Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Podemos definir o método AIDA como um processo muito utilizado no marketing com o objetivo de fazer com que os clientes cumpram todo o caminho até a etapa final, que é a da compra. O nome “AIDA” é o composto da junção das quatro palavras que determinam o que o consumidor fará para realizar o que sua empresa almeja.
Confira abaixo, separadamente, estes quatro processos que compõem o método AIDA e como utilizar cada um deles da melhor maneira possível para que os resultados obtidos estejam de acordo com a meta traçada pelo seu negócio ao planejar o processo de execução deste recurso. Veja:
Se hoje em dia já não é uma tarefa muito fácil conseguir a atenção dos usuários, imagine há alguns anos atrás quando alguns dos recursos de hoje em dia, não existiam? Pois bem, tudo o que publicar ou compartilhar na rede precisa despertar a curiosidade dos usuários, porém, o grande crescimento da mídia social dificulta um pouco mais este processo.
Por isso, a primeira etapa do método Aida tem grande importância, pois ela é responsável por fazer com que você tenha a atenção do público-alvo, e também na realização das tarefas necessárias para que o engajamento de sua marca seja maior. Um dos meios mais práticos de se fazer isso é falando um pouco mais sobre os produtos/serviços que a sua empresa oferece.
Com esse tipo de recurso, é possível dar diferentes formas para a captação de atenção dos usuários, mas o que sempre deve ter em mente é que o objetivo principal desta etapa é fazer com que as pessoas saibam da existência de sua empresa, da capacidade em que seu negócio tem de oferecer bons produtos/serviços e também mostrar para elas que seu empreendimento entende seus problemas, a ponto de solucioná-los. Conversa, interação e conteúdo. Podemos definir essas três palavras como a base para conseguir atenção dos usuários da rede.
Depois do momento em que conseguiu a atenção do usuário, é preciso transformá-la em interesse, ou seja, ter a certeza de que todo o público abordado está envolvido com a mensagem transmitida por sua empresa, além de informar sobre o que sua empresa faz e quais são seus valores para com as pessoas ao redor.
A mídia social tem grande importância nesta etapa do método Aida, pois o interesse só é gerado por meio de bons conteúdos publicados que, além de despertar curiosidade, são capazes de fornecer informações importantes para os usuários e ajudam a resolver qualquer tipo de problema, o que faz com que sua marca seja bem vista pela maioria.
Claro, se deseja despertar um interesse maior desse publico é necessário um alcance maior. Para isso, algumas redes sociais – como o Facebook, principalmente – oferecem recursos pagos que direcionam publicações diretamente para as pessoas que tem algum tipo de interesse em comum com a sua marca. Neste processo, é preciso levar em consideração a porcentagem de cliques, o quão eficiente foi a campanha e todo o engajamento realizado por meio dela.
Após conseguir a atenção dos usuários e despertar o interesse deles por sua empresa, é preciso converter tudo isso em desejo, ou seja, fazer com que os usuários tenham vontade de adquirir o que sua empresa oferece. Para isso, nesta fase do método Aida, é essencial que o site seja bem otimizado e organizado, com uma estrutura de fácil entendimento e navegação, e, claro, disponível para os dispositivos móveis.
Não é boa ideia ter um site que, em vez de facilitar a vida dos internautas, faz com que eles fiquem mais confusos na plataforma. É importante estar atento a todos os parâmetros que cercam o seu site, para que não coloque em jogo a reputação de seu site ou toda aquela credibilidade que demorou anos para construir. Fique atento a:
De que adianta ter conseguido a atenção, despertado o interesse e desejo, sendo que tudo isso não foi o suficiente para fazer com que o usuário partisse para a ação? A ação no método Aida é quando a pessoa, após ter passado pelos três processos anteriores, finalmente realiza o que sua empresa espera, seja uma compra, a realização de alguma atividade importante para o seu negócio, etc.
É uma faca de dois gumes. Deve-se ter a certeza de que o cliente está realmente disposto a realizar a ação, assim como ele deve estar seguro também de que seu negócio é a melhor opção para ele. O ROI também interfere nesta etapa, já que a ação do usuário ajuda a medir a taxa de conversão. É aqui que a sua empresa irá colher todo o fruto do trabalho plantado para a realização das metas.
Veja também:
SEO e CPC – Qual a melhor estratégia para a sua empresa?
O que aprendi sobre Planejamento Estratégico fazendo um mochilão pela Europa
7 Dicas que você precisa saber sobre CRM
A Diferença entre o Marketing Digital, Publicidade e Propaganda
O Post não tem posts relacionados no momento
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.