Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Importante para a análise e mensuração de resultados, o Business Intelligence (BI) é também uma ferramenta estratégica poderosa para ganhar competitividade.
O termo estrangeiro Business Intelligence (BI) soa um tanto quanto futurista, não é mesmo? Mas não se assuste com o nome.
Citado pela primeira vez por Richard Millar Devens na obra “Cyclopaedia of Commercial and Business Anecdotes”, de 1865, o BI é uma preciosidade que há tempos traz resultados surpreendentes e, como se pode ver pela data de origem, não é nada de outra galáxia. Pelo contrário!
O BI é possível, acessível e pode fazer parte da sua empresa agora mesmo.
Mas vale ressaltar: o saldo positivo só chega para quem acredita no potencial desse processo e realmente se dedica em sua aplicação.
Usar Business Intelligence no seu negócio com certeza fará a diferença.
Você sabe como fazer isso?
Para quem ainda acha esse termo e seu conceito algo confuso, aí vai uma definição simples: o BI nada mais é o que um processo de captação de informações, as quais passam a ser armazenadas em um banco de dados.
Você deve estar se perguntando como essas informações são processadas. Isso ocorre por meio de OLTP (Online Transaction Processing – Processamento de Transações Online), que são os sistemas operacionais das empresas. Ou seja, o processamento de dados geralmente se dá na utilização de sistemas como ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management), por exemplo.
Essas ferramentas organizam e armazenam informações que são extremamente relevantes para a companhia. Além disso, fica fácil visualizar os dados, mensurar e interpretar os resultados.
Alguns dos principais objetivos das empresas ao aderir ao BI são:
Será que essas metas são realmente alcançadas com a aplicação desse sistema?
Ao adotar o Business Intelligence é possível afirmar que seu empreendimento passa a contar com vantagens competitivas, já que é possível não só analisar o desempenho da empresa, como também ter um conhecimento e estudo melhor de mercado, além de aprofundar a análise da concorrência.
Isso certamente engloba as necessidades que citei logo acima. E, para conseguir todos esses dados, a empresa deve estar disposta a investir em profissionais capacitados e ferramentas que garantam não só um bom desempenho, como também segurança das informações coletadas.
Independentemente da área de atuação, o Business Intelligence pode trazer inúmeros benefícios para seu negócio. Tudo depende da sua necessidade.
De forma geral, o BI pode colaborar com as seguintes vantagens:
A tendência é agilizar cada vez mais. Além de todos os benefícios e aplicações práticas de Business Intelligence que apresentei aqui, o desenvolvimento tecnológico na área é acelerado e há tendências que prometem agilizar ainda mais o processamento de dados.
De acordo com a pesquisa “2018 Top 10 Business Intelligence Trends”, desenvolvida pela Tableau Software, as tendências desse mercado vão desde o Processamento de Linguagem Natural – área que estuda a compreensão e geração automática da língua humana natural – até a estratégia multi-cloud , que prevê o uso de dois ou mais serviços de nuvem para o armazenamento de dados.
Em 2019, 70% das empresas devem adotar essa estratégia.
Com os saltos na tecnologia o BI se torna cada vez mais atrativo e eficiente para as empresas, por isso é importante ficar de olho nas novidades e implementar esse processo. Assim seu negócio terá o potencial competitivo necessário para enfrentar o mercado.
E então, você está preparado?
Referências Bibliográficas
2018 Top 10 Business Intelligence Trends. Tableau Software, 2018
HEINZE, Justin, History of Business Intelligence. Better Buys, setembro de 2014
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.