Marketing Digital para e-commerce: a estratégia certeira para o seu comércio eletrônico

02/04/2018 Por
marketing digital para e-commerce

Uma boa estratégia de Marketing Digital pode ampliar e aumentar as vendas do seu e-commerce

Se você ainda tem dúvidas sobre o poder do Marketing Digital para e-commerce, pare tudo o que está fazendo agora e preste atenção ao que vou dizer aqui: para esse modelo de negócio, isso será seu melhor investimento em divulgação.

Caso contrário, como você vai competir com os milhares de e-commerce que existem por aí? – são mais de dois milhões no mundo, segundo o portal E-commerce Brasil.

Mas não se desespere. Vamos pensar juntos.

Todas essas empresas que já fazem parte do mercado têm um excelente faturamento?

A resposta é: não! O motivo? Arrisco a dizer que as falhas nas estratégias de Marketing Digital podem fazer um grande estrago. E para não cair nessa mesma armadilha é que vamos descobrir juntos qual o melhor caminho para chegar ao sucesso.

Por isso esse post é muito importante para quem quer nadar entre negócios prósperos e crescer cada vez mais. Você está pronto para isso?

 

Antes do Marketing Digital para e-commerce

Antes mesmo de começar a pensar em sua estratégia de Marketing Digital para e-commerce, é válido falar sobre algumas crenças que estão enraizadas na mente de muitos.

Ainda há empreendedores que cometem alguns deslizes quando abrimos discussão sobre os motivos que os levaram a abrir um negócio digital.

Muitos pensam:

  • “É mais barato do que abrir uma loja física”, mas acabam por imaginar que investimentos não são tão necessários assim, o que não é verdade. Para ter uma boa plataforma e-commerce, o ideal é investir em ferramentas e serviços que proporcionem a melhor experiência possível ao consumidor, e para isso é bom não ter medo de investir, pois lá na frente o esforço compensará muito.
  • “É muito mais fácil de administrar”. Será mesmo? A agilidade e versatilidade do mundo online ainda prega essa pegadinha. Facilidade de acesso não significa que seu negócio digital irá rodar sozinho e trazer resultados espontâneos sempre. Tem que colocar a mão na massa e estar sempre presente.
  • “Meu lucro vai ser muito maior porque tenho mais possibilidades de inovar”, mas não há investimento, ou conhecimento suficiente para gerar e aplicar tais inovações, e o sonho de ganhar dinheiro com um e-commerce pode virar uma frustração. Sem os passos-chave para organizar, administrar e divulgar seu negócio será difícil ter bons lucros. Por isso, agora mesmo, vou contar exatamente qual é a melhor estratégia de Marketing Digital para e-commerce.

 

A melhor estratégia é…

… conhecer muito bem o seu próprio negócio.

estratégia de marketing digital

Ninguém melhor do que você para dar todos os detalhes do e-commerce e orientar uma estratégia de marketing muito bem definida e efetiva.

Sem essa base, tudo pode desandar e sua divulgação corre o risco de não surtir efeito.

 

Melhor evitar o desperdício de tempo e dinheiro, não é mesmo?

Portanto, esteja sempre por perto para acompanhar cada passo da sua empresa digital. A partir disso é possível desenvolver inúmeras metodologias que vão facilitar o processo de definição da estratégia.

Uma delas é a SMART, que, na verdade, se aplica para qualquer modelo de negócio. Funciona mais ou menos assim:

  1. S Específica (specific)

Defina metas e expresse bem quais números você gostaria de atingir.

  1. M Mensurável (mensurable)

Trace planejamentos mensuráveis, que você possa avaliar e checar se estão de acordo com as metas definidas anteriormente.

Por exemplo: “com a campanha digital da promoção de Natal foi possível converter 500 vendas no período de 3 semanas, o que está acima da meta estabelecida”.

  1. A Alcançável (attainable)

As metas estabelecidas precisam ser alcançáveis para seu negócio. Não fuja da realidade.

  1. R Relevante (relevant)

Seus objetivos precisam fazer sentido. Eles tem de ser extremamente relevantes para seu negócio.

  1. T Temporal (timely)

Trabalhe bem com prazos. Seu cronograma deve ser muito bem organizado e, se possível, apresentar definições de novas metas regularmente, em ciclos enxutos. Assim será possível diversificar os investimentos e ampliar as oportunidades de conversão de vendas, criando ações inovadoras e atrativas.

Aplicada no Marketing Digital, especialmente para e-commerce, essa metodologia pode guiar uma estratégia que irá trazer excelentes resultados, principalmente se for gerada junto ao seu conhecimento pessoal e profissional sobre seu empreendimento digital.

A partir desse ponto, é importante conhecer as ferramentas com as quais você pode contar para gerar a melhor estratégia possível, como o Google AdWords, SEO, Redes Sociais, E-mail Marketing e muitas outras.

marketing digital para e-commerce ferramentas

 

Você pode aprender a aplicar essas e outras estratégias de marketing digital para e-commerce clicando aqui e baixando nosso e-book!

 

Você também pode acessar o blog da Layer Up para conhecer mais sobre estratégias, ferramentas e dicas práticas sobre Marketing Digital e assim melhorar cada vez mais o desempenho do seu e-commerce.

Jornalista e marketóloga com grande foco em planejamento de Marketing Digital e Inbound Marketing