Logo da Layerup
  • Home
  • Soluções
  • O que fazemos
    • Mídia e Performance
    • Gestão de Mídia Social
    • Inbound Marketing
    • Conteúdo
    • Branding
    • Growth: SEO, CRO e BI
    • Desenvolvimento Web
    • Ativações e eventos
    • Criação publicitária
    • Campanhas offline
    • Gestão de influenciadores
    • Eventos online
    • Pesquisas de mercado
    • Estratégia conversacional
    • Diagnóstico de ações
    • Outbound 2.0
    • Funil de Vendas em Y
  • Cases
  • Insights
    • Blog
    • Hub de conteúdo
  • DDD
    • Hub Data Driven Decision
    • Data Driven Decision Day
  • Propósito
  • Be Layer
  • Contato
dismiss ico
  • Home
  • Soluções
  • O que fazemos
    • Mídia e Performance
    • Gestão de Mídia Social
    • Inbound Marketing
    • Conteúdo
    • Branding
    • Growth: SEO, CRO e BI
    • Desenvolvimento Web
    • Ativações e eventos
    • Criação publicitária
    • Campanhas offline
    • Gestão de influenciadores
    • Eventos online
    • Pesquisas de mercado
    • Estratégia conversacional
    • Diagnóstico de ações
    • Outbound 2.0
    • Funil de Vendas em Y
  • Cases
  • Insights
    • Blog
    • Hub de conteúdo
  • DDD
    • Hub Data Driven Decision
    • Data Driven Decision Day
  • Propósito
  • Be Layer
  • Contato
Aceleramos o crescimento de empresas utilizando estratégias de Marketing e Vendas, análise de dados e otimização de resultados, produção de conteúdo e campanhas com foco em performance.
(11) 99156-7286 contato@layerup.com.br
  • Business Intelligence

Business Intelligence: você precisa aplicar esse processo em seu negócio agora mesmo

Importante para a análise e mensuração de resultados, o  Business Intelligence (BI) é também uma ferramenta estratégica poderosa para ganhar competitividade. O termo estrangeiro Business Intelligence...

Post anterior
Próximo post
  • A Agência Layer Up
  • Agências
  • Apps
  • Blog funil em y

Business Intelligence: você precisa aplicar esse processo em seu negócio agora mesmo

Importante para a análise e mensuração de resultados, o  Business Intelligence (BI) é também uma ferramenta estratégica poderosa para ganhar competitividade.

O termo estrangeiro Business Intelligence (BI) soa um tanto quanto futurista, não é mesmo? Mas não se assuste com o nome. 
Citado pela primeira vez por Richard Millar Devens na obra “Cyclopaedia of Commercial and Business Anecdotes”, de 1865, o BI é uma preciosidade que há tempos traz resultados surpreendentes e, como se pode ver pela data de origem, não é nada de outra galáxia. Pelo contrário! 

O BI é possível, acessível e pode fazer parte da sua empresa agora mesmo.   

 

Business Intelligence: você precisa aplicar esse sistema aos seus negócios agora mesmo

Mas vale ressaltar: o saldo positivo só chega para quem acredita no potencial desse processo e realmente se dedica em sua aplicação.   
Usar Business Intelligence no seu negócio com certeza fará a diferença.  
Você sabe como fazer isso?  

Mas afinal, o que é o tal Business Intelligence? 

Para quem ainda acha esse termo e seu conceito algo confuso, aí vai uma definição simples: o BI nada mais é o que um processo de captação de informações, as quais passam a ser armazenadas em um banco de dados. 

Você deve estar se perguntando como essas informações são processadas. Isso ocorre por meio de OLTP (Online Transaction Processing – Processamento de Transações Online), que são os sistemas operacionais das empresas. Ou seja, o processamento de dados geralmente se dá na utilização de sistemas como ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management), por exemplo.  

Essas ferramentas organizam e armazenam informações que são extremamente relevantes para a companhia. Além disso, fica fácil visualizar os dados, mensurar e interpretar os resultados.  

Business Intelligence na prática

Alguns dos principais objetivos das empresas ao aderir ao BI são: 

  • Aumentar a competitividade 
  • Se antecipar diante da concorrência 
  • Conhecer os clientes 
  • Prever tendências 
  • Ter uma visão 360º da empresa 

Será que essas metas são realmente alcançadas com a aplicação desse sistema? 

Ao adotar o Business Intelligence é possível afirmar que seu empreendimento passa a contar com vantagens competitivas, já que é possível não só analisar o desempenho da empresa, como também ter um conhecimento e estudo melhor de mercado, além de aprofundar a análise da concorrência. 

Isso certamente engloba as necessidades que citei logo acima.  E, para conseguir todos esses dados, a empresa deve estar disposta a investir em profissionais capacitados e ferramentas que garantam não só um bom desempenho, como também segurança das informações coletadas.  

O que meu negócio ganha ao aplicar BI? 

Independentemente da área de atuação, o Business Intelligence pode trazer inúmeros benefícios para seu negócio. Tudo depende da sua necessidade.  
De forma geral, o BI pode colaborar com as seguintes vantagens: 

  • Identificação de ameaças, forças e fraquezas 
  • Melhor aproveitamento de oportunidades 
  • Monitoramento de stakeholders  
  • Economia de tempo e custos 
  • Monitoramento em tempo real do desempenho corporativo 
  • Aumento da eficiência de processos 
  • Melhorias no desenvolvimento estratégico e de planos 
  • Aumento da capacidade de decisões táticas 

A tendência é agilizar cada vez mais. Além de todos os benefícios e aplicações práticas de Business Intelligence que apresentei aqui, o desenvolvimento tecnológico na área é acelerado e há tendências que prometem agilizar ainda mais o processamento de dados. 

De acordo com a pesquisa “2018 Top 10 Business Intelligence Trends”, desenvolvida pela Tableau Software, as tendências desse mercado vão desde o Processamento de Linguagem Natural – área que estuda a compreensão e geração automática da língua humana natural – até a estratégia multi-cloud , que prevê o uso de dois ou mais serviços de nuvem para o armazenamento de dados.  

Em 2019, 70% das empresas devem adotar essa estratégia. 
 
Com os saltos na tecnologia o BI se torna cada vez mais atrativo e eficiente para as empresas, por isso é importante ficar de olho nas novidades e implementar esse processo. Assim seu negócio terá o potencial competitivo necessário para enfrentar o mercado.  

E então, você está preparado? 

 

Referências Bibliográficas 
2018 Top 10 Business Intelligence Trends. Tableau Software, 2018 
HEINZE, Justin, History of Business Intelligence. Better Buys, setembro de 2014 


AUTOR //Leticia Previatti

Formada em Marketing, atuou em projetos de Marketing Below The Line em países da América Central como Panamá e Guatemala. Co-fundadora da Agência Digital Layer Up e hoje à frente de projetos digitais com empresas de tecnologia, educação, comércio eletrônico, entre outros. Sempre com o objetivo de gerar resultados e crescimento para meus parceiros.

Posts relacionados

Transforme dashboards em insights: análise de dados aplicada
  • Business Intelligence

Transforme dashboards em insights: análise de dados aplicada

A importância das metas empresariais e técnicas para alcançá-las
  • Business Intelligence
  • Performance
  • Transformação Digital

A importância das metas empresariais e técnicas para alcançá-las

Data driven business: baseie suas ações em dados e tenha resultados expressivos
  • Business Intelligence
  • Layer Up
  • Marketing e vendas
  • Performance
  • Transformação Digital

Data driven business: baseie suas ações em dados e tenha resultados expressivos

A evolução digital não espera

//fale conosco

A cada dia que passa, seu negócio perde a chance de ter destaque no mercado por falta de análise, mensuração e visão estratégica. Sua marca ainda quer ser parte do futuro? Então comece a mudança hoje mesmo: ser ousado é parte do jogo.

Transforme os seus resultados com a Layer Up. Somos uma agência digital premiada pelos cases e resultados de alto impacto que geramos para os nossos clientes. Criamos soluções de marketing e vendas para acelerar o crescimento de negócios B2B e B2C.

Rua Bruxelas, 188
Conjunto 02
Sumaré - São Paulo | SP - Brasil

(11) 99156-7286

contato@layerup.com.br

Layer Up Digital | CNPJ: 20.550.298.0001-10 | © 2025 - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Logo do WhatsApp
Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.

      Gerenciar Consentimento de Cookies
      Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
      Funcional Sempre ativo
      O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
      Preferências
      O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
      Estatísticas
      O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
      Marketing
      O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
      Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
      Ver preferências
      {title} {title} {title}