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Você sabe como resgatar a atenção do cliente quando a proposta inicial não é tão atrativa? Bom, esse é caso do método de downsell, considerado como “a última esperança” para tentar reconquistar aquele potencial consumidor.
Atualmente existem diversas estratégias para o setor de marketing e vendas e, muitas delas, são até mesmo personalizadas para atender todas as necessidades da empresa e do cliente.
Mas sabemos também que nem sempre elas são perfeitas. Por isso, se você quer descobrir como “recalcular a rota” e transformar o seu lead em receita, continue por aqui!
O downsell é uma estratégia utilizada como contraproposta para o cliente não desistir do produto e/ou serviço oferecido pela empresa.
Isso pode servir para os casos em que você acabou de prospectar o lead ou quando ele já era um cliente fidelizado, mas que por algum motivo optou por interromper a parceria.
No segundo caso, ao invés apenas reconquistá-lo com alguma promoção, você pode tentar reconstruir a parceria, entender as novas necessidades e oferecer uma solução segundo as informações coletadas.
Algumas pessoas ainda confundem downsell com as estratégias de upsell e cross-sell porque são bem parecidas.
Entenda que no método de upsell o foco está em oferecer ao consumidor um upgrade do produto e/ou serviço já consumido. Ou seja, ele já é cliente e estenderá a parceria.
Já no caso do cross-sell, a ideia é oferecer um produto que complemente o que ele já consumiu ou utiliza, gerando fidelização e aumentando a receita.
O primeiro benefício e característica observada na estratégia de downsell é que os clientes acabam se aproximando mais da empresa, por entender que ela se importa com as dores e necessidades dele.
Imagine que ele já consumia o serviço e/ou produto e por algum motivo precisou fazer corte de custos. Ao se deparar com uma contraproposta que o ajude nessa situação, ele pode se sentir fidelizado pela marca.
Consequentemente, se você mantém uma relação fidelizada com o cliente, naturalmente aumenta o faturamento da empresa, o ticket médio e o ROI.
Após entender melhor o que é downsell, quais as diferenças das estratégias de upsell e cross-sell e os benefícios, confira também o passo a passo de quando e como colocar em prática!
O objetivo da estratégia é reconquistar o cliente de alguma forma. Então, compreenda a importância de colocar o seu atual ou potencial consumidor como prioridade e analisar todas as dores dele.
Procure entender o que a sua empresa precisa melhorar e como trazer uma versão de produto ou serviço que realmente atenda as necessidades dele.
Procure trazer recursos, cursos ou treinamentos para aperfeiçoar o seu time de vendas.
Seja na comunicação ou abordagem comercial, prepare a sua equipe para oferecer exatamente o que o seu cliente ou lead precisa.
Cada vez se faz mais necessário estar antenado à concorrência, principalmente quando falamos sobre estratégia de vendas.
Por isso, compreenda exatamente o que o seu cliente precisa e procure ser a solução que ele precisa no mercado.
Apesar de o downsell ser uma estratégia extremamente eficaz, ele precisa ser utilizado no momento certo para ser efetivo.
Observe quais as necessidades do seu cliente e entenda a hora de entrar em cena com as ferramentas certas para reconquistar ele.
O que achou dessas dicas? Confira mais insights valiosos para impulsionar as vendas do seu negócio!
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