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O ciclo de vendas vai depender do seu ticket médio, da complexidade da solução e de diversos fatores nem sempre previsíveis. Apesar disso, quanto mais lento for esse processo, menor o ROI (Retorno sobre Investimento) do seu negócio e, como consequência, maiores os custos. É por esse motivo que as empresas buscam encurtar o ciclo.
Mas como fazer isso sem colocar em risco toda a relação com o lead? Em primeiro lugar, é preciso estudar a fundo o comportamento do consumidor e a sua necessidade durante os processos de marketing e vendas. Com essas informações em mãos, é preciso desenvolver uma estratégia eficiente.
Em relação ao inbound marketing, no topo do funil o ideal para encutar o ciclo de vendas é melhorar as técnicas de atração. Aprofunde-se no estudo da persona, descubra seus desejos, necessidades, suas dores e possíveis obstáculos em relação ao que sua empresa oferece. Quanto mais assertiva for a linguagem e os gatilhos mentais usados nos materiais, maiores as chances de conversão na sequência.
Se no inbound os leads são convertidos pelos materiais ricos, no outbound 2.0 eles são captados. Nessa frente, indicamos o levantamento de um Ideal Customer Profile (ICP) assertivo, com base em dados e pesquisa.
Com o ICP definido, aposte em plataformas que organizem a base de contatos e varram a internet buscando leads com perfis similares. Na etapa de conexão com os leads, nossa dica de ouro para a prospecção ativa é investir em pré-vendas.
De acordo com um artigo da Harvard Business Review, empresas que trabalham com pré-vendas possuem taxas de fechamento acima da média – de 40% a 50% na aquisição de clientes e de 80% a 90% na hora de renovar contratos.
O profissional SDR (Sales Development Representative) é responsável por fazer esse contato e desenvolver um primeiro diagnóstico. O objetivo é passar apenas as oportunidades mais qualificadas para a empresa. O que nos leva ao próximo ponto!
Quanto mais qualificados os leads, maiores as chances dos profissionais de vendas fecharem negócio e menor o desperdício: tanto de tempo quanto de recursos. Por isso, é necessário criar um padrão para as entregas de oportunidades ao time comercial.
Na prospecção ativa, o papel do SDR garante maior qualificação. Como alguns leads podem não estar prontos para fechar o negócio ainda, é importante diferenciá-los seguindo características definidas previamente, que dialoguem com as informações levantadas no estudo do público.
Os possíveis clientes que identificaram o seu produto como uma solução para as suas dores estão maduros, ou seja, qualificados para o contato final com o time de vendas, podendo ser enviados como oportunidade.
Já os leads com impeditivos como falta de verba ou de maturidade para usar a solução devem ser filtrados.
No inbound marketing, a etapa correspondente a qualificação é a fase de nutrição de leads. Imagine que o cliente em potencial foi atraído por um material, converteu na jornada de compra e, por algum motivo, ficou estagnado ou não tomou nenhuma ação.
Ele provavelmente não está maduro o suficiente para compra e deve ser nutrido com um fluxo de conteúdos via e-mail ou redes sociais.
Com materiais mais assertivos para atração e conversão no inbound, a presença de um profissional de pré-vendas no outbound e muito estudo para o desenvolvimento de abordagens, criação de personas e de um ICP, seu negócio vai parar de desperdiçar tempo e alcançar resultados melhores em menos tempo.
Falando no assunto, o Funil de Vendas em Y, metodologia que une as equipes de marketing e vendas, otimiza não só a produtividade e os recursos, mas cria verdadeiras pontes entre o inbound marketing e o outbound 2.0.
Como? Com interações e contribuições rotineiras entre os dois times, além de metas compartilhadas. Por exemplo, como falamos anteriormente, imagine que o usuário converteu em um e-book por meio do inbound marketing e possui uma pontuação alta, mas acabou não se engajando nos conteúdos. Ele parou no funil do marketing.
Ele pode ser transferido para o funil de vendas, onde tentativas de conexão comercial serão feitas por meio de e-mails e ligações.
O contrário também vale. No funil de outbound, caso as tentativas da equipe comercial não funcionem por uma questão de falta de verba ou falta de conhecimento, a equipe de vendas pode transferi-lo para o funil de inbound.
Lá, ele será nutrido com informações e materiais que o ajudem a evoluir dentro da jornada de compra, até que esteja preparado para dar a levantada de mão.
Essa integração das duas equipes é essencial para garantir a geração de mais oportunidades e o aumento do número de contratos fechados. Assegurar que o lead seja trabalhado estrategicamente em cada etapa e tratá-lo com a solução que ele verdadeiramente precisa vai encurtar seu ciclo de vendas e alavancar resultados.
Quer saber mais sobre o Funil em Y? Confira nosso webinar gratuito e descubra como aplicá-lo em seu negócio.
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