Diferença entre Publicidade e Marketing Digital? E a Propaganda?

Você realmente sabe qual é a diferença entre Publicidade e Marketing Digital? E a Propaganda?

No mundo atual, o que não falta são ferramentas e estratégias utilizadas pelas empresas para aumentar o número de vendas e a atração de visitantes para o seu negócio. Marketing Digital é uma das ferramentas existentes mais eficazes. Sem ele é praticamente impossível fazer uma empresa alavancar as vendas e aumentar a visibilidade. O motivo é simples: hoje em dia, todo o mundo pesquisa por produtos e serviços online. Mas afinal, qual é a diferença entre Publicidade e Marketing Digital? E a Propaganda?
O Marketing Digital, a Publicidade e a Propaganda são muito utilizados no mercado. Porém, para começar a distinguir cada um dos termos, vamos a um rápido glossário:

  • Marketing Digital:

Sem muitos mistérios! Como o nome já diz, Marketing Digital são estratégias utilizadas pelas empresas para se comunicar por meio de internet, aparelhos móveis e qualquer outro meio digital. Essa técnica é usada principalmente para manter um bom relacionamento com o público-alvo. Também é utilizada para atrair mais visitantes, gerar mais vendas e impactar os consumidores com a divulgação do serviço ou produto oferecido.
Uma das vantagens do Marketing Digital é que com ele seu negócio consegue transmitir uma mensagem de forma rápida, personalizada, relevante e eficaz. Tudo isso fazendo uso dos meios eletrônicos. Mas vale lembrar que toda ação gera uma reação. A estratégia deve ser bem planejada, bem executada e muito bem mensurada para que gere ótimos resultados.

  • Publicidade :

Publicidade significa “tornar público”, e tem como foco principal comunicar  sobre o que a empresa tem para oferecer, seus produtos e serviços. É importantíssima para colocar em ação uma campanha publicitária, estudar o mercado, saber o que o seu potencial cliente espera e comunicar bem as vantagens da sua oferta.

  • Propaganda:

Tão importante quanto a Publicidade, porém com outro objetivo, a Propaganda significa propagar, prolongar, estender. Ela é responsável por divulgar os valores da marca, as ideias que uma empresa deseja transmitir e a maneira como ela quer ser vista.  Chamamos isso de BRANDING.

A diferença entre Publicidade e Marketing Digital. E a Propaganda…

Agora que já tem o conhecimento de cada um dos temas discutidos neste post, chegou a hora de estabelecer a diferença entre eles. O Marketing Digital tem sua comunicação totalmente realizada por meio de canais eletrônicos. É possível criar publicidade online, propaganda online ou simplesmente conteúdo e relacionamento online. E todos esses itens envolvem o que chamamos de Marketing Digital.
A Propaganda tem como foco a difusão de uma ideia. É capaz de influenciar uma opinião, diferentemente da Publicidade, que faz a divulgação do produto ou do serviço oferecido por uma empresa. Essa é uma diferença entre Publicidade e Marketing Digital
Hoje não restam dúvidas de que grande parte das empresas está nas mídias sociais. Elas utilizam o Marketing Digital para PROPAGAR sua marca e criar PUBLICIDADE de seus produtos. Mas, é vital entender que Marketing Digital não se resume a essas duas ações. É uma estratégia ainda mais poderosa que as outras duas.
No universo digital, é possível conhecer de perto seu público. Isso não é possível com as campanhas de TV, rádio ou revista. As empresas podem se relacionar com o alvo e ver em tempo real o que mais agrada essas pessoas ou não. É possível enviar e-mails para seus clientes, ensinar mais sobre seu produto ou serviço, analisar todas essas informações e alimentar seu planejamento estratégico.
Portanto, pense um pouco sobre isso e lembre-se de utilizar suas redes sociais ou as campanhas de e-mail marketing para CONHECER e se RELACIONAR com seus clientes. Elabore boas estratégias e não apenas divulgue sua marca e produtos. Dessa forma, com toda a certeza, você terá resultados de vendas muito melhores.

E se precisar de uma ajuda para criar seu Planejamento Marketing Digital, fale com a gente!

Veja também:
Marketing Digital: Gasto ou Investimento?
10 razões para implementar um CRM na sua empresa (Infográfico)
SEO: otimize o seu site para o Google

Google versus Facebook layerup agência marketing digital


Deixe um comentário