Antecipe, não remedie: prepare seu planejamento estratégico para 2024

À medida que nos aproximamos de 2024, é imprescindível que as organizações estejam preparadas para enfrentar um cenário de negócios dinâmico e cada vez mais desafiador. Assim, o planejamento estratégico para...

Antecipe, não remedie: prepare seu planejamento estratégico para 2024

À medida que nos aproximamos de 2024, é imprescindível que as organizações estejam preparadas para enfrentar um cenário de negócios dinâmico e cada vez mais desafiador. Assim, o planejamento estratégico para 2024 desempenha um papel crucial nesse processo, servindo como o mapa que guiará as ações e decisões no próximo ano.

Por isso, este último trimestre do ano é o momento decisivo para as companhias que ainda não começaram a colocar em prática ou ao menos pensar em um planejamento digital para o próximo ano.

Vale lembrar que, ao abraçar o planejamento estratégico para 2024 com um olhar perspicaz e uma abordagem proativa, as organizações estarão bem posicionadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o futuro reserva.

Mas, compreendendo que nem sempre essa é uma etapa fácil, conversamos com Lucas Latorre, Head de Planejamento da Layer Up, e trouxemos as principais percepções dessa área.

Podemos adiantar que sanamos as dúvidas mais comuns, conversamos sobre tendências e respondemos a grande questão: ainda é possível se preparar digitalmente para 2024?

Para conferir todo o conteúdo, role para baixo.

O que é o planejamento estratégico na Layer Up?

Se você atua no mercado de marketing e vendas, com certeza já ouviu inúmeras descrições do que é o planejamento estratégico e, talvez, você até já tenha presenciado esse processo bem de perto.

Por isso, nesta seção do conteúdo, vamos apresentar os diferenciais do planejamento estratégico da Layer Up frente à outras agências.

Conversando com Lucas Latorre, Head de Planejamento da Layer Up, um dos principais diferenciais que ele abordou foi a cultura data driven que, nos últimos anos, começou a ditar todos os rumos da empresa, principalmente em 2023.

A partir não apenas da coleta, mas da análise minuciosa dos dados, conseguimos traçar ações assertivas e, claro, estratégicas para cada cliente.

Além disso, Latorre destaca que saber abordar determinados temas e traçar os melhores objetivos, sabendo unir a expectativa do cliente com a realidade do mercado (falaremos mais sobre isso daqui a pouco) é uma importante receita para manter a constância e, consequentemente, resultados nos projetos.

Aqui, também é válido destacar que a Layer Up está constantemente empenhada em alinhar as estratégias com o objetivo do cliente, o que nem sempre acontece em outros lugares e pode levar a gargalos operacionais, à falta de resultados e, consequentemente, afetar as vendas.

Para saber um pouco mais como o planejamento estratégico funciona na prática aqui na Layer Up, acompanhe a entrevista.

Quais etapas fazem parte de um planejamento estratégico?

Não existe, necessariamente, um padrão para todos os clientes. Isso depende muito do segmento em questão e do tamanho do planejamento que será desenvolvido, assim como o seu objetivo.

De maneira resumida, Latorre citou que cada planejamento envolve o estudo de tendências do segmento. Por exemplo, se estamos falando do setor da saúde, quais conteúdos chamam a atenção desses profissionais? Quais são as novidades tecnológicas nessa área? Entre outros insights.

Durante a etapa de planejamento também estipulamos o tempo de produção de cada ação. Não necessariamente o planejamento precisa ser anual — ele pode ser trimestral ou semestral, por exemplo. 

A escolha depende única e exclusivamente dos objetivos e ações que buscaremos. Aqui é importante ressaltar que a análise de KPIs unida à análise de materiais que performam bem, ajudam a entender a trajetória do cliente e planejar qual será o tempo ideal para que cada ação digital continue rodando.

Expectativa x realidade: como alinhar?

Muitos clientes chegam aqui na Layer Up com expectativas bem diferentes da realidade de seu segmento. Ao perguntarmos sobre isso, o Head de Planejamento da agência disse que:

“Essa etapa está diretamente envolvida com o contexto de maturidade do cliente. Ela atua com a função de educar o parceiro por meio de alinhamentos períodos e, claro, clareza das informações que são passadas. Aqui, não pode restar dúvidas. Por isso, o time de gestão desempenha um importante papel neste ponto.”

Essa educação entre cliente e empresa é feita, mais uma vez, com base em dados do mercado. A partir dessa educação, geramos uma expectativa nova e possível de ser colocada em prática.

Existe uma fórmula mágica ou padrão que seja aplicada em todos os planejamentos estratégicos?

Ao ser perguntado, Latorre deu risada e disse um sucinto “não”. 

“Não dá para fazer a mesma coisa para todo mundo. Cada dinâmica é diferente para cada cliente. E tem que ser dessa forma mesmo.”

Os processos de criação, estratégia e operação dependem, mais uma vez, do objetivo do cliente. Por isso, fórmulas prontas e padrões são descartados por aqui quando o assunto é planejamento.

A Layer Up é um ecossistema digital que não trabalha com escopos fechados. Assim, o processo de adaptação ao mercado de cada cliente é feito de maneira muito natural. Foi desta forma que, ao longo de quase 10 anos de existência, atendemos mais de 200 empresas e trabalhamos com 15 segmentos distintos.

As metas do planejamento são sempre atingidas? Se não, o que fazer?

Primeiramente, todas as metas traçadas são cabíveis. Nenhuma meta é colocada no  planejamento se ela não foi bem pensada e estruturada com embasamento. Assim como nenhuma ideia surge do nada e é acrescentada no planejamento.

Ou seja, todas as projeções são pensadas de forma inteligente e as metas precisam ser atingíveis

O que pode acontecer é haver uma mudança de rota no caminho, quando alguma ação, como uma campanha, precisa de otimização. Neste caso, acontece um alinhamento com o cliente. Por isso, essa troca entre cliente e empresa é fundamental!

Em um contexto geral, todo o processo de metas e objetivos são traçados com base em KPIs. Caso eles não sejam atingidos, seja por algum percalço, mudança de mercado, etc., há um contorno de rota, com novos KPIs sendo definidos. 

Quando perguntamos se existem indicadores-chave de desempenho (KPIs) padrão que as organizações precisam monitorar em 2024, a resposta é não, mas não é só isso. Essa parte está diretamente relacionada ao objetivo do cliente, que muda de acordo com cada negócio.

Quais tendências e mudanças no ambiente de negócios você prevê para 2024 e como elas podem influenciar o planejamento estratégico?

Primeiramente, todas as tendências e mudanças de mercado impactam o planejamento de forma direta. Por isso, é tão importante ter uma operação que se atualiza constantemente, seja com o surgimento de novas ferramentas ou estratégias. 

Não estar dentro de um escopo é um diferencial muito grande, porque dessa forma nos adaptamos e adaptamos nossa operação conforme o mercado muda.

Entre as tendências destacadas pelo Head de Planejamento, estão:

Questões de ESG

Elas já têm ganhado muita importância, principalmente para empresas de médio e grande porte. No ano que vem, o ESG promete se tornar um assunto central dentro das organizações.

Ser data driven

É por meio de uma cultura baseada em números que é possível traçar as métricas e projeções de diferentes mercados, fazer análises de personas e público-alvo, assim como afunilar os números. Afinal, nem todo dado é relevante naquele momento.

A comunicação híbrida é outro diferencial

Chega de optar pelo on ou off. A união dos dois é uma tendência que vem ganhando cada vez mais importância nos últimos anos e promete ganhar ainda mais destaque futuramente. 

Experiências de consumo

Conteúdos personalizados geram mais engajamento dos consumidores e apresentam uma nova maneira de consumir, tornando a jornada de compra mais rápida, prática e interativa. Desta maneira, é possível aumentar a carteira de clientes e o número de fidelizações.

Influenciadores sendo contratados de maneira assertiva

Nem sempre o melhor creator é aquele com mais seguidores. Para o próximo ano espera-se que os influenciadores representem apenas marcas cujos valores e conteúdos sejam similares, criando uma relação que faça sentido para o branding de ambos.

Tendências de comunicação do mercado geral e de diferentes segmentos

Uma das tendências de 2024 é… conhecer as tendências! Pode parecer confuso, mas esse é um ponto essencial para negócios que desejam ter sucesso com estratégias digitais. Nesse ponto, é essencial entender o que faz sentido para o seu negócio e aplicar.

Como você descreveria a importância do planejamento estratégico para o sucesso de uma organização?

De maneira breve e sucinta, Latorre descreve o planejamento estratégico como algo fundamental. Para ele, “não existe sucesso no digital sem planejamento estratégico”.

O planejamento é a garantia que tudo dará certo. É possível compará-lo a um GPS. Ao utilizar um aplicativo de localização, a primeira etapa é definir qual é o destino e, a partir disso, calcular o melhor caminho.

Não é possível planejar uma rota sem saber aonde você deseja chegar, assim como, também não é possível ir sem planejar uma rota.

E o planejamento estratégico para 2024? Ainda dá tempo de planejar?

Para os atrasados de plantão, não é preciso pânico!

De acordo com Lucas Latorre, “dá tempo, sim, de estruturar o planejamento estratégico para 2024. Mas, é importante correr. Afinal, faltam apenas três meses para o fim de 2023″.

A Layer Up pode te ajudar! 

Depois dessa entrevista ficou bem claro que é possível estruturar seu planejamento estratégico para o próximo ano. Porém, é preciso ter pessoas competentes ao seu lado, além de canais e ferramentas que facilitem esse processo.

Para isso, nada mais justo do que contar com um ecossistema digital que atua no setor de marketing, vendas e inovação há quase 10 anos.

Além de ampla experiência, a Layer Up também possui importantes prêmios que comprovam como nossa operação roda de maneira 360º, livre de gargalos operacionais e com proficiência analítica. Assim, podemos trazer os melhores resultados para os nossos parceiros. 

Também possuímos um time altamente proficiente que atua em squads e trabalha de maneira colaborativa, trazendo diferentes percepções para cada ação desenvolvida. Desta maneira, geramos mais eficiência em cada projeto e, claro, impactamos positivamente o mercado digital. 

Se você deseja impulsionar ainda mais seus resultados no próximo ano, clique no botão abaixo e conheça nossas soluções digitais.

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