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Não temos dúvidas de que você deseja que sua empresa seja lembrada no mercado. Afinal, quando falamos em ter uma marca, estamos literalmente dizendo que queremos ser marcantes para o público. Nesse sentido, estratégias de branding, como a comunicação visual são essenciais.
Isso porque no meio de tantas empresas — são mais de 18 milhões de negócios ativos no Brasil atualmente, de acordo com o Ministério da Economia — ser memorável e único não é tão simples quanto parece.
Nesse sentido, a comunicação visual e o branding são essenciais. E, de maneira bem resumida, eles tratam de uma série de estratégias de gestão que buscam trazer reconhecimento e admiração para determinada marca.
Mas, diferente do que muitos pensam, a comunicação visual vai muito além de criar apenas uma identidade visual.
E é sobre isso que vamos falar.
Se você acha que escolher uma cor para o layout do site, definir a posição do título ou criar uma fonte específica para um anúncio são detalhes, então, você precisa entender o poder da comunicação visual. Afinal, tudo o que é visual chama atenção e, consequentemente, comunica.
Uma cor, uma fonte, uma foto, uma ilustração, um gráfico — na criação das peças de marketing, todas essas escolhas determinam o que a marca transmite ao mercado e impactam na forma como o público percebe a sua imagem.
Por isso, a comunicação visual deve fazer parte do planejamento das marcas, como prioridade para o marketing e o branding.
Em que nicho sua empresa atua? Quais são os seus objetivos? Por que ela é a melhor opção para o cliente? Por que você quer posicioná-la dessa maneira?
Essas são só algumas das perguntas que você deve responder para começar a repensar a comunicação visual na sua empresa. Elas são fundamentais porque funcionam como um pontapé inicial para o restante do jogo que vem a seguir.
Se você não entende o propósito do seu negócio e não consegue enxergar os diferenciais da marca, dificilmente você irá posicioná-la corretamente. E tudo o que vier depois, como identidade visual, comunicação e campanhas, provavelmente não trará bons resultados.
Por isso, uma das premissas iniciais é: entender o conceito da sua marca e expor os seus propósitos.
Se o seu produto é inovador, então o posicionamento deve ser claro, educando o mercado sobre essa nova possibilidade. Agora, se outras empresas do ramo já existem, vá por outros caminhos, como qualidade, praticidade e valor.
Agora que você já entendeu a importância dos propósitos, vamos para outro ponto que merece muita atenção.
A identidade visual é mais do que importante: é essencial para qualquer marca. É por meio das cores, tipografia e ilustrações que a empresa se torna inesquecível, certo? Mais ou menos! Essa afirmação não é incorreta, mas talvez seja incompleta. Explicamos!
O visual é um ponto-chave, já que, quando bem trabalhado, é realmente algo que agrega grande valor e memória à empresa. Mas além do logotipo, a maneira com que as cores são trabalhadas também é fundamental.
A dica que damos é: não escolha uma cor ao acaso. Conheça mais sobre a psicologia das cores, entenda a importância do que você quer transmitir para o seu público e selecione a cor certa a partir disso. É assim que gigantes como o McDonald’s conseguiram destaque. No caso do “Méqui”, foi unindo o vermelho e o amarelo, cores que estimulam o apetite, à proposta do restaurante.
Além disso, não se esqueça que o reconhecimento por meio da identidade visual não vem do nada.
Se hoje você vê a cor laranja e lembra do Itaú ou vê o roxo e lembra do Nubank, por exemplo, é porque o banco faz um trabalho repetitivo e muito bem feito em ações de marketing e posicionamento com o branding. E, inclusive, sair da caixinha na identidade visual não é o único caminho para deixar de ser óbvio. Outro ponto importante é a linguagem, por exemplo, e vamos falar dela agora.
Como sua empresa se comunica?
Essa é uma pergunta importante porque a gestão de branding determina que, nesse caso, existem certos e errados.
Por exemplo, se a empresa tem como persona um homem, executivo, com mais de 50 anos, usar uma linguagem mais informal, recheada de gírias da nova geração, com certeza não vai funcionar. Você precisa adequar o tom da comunicação ao público para que a estratégia funcione. E isso, querendo ou não, também vai impactar totalmente na sua comunicação visual.
O segredo é adaptar a sua comunicação de acordo com quem você quer atingir, não esquecendo de personalizá-lo para as redes, já que os assuntos mais vistos no Facebook não são necessariamente os mesmos do LinkedIn ou do Instagram.
Calma! Falar de comunicação visual não é fácil, principalmente se você não tem experiência no assunto. É por isso que agências digitais, como a Layer Up, oferecem esse serviço.
A Layer conta com uma equipe de profissionais experientes em marketing e vendas. Do planejamento à produção de conteúdo, identidade visual, campanhas e análise de resultados, estamos prontos para transformar a sua marca. E você, está pronto para ser ousado?
Conheça alguns de nossos projetos! Para a Pressure, uma gigante do mercado de compressores, estruturamos o design thinking, naming e branding de novos produtos. Já com a Picktow, desenvolvemos toda a identidade visual e posicionamento de marca.
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