Como fazer um bom relatório de dados?

Em meio a números, pesquisas, dashboards, KPIs e métricas, você sabe como estruturar um bom relatório de dados?A cultura Big Data se torna cada vez mais popular. Consequentemente, cada vez mais negócios buscam...

Como fazer um bom relatório de dados?

Em meio a números, pesquisas, dashboards, KPIs e métricas, você sabe como estruturar um bom relatório de dados?

A cultura Big Data se torna cada vez mais popular. Consequentemente, cada vez mais negócios buscam aperfeiçoar seus processos para a implementação de uma cultura baseada em dados

Porém, muito além de contar com os números para a tomada de decisões mais precisas, é importante conseguir estruturá-los de maneira inteligente e de fácil compreensão. Isso porque de nada adianta possuir uma grande quantidade de dados se você não consegue identificar quais deles, de fato, são interessantes e não podem ser descartados.

Em um mundo no qual são criados cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados todos os dias, segundo um levantamento da Seed Scientific, saber quais deles são importantes pode definir o futuro do seu negócio.

Por isso, neste conteúdo, vamos abordar como estruturar um relatório de dados ideal e trazer pesquisas importantes sobre esse segmento para impulsionar ainda mais sua transformação digital.

Por que um relatório de dados é importante?

Bom, poderíamos começar ressaltando o que é um relatório de dados, mas o nome já deixa muito óbvio. Então, vamos apresentar qual a importância de estruturar os dados e apresentá-los de maneira inteligente.

O relatório de dados pode ser feito tanto internamente quanto externamente, e apresenta os principais números e métricas do seu negócio e do mercado.

É por meio dos relatórios de dados, também chamados de Data Report, que conseguimos identificar os principais comportamentos dos consumidores e trabalhar possíveis gatilhos mentais nas estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo.

Também é com eles que podemos observar quais serão os tipos de conteúdos mais consumidos pelos usuários.

Por exemplo, antes não imaginávamos que vídeos de 15 segundos se tornariam tão populares. Agora, porém, eles são o tipo de conteúdo mais consumido e geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, de acordo com o relatório da VidMob. 

Outra coisa que não previmos é que as novas gerações prefeririam realizar pesquisas por meio do Instagram e Tik Tok, ao invés do principal buscador orgânico do mundo, o Google.

Já deu para notar que conforme a tecnologia muda, o mundo muda, o comportamento dos consumidores muda e, consequentemente, os dados mudam junto. Assim, ao compreender as principais tendências e indicadores do mercado, as estratégias de Inbound Marketing se tornam mais assertivas e auxiliam na conversão do lead em cliente.

Como fazer um bom relatório de dados?

Um bom relatório de dados não é feito em um passe de mágica. É necessário entender seus objetivos e quais tipos de dados serão coletados, mas existem algumas regras gerais que podem te ajudar nesta tarefa. Confira:

  • Busque, sobretudo, abordar as metas do relatório
  • Apresente resultados claros com conclusões fortes (os dados serão capazes de indicar as melhores tomadas de decisão)
  • Evite ao máximo erros e desalinhamentos
  • Utilize tabelas, gráficos e dashboards
  • Seja claro ao apresentar seus objetivos, direcionamentos e possíveis otimizações
  • Por último, mas não menos importante, compartilhe os dados coletados com seus colaboradores

Quais são os benefícios de um relatório de dados?

Você sabia que o Metallica, uma das bandas de rock mais conhecidas mundialmente, utiliza estatísticas do Spotify para montar a setlist de cada show, segundo Daniel Ek, CEO do streaming de música?

Compreendemos bem que, em um primeiro momento, os números podem parecer complexos e até mesmo chatos. Mas quando bem coletados e mensurados, eles se mostram verdadeiras fontes de informação.

Vale lembrar que os números estão em absolutamente todos os lugares (mesmo que não os vejamos), desde o painel de controle do seu carro até as indicações para o seu perfil nas plataformas de streaming e música.

Então, assim como o Metallica toca a setlist perfeita de acordo com as preferências dos fãs, você também pode encontrar a estratégia perfeita para atrair seu público por meio de um bom relatório de dados.

Entre os principais benefícios dessa atividade, destacam-se:

  • Informações mais assertivas para tomadas de decisão
  • Visão mais ampla dos processos da empresa
  • Maior satisfação dos clientes 
  • Otimização de processos do dia a dia
  • Maior alinhamento entre as equipes, principalmente as comerciais 
  • Maior transparência nas tarefas executadas
  • Maior retorno financeiro — ROI.

Data Report: Top 10 Digital Trends 

Não poderíamos deixar de abordar esse tema sem citar a live Data Report: Top 10 Digital Trends – 2º Semestre/2022 que acontecerá no dia 22 de setembro, às 17h, no canal do YouTube da Layer Up.

A live, apresentada por Samira Cardoso, CEO da agência, abordará os principais dados apontados no relatório de Data Report: Top 10 Digital Trends. Além de importantes insights, Samira trará os principais passos para empresas que estão em busca de acelerar a transformação digital ainda esse ano. 

Para acessar a transmissão gratuita, basta clicar no botão abaixo!

Relatório de dados

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