Data Report: será que estou fazendo da maneira correta?

O mundo à nossa volta está repleto de dados. Desde o número de telefone que digitamos no celular até o painel de controle de um automóvel, enxergamos inúmeras informações. Mas, muito além de identificar esses...

Data Report: será que estou fazendo da maneira correta?

O mundo à nossa volta está repleto de dados. Desde o número de telefone que digitamos no celular até o painel de controle de um automóvel, enxergamos inúmeras informações. Mas, muito além de identificar esses números, é importante entendê-los – e o Data Report pode ajudar nessa missão.

De forma simples, o Data Report se caracteriza, como o próprio nome em tradução supõe, como um relatório baseado em dados, fruto da coleta e mensuração de informações úteis.

Por que ele é útil? Bom, diariamente são produzidos exatamente 2,5 quintilhões de bytes de dados, segundo um levantamento da Seed Scientific. Você imagina como é possível analisar todos eles e identificar quais dados são importantes?

Parece uma tarefa impossível, porém, com um bom Data Report, é possível fazer isso de maneira mais simples e eficiente!

Por que um Data Report é importante?

Tomar atitudes equivocadas não compromete apenas o posicionamento da sua empresa, mas também a saúde financeira dela. Por isso que “achismos” e “inspirações” devem ser deixados de lado no momento de estruturar uma ação, seja ela pequena ou grande.

Por meio de um Data Report, é possível enxergar de forma clara o que os dados do seu negócio estão indicando e trabalhar com base neles para que suas ações e planejamentos caminhem de acordo com as metas estipuladas. 

Além disso, é possível encontrar pontos a serem otimizados. 

Quais os diferenciais de um Data Report?

Bom, a esta altura já deu para entender que os dados são extremamente valiosos para negócios que buscam um crescimento acelerado e estruturado. Mas você sabe quais são, de fato, os benefícios de um Data Report eficiente?

Os relatórios são considerados excelentes ferramentas que possibilitam que gestores e colaboradores tenham uma visão profunda sobre cada processo e setor. Entre seus diferenciais, podemos destacar:

  • Auxílio na identificação de falhas
  • Tomadas de decisão mais assertivas
  • Participação próxima no desempenho do negócio e da equipe
  • Informações sempre atualizadas sobre todos os setores da empresa
  • Facilidade na identificação de oportunidades
  • Acompanhamento ou criação de novas estratégias

Um Data Report completo permite a percepção de problemas com mais facilidade e, assim, a empresa consegue resolvê-los antecipadamente, sem deixá-los afetar a saúde financeira do negócio.

Como fazer um Data Report de sucesso?

Agora que você já conhece a importância de um Data Report e seus benefícios, é o momento de aprender a criar um. Para te ajudar, separamos cinco dicas básicas. Confira:

  • Defina seu objetivo

Nesta etapa, se faça alguns questionamentos, identifique suas dores e objetivos e foque, sobretudo, na melhor solução para seu problema.

  • Qual o tipo de análise ideal?

Busque identificar qual tipo de análise será capaz de alcançar seus objetivos com mais facilidade e eficiência.

  • Utilize ferramentas data driven

Existem diversos softwares de marketing e gestão que podem auxiliar o processo de análise e captura de dados. Eles são cruciais para agilizar esse processo e garantir mais assertividade.

  • Compartilhe os dados

De nada adianta estruturar um Data Report se você não compartilha os insights coletados com seus colaboradores. Por isso, nesta etapa, busque apresentar os resultados alcançados e mantenha um canal de comunicação ativo com os líderes de outras áreas, a fim de encontrarem soluções em conjunto.

  •  Periodicidade 

O Data Report é um relatório que deve ser atualizado com frequência. Por isso, não hesite em analisar e mensurar seus dados com o máximo de periodicidade. Afinal, com dados frescos, é possível tomar ações mais assertivas.

Live Data Report, você não pode perder!

Com certeza você já deve ter entendido como o Data Report é importante para ações mais assertivas, sejam elas internas ou externas. Mas, na live exclusiva apresentada por Samira Cardoso, CEO da Layer Up, você aprenderá mais a fundo sobre a importância desse modelo de relatório no dia a dia do seu negócio.

A live ocorrerá no dia 22 de setembro às 17h, em nosso canal do Youtube. Para acelerar sua transformação digital e começar a olhar os dados de forma estratégica, assista à live gratuita. Clique no botão abaixo!

Data Report

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.