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O mercado do comércio eletrônico no Brasil está cada vez mais atrativo. Números recentes mostram os avanços e a evidente evolução do setor.
Você que atua na área, seja com uma loja virtual que complementa o serviço da loja física, ou focado apenas no ambiente online, pode se beneficiar dessa boa fase.
Quer saber mais sobre o atual cenário do comércio eletrônico no Brasil?
Então vem comigo e acompanhe os números!
O ano de 2017 foi bastante expressivo para o comércio eletrônico brasileiro. Segundo dados da Ebit, empresa que mede a reputação das lojas virtuais, no primeiro semestre do ano passado o faturamento dos e-commerces chegou a aumentar 7,5%, o que representa R$ 21 bilhões.
O crescimento também vale para o número de pedidos, que teve um salto de 48,5 milhões, em 2016, para 5,3 milhões.
O que pode justificar esse crescimento, além do aumento constante no acesso à Internet, é uma queda nos preços, que segundo o índice FIPE Buscapé, representou uma deflação de 5,38% entre junho de 2016 e 2017.
Com isso os consumidores, que gostam bastante de economizar, compraram mais. E não foram somente os compradores online habituais. Esse grupo cresceu e novos integrantes chegaram, atingindo a marca de 25,5 milhões de novos usuários.
Desde 2008, o comércio eletrônico no Brasil tem se destacado. A empresa especializada em pesquisas Mintel já chegou a divulgar relatórios que mostraram um crescimento do setor de quase 250% em cinco anos (entre 2008 e 2013).
Mesmo com hábitos de consumo bastante diferentes dos que observamos hoje, há dez anos esse mercado já mostrava a força que tem.
Muito! Os consumidores brasileiros estão cada vez mais perdendo o medo das compras online. Afinal, esse tem se tornado um ambiente cada vez mais seguro e eles mesmos passaram a receber mais informação para poder se proteger – o que é excelente.
Em linhas gerais, o que se pode observar é que:
→ Aliás, atualmente é possível fazer compras nas próprias plataformas, como é o caso do Facebook. Mais cômoda, a opção oferece ao consumidor maior agilidade, complementando o negócio
Esses são apenas alguns exemplos das mudanças de comportamento dos compradores. Com essas alterações de hábitos, alguns segmentos ganharam destaque.
Setores como os de moda e saúde tiveram um aumento de 14,8% e 12,2%, respectivamente, no número de pedidos.
Quer uma boa notícia? A onda de crescimento promete não parar.
Diversas pesquisas, como as do próprio Ebit, estimam que esse setor se desenvolva mais ainda. Para 2017, por exemplo, a expectativa era de um crescimento de 10%. Superando essa estimativa, o registro final foi de 12%, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Algum palpite para a expectativa de 2018? A Associação está otimista e afirma que o crescimento pode chegar a 15%.
Vale lembrar: datas como Black Friday e Natal são sempre oportunidades de bons ganhos no setor.
Como já dissemos, o número de consumidores dos e-commerces tem aumentado e esses novos compradores das lojas virtuais também são um dos motivos que confirmam as expectativas de crescimento.
Para fazer parte desse mercado promissor e tão concorrido, o melhor é sempre contar com uma boa estratégia de Marketing Digital e caprichar na divulgação.
Você também pode acessar o blog da Layer Up para conhecer mais sobre estratégias, ferramentas e dicas práticas sobre Marketing Digital
e assim melhorar cada vez mais o desempenho do seu e-commerce.
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