Como definir as metas do seu negócio para 2024

O momento de estabelecer as metas do seu negócio é agora. Estamos no último mês do ano e chegou a hora de olhar para trás e entender o que aconteceu para planejar o futuro com estratégia.Mas você sabe por...

Como definir as metas do seu negócio para 2024

O momento de estabelecer as metas do seu negócio é agora. Estamos no último mês do ano e chegou a hora de olhar para trás e entender o que aconteceu para planejar o futuro com estratégia.

Mas você sabe por onde começar esse trabalho? Definir metas não se trata de feeling, achismo ou escolher números aleatórios por serem altos. Essa é uma tarefa que pode e DEVE ser feita de forma estratégica e com base em dados reais.

E aqui não estamos restritos ao segmento de marketing! A construção de qualquer meta de qualquer área de atuação deve ocorrer de forma muito bem pensada.

Equilíbrio é tudo: uma meta não pode ser inalcançável e nem fácil demais de ser atingida. Ela precisa ser alcançável, porém desafiadora, mas para se chegar nessa fórmula perfeita, muito trabalho de análise precisa ser feito antes.

Hoje, a nossa meta é ajudar você a entender um pouco mais das etapas que envolvem a construção de metas para conseguir planejar o futuro do seu negócio e crescer de forma consistente. Vamos lá?

Por onde começar a construção de metas?

Você com certeza já ouviu falar que recordar é viver, certo? Bom, no nosso caso, recordar é planejar. O primeiro passo para iniciar a construção das suas metas de 2024 é olhar para trás.

Faça uma retrospectiva de dados. Qual foi a sua meta do ano passado? Você conseguiu atingi-la? Quais foram os resultados? Tudo isso vai te ajudar a desenhar o cenário de 2023 para você entender o que está acontecendo agora e como sua empresa está posicionada.

Essa etapa é uma das mais importantes e, sem ela, fica muito difícil determinar qualquer tipo de meta que seja alcançável, já que serão esses dados que vão trazer uma visão realista das metas e indicadores.

Mas não basta olhar para a meta anteriormente definida e seu resultado de forma geral. É crucial que você faça um trabalho mais detalhado de análise, ou seja, destrinchar os resultados e entender profundamente cada métrica envolvida.

Só assim você saberá os pontos fortes, fracos e as oportunidades do seu negócio para que o investimento de 2024 seja de fato estratégico.

Se o seu ano foi positivo, vale a pena a reflexão sobre os dados para buscar entender as ações certeiras que podemos replicar ou reforçar no próximo ano.

Já se o cenário é o oposto, a reflexão é ainda mais importante para se buscar os pontos de melhoria e, até mesmo, se as métricas que estão sendo analisadas são as ideais para o projeto.

Lista de perguntas para levar no bolso:

  • O que fizemos para alcançar esse resultado?
  • O que poderia ter sido feito de melhor?
  • O que é interessante manter/parar/começar?
  • Por que essa ação ou resultado é importante?
  • Qual foi o compromisso operacional?
  • Qual foi o investimento feito?

Ok, análise feita… e agora?

Com todo o respaldo dos resultados anteriores é hora de definir as metas. Neste ponto, você terá base o suficiente para projetar um crescimento viável, pautado no orçamento disponível.

Mas, antes de você chegar a um número, vamos relembrar sobre as metas Smart? Já falamos sobre esse assunto aqui no blog e, se você deixou passar esse baita conteúdo, vamos trazer aqui uma breve explicação (lembrando que você pode ler o artigo completo clicando aqui).

As metas Smart ajudam empresas de diferentes setores a alcançarem mais resultados em menos tempo e com objetivos bem traçados. O nome Smart não é à toa, afinal, cada letra que compõem a palavra em inglês tem um significado:

S – smart = específica

M – measurable = mensurável

A- attainable = atingível

R – relevant = relevante

T – time-bound = temporal

Sim, uma meta precisa ter TODAS essas características para ser uma boa meta.

Lembra que no início deste artigo mencionamos que equilíbrio é tudo?

Definir uma meta que é inalcançável desmotiva e frustra o time envolvido, já que os resultados apresentados mensalmente nunca serão positivos.

Assim como apresentar uma meta muito fácil de atingir não desafia o seu time a buscar novas soluções, mantendo todos na tão temida zona de conforto.

A nossa dica especial aqui é sempre lembrar de atrelar as suas metas a indicadores claros para a equipe.

Se a sua meta é vender mais, por exemplo, defina quais dados serão analisados periodicamente e o quanto cada time precisa produzir para alcançar os resultados esperados.

A importância de uma comunidade

Antes de finalizar a nossa meta de ajudar você a entender mais sobre as etapas da construção de uma meta, temos uma dica importante: siga sempre buscando mais conhecimento.

Avançar na área de dados, se tornar proficiente nesse assunto e definir metas cada vez mais alinhadas e certeiras requer muito estudo.

Mas, saiba que você não está só. Além deste conteúdo, a Layer Up conta com um blog recheado de informações sobre marketing, vendas e inovação, além de um Hub de Conteúdo com materiais completos e gratuitos para você explorar.

E para você se aprofundar ainda mais nesse assunto, temos uma live completa em que a Samira Cardoso, CEO da Layer Up, explica passo a passo como você pode preparar as suas metas para 2024 de forma totalmente estratégica. Assista à live clicando no botão abaixo:

Confira a live Prepare suas metas para 2024 com a Layer Up

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