Esse foi o desafio que a Layer Up encarou ao receber o convite da Fundação para criar uma campanha especial em parceria com ninguém menos que Bob Esponja.
Precisávamos criar uma campanha que aproximasse o público da crise climática de forma lúdica, mas sem banalizar a gravidade da situação. A principal missão era equilibrar entretenimento, informação e responsabilidade ambiental, mantendo a coerência da linguagem da Fundação e os dados científicos.
Partimos para uma imersão profunda: sprints, estudos de arquétipos, análises de roteiro e uma extensa pesquisa científica sobre os efeitos do aumento de temperatura no oceano, como o branqueamento dos corais e a explosão populacional de águas-vivas.
Mas ainda tinha um desafio extra. A Fundação atua com foco na conservação da natureza brasileira — e seria incoerente que a história fosse na Fenda do Biquíni. Assim, adaptamos os cenários para que a história se passasse aqui, com referências à nossa biodiversidade marinha.
Ele, Patrick e Sandy chegam ao Brasil animados, mas logo descobrem que algo está errado. As águas-vivas estão se multiplicando descontroladamente, deixando o oceano superlotado. A causa? Um vilão invisível e poderoso: Marquente, uma metáfora para as mudanças climáticas que aquecem o oceano e desequilibra a vida marinha.
Para ampliar o alcance da mensagem, contamos com o apoio da influenciadora Eduarda, que se uniu à missão de conscientizar o público. Ao lado do Bob Esponja, ela mostrou, com leveza e informação, como pequenas atitudes do cotidiano ajudam a combater esse vilão, e como todos nós podemos agir para salvar o oceano.
A campanha gerou alto engajamento nas redes sociais, aumentando a percepção sobre a importância do tema ambiental e claro, sobre a marca, sendo um dos nossos principais objetivos.
Com essa pegada entre nostalgia, humor e propósito, alcançamos resultados expressivos nas redes sociais da Fundação:
Além disso, a identificação com o Brasil e os personagens ajudou a traduzir um tema complexo de forma simples, incentivando atitudes mais conscientes no dia a dia.
A campanha mostrou que é possível educar sem ser técnico, divertir sem superficialidade e comunicar ciência com criatividade. Foi uma narrativa construída com muito cuidado, respeitando a identidade da Fundação Grupo Boticário e também do universo Bob Esponja.
Uma campanha que uniu gerações em torno de um só propósito: proteger o oceano para garantir a vida no planeta.