Importante para a análise e mensuração de resultados, o Business Intelligence (BI) é também uma ferramenta estratégica poderosa para ganhar competitividade
O termo estrangeiro Business Intelligence (BI) soa um tanto quanto futurista, não é mesmo? Mas não se assuste com o nome.
Citado pela primeira vez por Richard Millar Devens na obra “Cyclopaedia of Commercial and Business Anecdotes”, de 1865, o BI é uma preciosidade que há tempos traz resultados surpreendentes e, como se pode ver pela data de origem, não é nada de outra galáxia. Pelo contrário!
O BI é possível, acessível e pode fazer parte da sua empresa agora mesmo.
Mas vale ressaltar: o saldo positivo só chega para quem acredita no potencial desse processo e realmente se dedica em sua aplicação.
Usar Business Intelligence no seu negócio com certeza fará a diferença.
Você sabe como fazer isso?
Mas afinal, o que é o tal Business Intelligence?
Para quem ainda acha esse termo e seu conceito algo confuso, aí vai uma definição simples:
O BI nada mais é o que um processo de captação de informações, as quais passam a ser armazenadas em um banco de dados.
Você deve estar se perguntando como essas informações são processadas. Isso ocorre por meio de OLTP (Online Transaction Processing – Processamento de Transações Online), que são os sistemas operacionais das empresas. Ou seja, o processamento de dados geralmente se dá na utilização de sistemas como ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management), por exemplo.
Essas ferramentas organizam e armazenam informações que são extremamente relevantes para a companhia. Além disso, fica fácil visualizar os dados, mensurar e interpretar os resultados.
Business Intelligence na prática
Alguns dos principais objetivos das empresas ao aderir ao BI são:
- Aumentar a competitividade
- Se antecipar diante da concorrência
- Conhecer os clientes
- Prever tendências
- Ter uma visão 360º da empresa
Será que essas metas são realmente alcançadas com a aplicação desse sistema?
Ao adotar o Business Intelligence é possível afirmar que seu empreendimento passa a contar com vantagens competitivas, já que é possível não só analisar o desempenho da empresa, como também ter um conhecimento e estudo melhor de mercado, além de aprofundar a análise da concorrência.
Isso certamente engloba as necessidades que citei logo acima.
E, para conseguir todos esses dados, a empresa deve estar disposta a investir em profissionais capacitados e ferramentas que garantam não só um bom desempenho, como também segurança das informações coletadas.
O que meu negócio ganha ao aplicar BI?
Independentemente da área de atuação, o Business Intelligence pode trazer inúmeros benefícios para seu negócio. Tudo depende da sua necessidade.
De forma geral, o BI pode colaborar com as seguintes vantagens:
- Identificação de ameaças, forças e fraquezas
- Melhor aproveitamento de oportunidades
- Monitoramento de stakeholders
- Economia de tempo e custos
- Monitoramento em tempo real do desempenho corporativo
- Aumento da eficiência de processos
- Melhorias no desenvolvimento estratégico e de planos
- Aumento da capacidade de decisões táticas
A tendência é agilizar cada vez mais
Além de todos os benefícios e aplicações práticas de Business Intelligence que apresentei aqui, o desenvolvimento tecnológico na área é acelerado e há tendências que prometem agilizar ainda mais o processamento de dados.
De acordo com a pesquisa “2018 Top 10 Business Intelligence Trends”, desenvolvida pela Tableau Software, as tendências desse mercado vão desde o Processamento de Linguagem Natural – área que estuda a compreensão e geração automática da língua humana natural – até a estratégia multi-cloud , que prevê o uso de dois ou mais serviços de nuvem para o armazenamento de dados.
Em 2019, 70% das empresas devem adotar essa estratégia.
Com os saltos na tecnologia o BI se torna cada vez mais atrativo e eficiente para as empresas, por isso é importante ficar de olho nas novidades e implementar esse processo. Assim seu negócio terá o potencial competitivo necessário para enfrentar o mercado.
E então, você está preparado?
Referências Bibliográficas
2018 Top 10 Business Intelligence Trends. Tableau Software, 2018
HEINZE, Justin, History of Business Intelligence. Better Buys, setembro de 2014