Metas Smart: o que são e como colocá-las em prática

Você com certeza sabe que existe uma linha tênue entre produtividade e qualidade, não é? Nem sempre trabalhar duro significa alcançar resultados surpreendentes e é aí que entram as metas Smart.A principal...

Metas Smart: o que são e como colocá-las em prática

Você com certeza sabe que existe uma linha tênue entre produtividade e qualidade, não é? Nem sempre trabalhar duro significa alcançar resultados surpreendentes e é aí que entram as metas Smart.

A principal finalidade dessas metas é observar não a quantidade de horas trabalhadas, mas sim, os objetivos que estão sendo estabelecidos. Estabelecer metas de forma certeira pode, por exemplo, reunir seus esforços para alcançar um determinado objetivo com mais rapidez.

As metas Smart atuam com o propósito de garantir que as estratégias traçadas durante a etapa de planejamento sejam atingidas com mais assertividade.

No conteúdo a seguir vamos contar todos os segredos por trás delas e maneiras de aplicar essas metas em seu negócio. Continue acompanhando!

Qual a origem das metas Smart?

As metas Smart surgiram lá em 1981. O termo foi usado pela primeira vez por George T. Doran, que publicou um artigo chamado There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives, no qual discute a importância de definir objetivos e aponta as características que uma meta deve ter.

Em um primeiro momento, pode parecer bizarro pensar que as metas devem ser tão bem pensadas e aplicadas, desde as menores até as maiores; mas a realidade é que qualquer tipo de projeto precisa ter um caminho pré-determinado a ser seguido. Estratégias mal planejadas podem culminar em resultados desastrosos.

Assim, as metas Smart ajudam que empresas de diferentes segmentos alcancem mais resultados em menos tempo, com objetivos bem traçados. Seu significado advém da sigla S.M.A.R.T., que significa:

Specific (Específico)

Consiste basicamente em saber qual objetivo será alcançado e quais ações serão tomadas para isso.

Measurable (Mensurável)

Determinar quais serão os indicadores usados para mensurar o progresso da meta.

Achievable (Alcançável)

Momento de escolher quem será o responsável pelo alcance da meta.

Realistic (Realista)

Seja realista ao definir as metas, não estabeleça metas surreais e inalcançáveis.

Time-bound (Com prazos determinados)

Estipule um prazo para alcançar a meta.

Quais são as vantagens de usar as metas Smart?

Garantir que as metas traçadas sejam alcançadas com maior eficiência e otimização de tempo, é um verdadeiro diferencial para qualquer negócio.

Além de evitar gargalos operacionais e possíveis falhas de comunicação, é possível também desenvolver estratégias mais assertivas, possibilitando a conversão de mais leads em clientes e um maior número de fidelizações.

Mas as metas Smart não se limitam apenas a essas vantagens. A seguir, confira outros diferenciais dessa metodologia e o porquê você deve começar a aplicá-la agora:

Aumento da produtividade

Uma coisa é certa: quando o time conhece os motivos nos quais uma meta foi baseada, ele entende com clareza quais recursos são necessários para alcançá-la.

Assim, as metas Smart são fundamentais para gerar mais produtividade. 

Garantia de foco

Com as metas e objetivos bem alinhados, é possível garantir que cada profissional permaneça focado em uma atividade específica, evitando atritos e dispersões.

Aplicação de feedbacks com mais eficiência

Com metas bem definidas, fica mais fácil para os gestores estruturarem os feedbacks com base no processo de melhoria de cada profissional. Afinal, apesar do time estar empenhado e focado no resultado como um todo, cada trabalho individual tem altíssima relevância.

Como definir suas metas Smart?

A definição das metas Smart, obviamente, dependerá de quais objetivos você deseja alcançar, seja a curto ou longo prazo, e do tempo investido para isso.

Porém, existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo, confira:

S (Específico)

Para ser específico ao definir um objetivo, vale a pena se fazer algumas perguntas, como:

  • O que desejo alcançar?
  • Qual a importância desta meta?
  • Quais times estarão envolvidos para alcançar esse objetivo?
  • Quais serão os recursos necessários para atingir o objetivo estabelecido?

M (Mensurável)

Nesta etapa, busque definir objetivos mensuráveis para que você consiga medir o progresso da sua meta, como “aumentar em 20% as vendas”, ou “contratar 5 novos colaboradores”, etc. 

A (Atribuível)

Quem será responsável por atingir a meta estabelecida? Seja um profissional ou uma equipe, deixe claro seus principais responsáveis e acompanhe de perto as fases e os resultados alcançados.

R (Realista)

Busque, sobretudo, ser realista ao definir sua meta Smart, nada de objetivos impossíveis de alcançar. Por isso, vale a pena entender em qual momento seu negócio se encontra e como está o mercado.

Outras coisas que devem ser levadas em consideração são o orçamento disponível e quais recursos são necessários para o alcance desse objetivo.

T (Temporal)

Defina um prazo para o cumprimento do seu projeto e quais objetivos podem ser alcançados durante esse período.

Não se esqueça de também ser realista ao programar um prazo!

Chegou a hora de colocar em prática!

Bom, ao longo deste conteúdo, você já percebeu a importância das metas Smart para impulsionar resultados e conquistar os objetivos traçados no tempo estabelecido, agora chegou o momento de colocar isso tudo em prática!

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