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Para aqueles que não sabem, o co-marketing é a união de duas empresas para produzir e divulgar um material ou produto em conjunto.
Ficou surpreso? Então saiba que foi-se o tempo onde todo concorrente era inimigo. Hoje, com o co-marketing, é possível, sim, unir as forças de duas empresas que, muitas vezes, possuem o mesmo público-alvo para gerar melhores resultados.
Por exemplo, uma agência de marketing digital poderia produzir com um influenciador, outra agência ou até mesmo com algum cliente, um e-book sobre as principais estratégias de engajamento. Dentre as opções de materiais, podemos também incluir:
As possibilidades de criação utilizando o co-marketing são muitas e ainda trazem diversos benefícios.
A ideia do co-marketing é criar parcerias estratégicas para aumentar a sua visibilidade e, consequentemente, suas vendas. Mas ele pode fazer muito mais por você e pelo seu negócio.
Já ouviu aquele ditado “diga com quem tu andas e te direi quem és”? Com o co-marketing é a mesma coisa. Se suas parcerias forem com pessoas ou empresas que já são boas referências, você começará a ser visto da mesma maneira.
Por isso, é importante tomar muito cuidado ao buscar um parceiro, atente-se a alguns detalhes:
Não são somente os resultados desta parceria que são divididos. No co-marketing, todos os custos para a produção e divulgação dos materiais também são partilhados.
Além disso, como o modelo é de parceria, o trabalho a ser feito também é distribuído entre os dois, para que nenhuma das partes seja sobrecarregada.
Desta maneira, este acordo é interessante, principalmente, para quem está com o orçamento apertado e/ou com pouca mão de obra disponível.
A base do inbound marketing é produzir e disponibilizar conteúdo de valor para o público. Em um trabalho de parceria, você terá à sua disposição uma base de contatos que, talvez, você não alcançaria sozinho em pouco tempo.
Dessa maneira, seu conteúdo pode chegar a muito mais pessoas e despertar o interesse de mais clientes em potencial.
O primeiro passo é a busca pelo parceiro. Acima, já destacamos alguns cuidados para esta escolha. É importante ressaltar que o seu parceiro precisa agregar valor ao seu produto e à sua marca.
Fuja de empresas que não tenham um planejamento de marketing definido, por exemplo, uma vez que planejamento é a palavra-chave dessa sociedade.
Cada empresa envolvida no co-marketing tem uma rotina e processos diferentes e isso é motivo mais que suficiente para “planejamento” ser a palavra de ordem do projeto. Você pode dividi-lo em partes:
O planejamento precisa ser detalhado e envolver as duas empresas. Além disso, é preciso ter paciência para não atropelar os processos.
O trabalho de co-marketing é cooperativo, dessa maneira, nenhum dos lados pode ficar sobrecarregado.
Ainda no planejamento, é indicado fazer uma análise sobre as forças e fraquezas de cada empresa, assim, é possível dividir as responsabilidades de acordo com o que cada uma pode entregar com mais qualidade.
É importante ficar muito claro quais os deveres de cada parceiro para evitar falhas durante o processo.
Esse é o principal objetivo deste tipo de estratégia. Assim como todo o trabalho e esforço é dividido, os ganhos também precisam ser.
Porém, às vezes o que sua empresa precisa não é a mesma necessidade da empresa parceira. Ou então o valor que você vai investir é superior ao do parceiro.
Para estas divergências, tentem uma compensação para que ninguém saia lesado ou insatisfeito.
Ter flexibilidade para entender as necessidades de cada lado e trabalhar para que, na medida do possível, todas sejam atendidas é fundamental para uma parceria de sucesso.
Lá no planejamento, ao definirem os objetivos as métricas a serem monitoradas também foram estabelecidas.
Esse acompanhamento pode e deve ser feito de forma contínua, para que, se no meio do projeto for identificado que os resultados não estão indo tão bem, um novo caminho possa ser seguido sem que tudo vá por água abaixo.
No final, toda essa análise irá trazer insights valiosos para ambas empresas e poderão servir para futuras parcerias com outros negócios.
O co-marketing transforma o improvável em parcerias de sucesso, veja alguns exemplos:
Os consumidores de Vanish, ao comprarem um dos produtos da marca podiam juntar pontos e trocar por produtos da Riachuelo.
Ou seja, quem manchou uma peça de roupa, comprava um removedor de manchas para resolver o problema e ainda poderia comprar (com os pontos adquiridos) um look novo. Todo mundo saiu ganhando!
Quem nunca ouviu falar da artista que sabe fazer muito bem seu marketing e co-marketing? Ela é a prova viva de que parcerias podem funcionar muito bem, afinal esse foi um dos caminhos utilizados por ela para ganhar público dentro e fora do país.
Dentro de casa, a cantora teve sucesso em parcerias com Ludmilla, Projota, Silva e outros nomes nacionais.
Madonna, Maluma, Iggy Azalea, Major Lazer e Black Eyed Peas, são alguns nomes de peso que também constam no portfólio internacional da cantora.
Por aqui, somos fãs dessa prática e ela está sempre presente nas nossas estratégias de SEO e reforço de autoridade. Para isso, usamos parcerias, troca de guest posts, link building e muito mais. Sempre com empresas alinhadas aos nossos valores.
Que tal seu negócio ser o nosso próximo parceiro?
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