qual for a sua campanha, o passo mais importante para garantir o sucesso do que foi criado é ter uma boa estratégia de lançamento e divulgação dessa novidade.

Pensa comigo: de que adiantariam as horas empregadas em campanhas inteiras, se ninguém pudesse ver o que foi feito? Definitivamente, a forma como você divulga seus produtos, serviços e, inclusive, as informações sobre a sua marca, é tão importante quanto o que você divulga.

Neste conteúdo vamos rever o processo de rebranding da Layer Up sob um novo ponto de vista: a estratégia por trás do lançamento da nova marca. Continue acompanhando e descubra todos os passos dessa divulgação.

A nova Layer Up

Caso você tenha conhecido a Layer Up depois do dia 19 de outubro de 2022, precisamos contar: nem sempre fomos assim. 

Recentemente, passamos por um processo de rebranding, desenvolvido desde o começo do ano para atualizar a aparência da marca de acordo com o que já tinha mudado internamente.

Mudar faz parte da natureza humana e é uma habilidade essencial para marcas e negócios que desejam evoluir. Com a Layer Up não foi diferente.

Mudamos para transmitir os valores que construímos ao longo dos nossos mais de 8 anos, uma marca mais moderna, mais jovem, mais colaborativa, que expressa a diversidade do time e dos nossos parceiros de negócio.

Uma nova marca, mas com várias camadas e um posicionamento ainda mais preciso para o mercado atual: agora somos muito mais que uma agência.

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A estratégia por trás do rebranding

Como disse antes, não adiantaria nada fazer todo esse rebranding, se não divulgássemos da forma correta. Afinal, essa não foi apenas uma mudança, foi um reposicionamento das nossas ações — e isso precisava ficar bem claro.

Para tanto, foi essencial pensar em uma estratégia para o lançamento desse projeto. Queríamos que esse rebranding gerasse impacto no mercado, comunicasse nossa inovação e chamasse atenção para a nossa operação, nosso potencial criativo e estratégico.

Assim, definimos alguns passos para executar uma estratégia de lançamento marcante, que entrasse para a nossa história e alcançasse os objetivos ousados que estabelecemos com esse projeto.

Antecipação para nossos parceiros no Dia do Cliente

Nossos parceiros de negócio foram os primeiros a ter um gostinho da nova Layer Up, mais de dois meses antes do lançamento oficial, em outubro de 2022.

Para o Dia do Cliente, no dia 15 de setembro, resolvemos enviar um presente muito especial, que representava nossa parceria e ainda vinha com um spoiler de brinde: as novas cores e elementos da Layer Up!

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A antecipação para nossos parceiros reafirmou sua importância para a Layer Up e a participação direta na construção da nossa marca. Foi um momento importante para consolidar ainda mais nossa sinergia.

Lançamento oficial em live

Depois de desenvolvermos todas as estratégias e materiais para esse momento especial, no dia 19 de outubro, fizemos nosso lançamento ao vivo por uma live no Youtube com 4 pessoas do time Layer Up apresentando tudo que vivemos para chegar até ali.

Por várias semanas, preparamos nossos leads para esse momento, com vários gatilhos de antecipação, curiosidade e exclusividade, disparando convites por e-mail e nas nossas news semanais, divulgando um teaser nas nossas redes sociais, além de um countdown nos nossos stories.

Além de mostrar a história da Layer Up, apresentar os motivos da mudança, nossas inspirações para a nova marca e aspirações para o futuro, enfim apresentamos a nova Layer Up e o resultado não poderia ser melhor! 

Tivemos uma audiência incrível, com muitas pessoas acompanhando o momento da revelação e o número de visualizações segue aumentando!

Atualização de todos os canais

Em sintonia com a live de lançamento, atualizamos todos os materiais nos nossos canais oficiais, desde fotos de perfil nas redes sociais até conteúdos complementares à novidade.

No mesmo dia 19 de outubro, lançamos 12 posts que contam a história do rebranding, um vídeo institucional, um blog post contando porque a Layer Up decidiu mudar, além da própria live.

Mas, muito além dos canais oficiais, no dia da troca, o time inteiro acompanhou a live e também atualizou seus perfis pessoais, com capas personalizadas para o Linkedin, backgrounds para PC e reuniões online, fotos de grupos que usamos no Skype e até assinaturas do e-mail corporativo.

Patrocínio Master do RD Summit 2022 — o maior evento de marketing, vendas e inovação da América Latina

Com a nova Layer Up como realidade, seguimos para um dos eventos mais importantes da trajetória da Layer Up: o RD Summit, maior evento de marketing, vendas e inovação, realizado anualmente pela RD Station desde 2013.

Nos preparamos com muita antecedência e expectativa para esse evento todos os anos, mas em 2022, decidimos ir além: nos tornamos Patrocinadores Master do evento e levamos para o RD Summit 2022 o maior festival de cases de marketing, vendas e inovação!

Para mostrar a especialidade do nosso festival, os cases de sucesso, criamos um stand com as nossas soluções e as cores que representam nosso time, além de mais de 15 brindes desenvolvidos com exclusividade para o Summit, com os novos elementos e posicionamentos da Layer Up.

Entre os brindes que criamos, pensamos em itens que as pessoas pudessem utilizar durante o evento, como bandanas, bottoms, camisetas, moletons e até copos que os participantes pudessem usar no tradicional happy hour que acontece no final de cada dia de summit.

Os sorteios que fizemos ao longo dos dias de evento, inclusive, vieram dos números das pulseiras que distribuímos no início de cada dia e rodaram pelo evento com cada participante até a hora do happy hour, ao final da feira.

Com esses itens, conseguimos divulgar a nova marca de forma orgânica pelo RD Summit, fazendo deles uma extensão do nosso stand. 

Esse foi o primeiro evento que participamos depois do rebranding e os resultados positivos dessa mudança e também da estratégia que montamos para comunicar tudo isso puderam ser percebidos assim que chegamos por lá.

Campanha OOH no RD Summit

Como sequência da estratégia pensada para o RD Summit 2022, também desenvolvemos uma ação OOH (out of home), com um vídeo divulgando nosso festival de cases de marketing, vendas e inovação no Aeroporto Internacional de Florianópolis.

O objetivo era impactar os participantes do RD Summit 2022 mesmo antes de chegarem ao local do evento e, assim como as outras estratégias que pensamos, essa também deu certo e tivemos muitas visitas no stand inspiradas por essa inserção de marca no meio da rotina.

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Além do vídeo no aeroporto, também segmentamos a área do CentroSul (local onde aconteceu o RD Summit 2022) e fizemos campanhas no Youtube com o vídeo do rebranding para pessoas que estavam nos arredores do evento.

O planejamento por trás da estratégia

Depois de pronta, a estratégia por trás do rebranding da Layer Up ficou impecável. Mas, até esse momento, foi preciso muito planejamento, trabalho em equipe e muitas ideias para chegar neste resultado.

Para saber mais detalhes desse momento, voltamos alguns passos e conversamos com o Diretor de Marketing da Layer Up, Gabriel Bearzi, sobre o planejamento por trás dessa estratégia. Confira:

Quando o processo de rebranding começou internamente?

Começamos a falar sobre o rebranding no meio de 2021. Desde então, foi mais de 1 ano programando esse projeto. 

A partir dessa decisão, começamos a pensar em por que estávamos com essa sensação, essa necessidade de mudança; O que queríamos transmitir? Como seria a nossa nova identidade?

Então, fizemos muitas sprints criativas para descobrir qual seria o novo tom de comunicação, a nova identidade e logo, como iríamos mostrar esse novo posicionamento e todas as outras mudanças que um rebranding envolve.

Foram muitos meses planejando antes de partirmos, de fato, para a produção de tudo isso. Começamos a produzir as primeiras peças 3 meses antes do lançamento, em julho de 2022, logo depois do Data Driven Decision

Qual era a prioridade dessa estratégia? O que precisava ser comunicado?

Nosso principal objetivo era conseguir mostrar para o mercado o que, de fato, a Layer Up tinha se tornado.

Lá em 2014, começamos como uma agência de marketing digital, depois nos transformamos em uma agência digital e, agora, somos muito mais que uma agência, fazemos mais coisas do que uma agência comum normalmente faz.

Nossa prioridade era mostrar essa transformação, tanto internamente, para comunicar valores de flexibilidade, união e diversidade para o time Layer Up, quanto para fomentar o mercado e mostrar o que somos capazes de fazer.

Estratégia para o futuro

A estratégia que desenvolvemos para comunicar a nossa mudança tinha o objetivo de mostrar que mudar não somente é algo natural para as marcas, como também faz bem para o processo de evolução dos negócios.

Nós evoluímos e isso foi ótimo para nós, nosso time, nossa comunicação e nossos parceiros. E você, deseja mudar também ou vai ficar parado, apenas esperando o futuro acontecer?

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