Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Hoje vivemos em um mercado de trabalho extremamente intenso e competitivo. A relação entre os colaboradores e as empresas é diferente, e muitas delas buscam ter uma relação melhor com o trabalhador, esperando reciprocidade e produtividade.
A partir disso, surge a demanda por espaços de trabalho que estimulam um comportamento diferenciado, a reavaliação das relações profissionais, o trabalho colaborativo e a economia criativa.
O coworking surge, então, como alternativa ao tradicional, por ser um espaço de trabalho colaborativo, que visa a qualidade de vida do colaborador, além da facilidade e a comodidade do empresário.
O que acontece hoje no mercado é que boa parte dos espaços de coworking apenas aparentam ser colaborativos e não passam de espaços compartilhados, deixando de entregar o que o público demanda.
A concorrência transmite uma imagem de cooperatividade, trabalho em conjunto, descontração, descompressão, etc., que não necessariamente reflete a realidade.
Pensando nessa deficiência do mercado, o Mango Tree surge para de fato criar um espaço colaborativo, acessível, onde as coisas aconteçam de verdade! Ele é um espaço de trabalho compartilhado focado no crescimento em conjunto, que leva a sério a ideia de ter empresas interagindo e, é claro, assessorando seu clientes para um crescimento em exponencial.
Além dos desafios de mercado, a Layer Up tinha o desafio de partir do zero. Desde o começo da parceria, foi necessário desenvolver naming, branding, planejamento, posicionamento, estratégia digital, entre outros trabalhos.
De início, focamos na estruturação do nome, que deveria comunicar o propósito e a essência do coworking que já estavam claros para os três sócios. A ideia precisava ser coerente, inovadora, ter um sentido profundo e também ser fácil de entender e internacional.
Quando o time do Mango Tree veio para o kick-off com a equipe da Layer Up, o nosso ponto de partida foram as ideias e estudos trazidos à mesa.
Tudo reforçou o trabalho colaborativo como premissa, além do objetivo de fazer com que as empresas se ajudem em um espaço fértil.
Enquanto isso, todo o resto precisava ser estruturado. Nossa equipe então precisou entender tudo de coworking: o que dá certo no mercado, quem é referência e quem não é, como é o público, da onde vinha a demanda. Então era hora de começar o planejamento!
Criar uma marca do zero, apesar de ser uma grande oportunidade para começar do jeito certo, é também um grande desafio de inovação e criatividade. Dividimos nosso processo de planejamento em algumas partes.
O começo foi pelo estudo e a análise, fase em que nós olhamos para todo o contexto do mercado de trabalho compartilhado.
Fomos a fundo em temas que eram importantes, tanto para os coworkers quanto para os empresários que contratam esse tipo de serviço. Ainda estudamos também o comportamento dos players de referência e dos concorrentes. Com todas as informações em mãos, conseguimos traçar o perfil do público.
Esse ponto foi muito importante porque interfere indiretamente no comportamento, no tom de comunicação, nas estratégias e no posicionamento de branding e naming. Com tudo pronto, juntamos nosso time para o processo criativo (e quando falamos que juntamos é porque fizemos isso mesmo!).
Envolvendo os times de arte, conteúdo e planejamento na metodologia de design thinking. Nesse processo, passamos por diversas jornadas, como o levantamento de percepções.
Nas percepções todos os colaboradores levantaram temas que remetiam ao coworking, levando sempre em consideração todo o estudo e toda a análise feita anteriormente.
Além disso, levantamos frases que estavam dentro do conceito do crescimento cooperativo e sobre os espaços de trabalho compartilhado.
Com os conceitos criados, partimos para as ideias iniciais e levantamos ideias para o nome da marca.
Ao todo foram 41 ideias iniciais levantadas, entre os 12 colaboradores que participaram do processo. Esses nomes precisariam passar por um refinamento e uma seleção, para que as melhores ideias fossem apresentadas ao cliente. Continuando com a metodologia de design thinking, selecionamos oito ideias finais dessas ideias iniciais.
Com as ideias reunidas e cada uma com sua devida defesa, levamos a apresentação ao cliente com todo o estudo, a análise e todo o processo de naming detalhado.
Dos oito nomes levantados, o cliente selecionou o que mais fazia sentido para o seu negócio: aquele que o conceito estava mais ligado e que a estratégia poderia ser melhor amarrada, o Mango Tree.
Com o nome escolhido, passamos para a etapa de desenvolvimento do logotipo, em que reunimos nosso time criativo e desenvolvemos oito versões com conceitos diferentes que apesar de tudo, estavam conectados.
Com o logo e a identidade visual desenvolvidas, começamos a desenvolver todo ambiente digital da marca, como o site, as publicações para as redes sociais e os fluxos de inbound. Além dessas produções, fizemos também parte da papelaria.
Começando pelo site, temos uma estrutura com elementos orgânicos que são distribuídos dentro de um cenário que remete ao ambiente da marca, uma mangueira, com folhas e mangas espalhados por todas as páginas.
Na campanha de lançamento, prestes a ir para o ar, criamos publicações com objetivos de conversão e conhecimento da marca, com foco em gatilhos mentais de novidade e relação dor x prazer.
Ainda criamos uma estratégia de automação de marketing, com dois fluxos de inbound baseados nas pesquisas, estudos e análises antes levantadas.
Agora o objetivo é colher muitos frutos junto da Mango Tree. Depois de todo o esforço em cima do branding e naming da marca, as estratégias de lançamento estão prestes a ir para o ar, assim como a inauguração do espaço que está programada para acontecer em novembro.
A partir de um começo muito estratégico, o projeto tem tudo para gerar resultados incríveis!
Gostou? Está buscando uma agência que irá apoiar a sua marca/empresa e dar um UP no marketing e nas vendas com estratégias digitais? Então conte com a Layer Up Digital.
A LAYER UP: Criamos soluções de Marketing e Vendas, para acelerar o crescimento de empresas B2B e B2C. Desde o planejamento à execução, traçamos estratégias customizadas e com foco nos objetivos dos nossos clientes.
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.