Mercado de agências de marketing: desafios e oportunidades

Estamos passando por um momento muito atípico. Em diferentes níveis, todos os segmentos do mercado foram atingidos pela pandemia da covid-19. E não foi diferente para as agências de marketing. 

Nesse cenário, quais são os principais desafios e oportunidades para as agências?

Esse é o tema que vamos abordar hoje, mas que também já foi discutido em nosso Layer Talks com André Bernert, CEO da Clint HUB, plataforma que conecta empresas e agências.

Se você perdeu, não se preocupe! Aqui está o link para conferir sempre que quiser. Mas e aí, vamos falar um pouco mais sobre o mercado de agências? 

Quais os principais desafios das agências de marketing neste momento? 

Em conversa com Samira Cardoso, CEO da Layer Up, o convidado André Bernert reforçou que a maior dor das agências hoje é não saber se valorizar e fazer com que o mercado as enxergue de uma forma mais estratégica.

Muitas vezes, empresas tratam suas agências como mero braço operacional, deixando de reconhecer o lado estratégico da parceria.

Para solucionar essa dor, é necessário transformar o mindset, trazer tendências e sugestões e, é claro, resultados. 

Mas, antes de qualquer iniciativa, é importante que as agências conheçam seus próprios dados.

Saber o tempo de suas produções, realizar a performance de seus próprios resultados e estabelecer metas. Em resumo, ter um panorama completo do próprio negócio para saber como alavancar os clientes.

Só assim é possível se tornar o tão desejado “must have”, sendo reconhecido pela empresa e deixando a concorrência para trás. 

Além disso, André também aponta que quem quer se destacar não pode ser visto como freelancer, por exemplo.

É essencial que o posicionamento das agências seja de verdadeiros especialistas, que podem mudar o caminho de um negócio e, principalmente, trazer mais lucros – um ponto ainda mais significativo nos dias atuais.

Os desafios já estão claros… mas quais são as oportunidades? 

Para serem consideradas estratégicas, as agências de marketing devem trabalhar diretamente para sanar as necessidades de seus clientes.

Imagine o seguinte cenário. Sua empresa pertence a um setor altamente afetado pela pandemia. Logo, precisa alavancar os números o quanto antes. A agência parceira, então, oferece somente uma estratégia de inbound marketing e SEO. Não faz sentido para o momento, certo?

No cenário atual, insistir em oferecer uma metodologia que traz resultados apenas a médio e longo prazo pode prejudicar o cliente e também a sua imagem.

Afinal, agora o interesse do empresário é resultado – e um resultado rápido. Por isso, para André, é hora de deixar outras estratégias por um tempo e focar em campanhas que gerem frutos em pouco tempo. 

Mídia paga, como o Facebook Lead Ads ou anúncios no Google são alguns exemplos do que pode ser adotado para aquele cliente que não tem tanto potencial de investimento. 

Landing pages para conversão também são uma dica do André, que ainda destaca a importância de fazer a gestão dos anúncios diariamente, ou a cada dois ou três dias. “Otimizar anúncios uma vez por mês é um grande equívoco”, destaca. 

Já em empresas maiores ou de setores que não sejam diretamente afetados, é possível unir as estratégias de curto, médio e longo prazo.

Assim, a dica final é: além de dominar as técnicas do mercado, agências de marketing devem considerar o momento do cliente. Só assim é possível ser estratégico!

Repensar o modelo de negócio para agências de marketing também pode ser um caminho

O modelo de negócio precisa ser estruturado e bem definido para que a agência não se perca no meio do caminho. 

É necessário que exista posicionamento como um consultor para auxiliar clientes inexperientes no ramo. 

Também é essencial que aconteça a valorização da agência como um todo. Apostar na automatização, com ferramentas, CRM e discagem em nuvem, por exemplo, é o primeiro passo para ter sucesso, vender bem e vender direito. 

E aí, a sua agência está pronta para ser ousada? 

Ousar também é importante nesse período de dificuldades. E a Layer UP está ao seu lado para te ajudar no que você precisar. Confira o Layer Talks com André Bernert na íntegra.

Deixe um comentário