Squads e produtividade: entenda como funcionam os times da Layer Up

A transformação digital fez com que muitas empresas passassem a adotar metodologias ágeis para organizar suas demandas, times e entregas. E uma dessas metodologias diz respeito justamente ao conceito de...

Squads e produtividade: entenda como funcionam os times da Layer Up

A transformação digital fez com que muitas empresas passassem a adotar metodologias ágeis para organizar suas demandas, times e entregas. E uma dessas metodologias diz respeito justamente ao conceito de squads.

Afinal de contas, o mundo mudou e as demandas corporativas também precisaram acompanhar essa mudança para garantir mais agilidade e inovação, seja em seus serviços e produtos ou em suas entregas para os clientes

E, nesse cenário, os squads são, basicamente, uma forma de dividir os colaboradores em equipes multidisciplinares com um objetivo em comum.  O resultado disso são times mais autônomos, produtivos e eficientes.

Além disso, é importante ressaltar que essa metodologia é uma das principais tendências para as companhias que querem se tornar inovadoras. Mas será que a sua empresa já está pronta para aderir a essa inovação?  

Vamos te ensinar como e porque fazer isso neste conteúdo. E o melhor de tudo: vamos usar como exemplo a nossa própria experiência de sucesso.

E então, vamos juntos?

Leia também: Endomarketing e cultura da empresa são ferramentas para conquistar a transformação digital

O que são squads?

A Spotify foi a pioneira e grande responsável por desenvolver esse método, que tem o objetivo de melhorar a produtividade dos colaboradores, alocando recursos de maneira eficiente e garantindo, assim, a agilidade nas entregas.

Outras gigantes, como a Netflix, o Nubank, o Google e o Quinto Andar, também utilizam essa estrutura no seu ambiente de trabalho e são amplamente reconhecidas pela criatividade e pela autonomia dos seus colaboradores.

Isso porque os squads são compostos por profissionais multidisciplinares, com diferentes habilidades e que buscam um objetivo em comum: gerar mais produtividade e eficiência nas demandas.

No geral, é recomendado que cada squad tenha até 8 membros e que todos eles consigam trabalhar de forma autônoma, mas colaborativa. 

Por fim, vale ressaltar que esses times são formados por profissionais de diversas áreas como marketing, tecnologia, design, produto e afins.

Para conhecer mais do nosso ecossistema digital, clique no banner abaixo.  

Como funcionam os squads?

Agora que você já está por dentro do conceito de squad, vamos entender melhor como esse método é aplicado na prática. No modelo criado pelo Spotify, por exemplo, os times estão dispostos na vertical e na horizontal. 

As equipes na vertical são os squads (esquadrões) e as tribes (tribos), agrupados por objetivos de entregas. Já os grupos na horizontal, chapters capítulos) e guilds (guildas), são agrupados por competências ou interesses.

Entenda melhor como funciona cada uma dessas divisões:

Squads 

Os squads são a primeira dimensão desse modelo. 

Eles são compostos por um grupo de pessoas com habilidades e competências diferentes, mas que trabalham em prol de um objetivo em comum. Seja realizando um projeto ou atendendo a um determinado cliente.

Cada squad tem autonomia para se organizar, definir os seus horários de alinhamento e escolher o seu próprio framework de trabalho, gerindo, assim, o seu desenvolvimento e levando em conta as estratégias da companhia. 

Tribes 

As tribos são formadas basicamente por um conjunto de dois ou mais squads com objetivos similares. Nesse sentido, o objetivo das tribos é incentivar a troca de experiências e a colaboração entre as squads.

Chapters 

Também chamados de capítulos, os chapters são uma dimensão horizontal, que agrupa os profissionais por suas competências e habilidades. 

Ou seja, ele mescla pessoas de squads diferentes que tenham as mesmas habilidades e funções. Por exemplo: programadores, redatores, designers, etc. 

É recomendado que cada chapter tenha um líder que possa atuar como mentor daquela competência, estimulando a troca entre essas pessoas, que, por ocuparem a mesma função, podem passar por experiências similares.

Guilds 

Por fim, as guilds são comunidades com interesses em comum criadas espontaneamente. Ela mistura profissionais de vários squads e habilidades diferentes, que se encontram para conversar sobre experiências, dificuldades, ferramentas e outros assuntos que vão além da rotina de trabalho.

E quais são os benefícios de um time organizado em squads?

Antes de adotar essa metodologia, é preciso contratar colaboradores que se adequem a este modelo de trabalho, isto é: pessoas multidisciplinares, colaborativas e que possam se autogerir, depois disso, é só colher os frutos!

Entre os principais benefícios dessa prática estão:

  • Agilidade;
  • Companheirismo;
  • Colaboração;
  • Produtividade;
  • Conhecimento;
  • Aprendizado;
  • Inovação;
  • Criatividade;
  • Motivação;
  • Entregas de valor.

Squads na Layer Up

Os nossos squads são formados por times remotos de tecnologia, marketing, mídia, comercial, BI e muitos outros, todos compostos por profissionais competentes, multidisciplinares e de alta performance de todo o Brasil. 

De acordo com Lucas Chiessi, um dos nossos CS

“O grande desafio de se trabalhar em squads é conseguir prazos que sejam bons para todo o time, organizar também a parte do que de fato vira prioridade em determinado momento e conseguir olhar todos os projetos. Mas o time da Layer é totalmente sensacional e sempre sabe a hora de mudar de rota.”

Aliás, um dos nossos grandes diferenciais é que a inovação faz parte do nosso DNA, por isso, só contratamos profissionais digitais e que respiram tecnologia, para levarmos a melhor experiência de marketing aos nossos clientes.

Atualmente, nossos squads são:

  • Bold Cats
  • Los Angeles Layers: Distrito Santa Mônica
  • Los Angeles Layers: Distrito San Andreas
  • Uppers
  • [r]Evolution Era
  • Layer Up
  • Stove

Eles foram criados em 2019, e são compostos por profissionais de customer success, gestão de projetos, redatores, designers e profissionais de mídia e performance.

Além disso, o mesmo time trabalhando para os mesmos clientes, fez com que a familiaridade, a curva de aprendizado e a qualidade das entregas só subissem. Com isso, tivemos mais resultados, a taxa de churn foi baixa se comparada a do mercado e chegamos a bater 89 e 93 em pesquisas NPS.

Para entender outras metodologias de organização que são essenciais para alcançarmos nossos resultados, continue acompanhando nossos conteúdos por aqui e descubra mais detalhes sobre o time que forma essa baita agência.

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.