Entenda o impacto das práticas ESG no marketing da sua empresa

Nos últimos anos, a temática ESG (Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais relevante no mundo dos negócios.Empresas de todo o mundo têm se engajado em práticas sustentáveis e...

Entenda o impacto das práticas ESG no marketing da sua empresa

Nos últimos anos, a temática ESG (Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais relevante no mundo dos negócios.

Empresas de todo o mundo têm se engajado em práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, levando em consideração não apenas a maximização dos lucros, mas também o impacto que geram no meio ambiente e na sociedade como um todo.

Nesse contexto, o marketing desempenha um papel fundamental na comunicação e divulgação dessas práticas.

Isso porque as empresas precisam comunicar de forma clara e transparente seus valores ESG, mostrando como elas estão contribuindo para um mundo mais sustentável e justo. Mas, como fazer isso na prática? Bom, é justamente isso que vamos te mostrar nesse artigo.

E então, vamos juntos?

ESG e Marketing: qual a relação?

Uma boa estratégia de marketing ESG envolve não apenas a comunicação dos valores, mas também a criação de uma cultura ESG na própria organização. É preciso, portanto, que essa cultura esteja presente em todas as áreas da empresa, desde a gestão até o atendimento ao cliente.

Além disso, comunicar de forma clara e transparente as ações ESG pode ser um diferencial competitivo para a sua empresa, uma vez que os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes em relação a essas questões.

Mas, para isso, é preciso seguir alguns passos, como por exemplo:

Definir a sua mensagem principal

Antes de começar a comunicar as suas ações ou seus valores de sustentabilidade, sociabilidade e governança corporativa, é preciso, primeiro, ter uma mensagem clara e objetiva sobre a importância do ESG para a sua empresa e seus stakeholders. Para isso, identifique quais são os valores e as ações que a sua empresa pratica em relação à ESG e como isso impacta positivamente a sociedade e o meio ambiente.

Utilize diferentes canais de comunicação para alcançar as pessoas

Existem diversos canais como sites, blog e redes sociais. Escolha aqueles que mais fazem sentido para o seu público-alvo.

Seja autêntico

Para que a sua comunicação ESG seja efetiva, é preciso que ela seja autêntica e verdadeira. Não basta apenas comunicar, é preciso que a empresa de fato pratique o que prega e viva aquilo no seu cotidiano. Caso contrário, a mensagem pode parecer vazia e sem sentido.

Conte uma história

Comunique a sua cultura ESG através de histórias e casos práticos que ilustrem os valores da sua empresa e a importância que o ESG tem para ela. Dessa forma, é possível criar um vínculo emocional com o público e engajá-lo a adotar práticas sustentáveis também.

Colaboração e parcerias

Busque colaborar com outras empresas e instituições que também tenham valores ESG em comum com a sua. Isso pode ajudar a ampliar a mensagem e a criar uma rede de colaboração e engajamento em torno dessas práticas tão importantes para sociedade.

Mensure e comunique os seus resultados

Por fim, é importante mensurar e comunicar os resultados das ações ESG da sua empresa. Mostre como essas práticas impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente, e como a sua empresa está contribuindo para um mundo mais sustentável e justo.

Além disso, também é válido lembrar que o marketing e a comunicação ESG também podem ajudar a sua empresa a atrair investidores que estão interessados em alavancar negócios socialmente responsáveis, organizados e sustentáveis. 

Por fim, é importante ressaltar também que a relação entre ESG e marketing não deve ser superficial ou apenas para fins de promoção. A empresa precisa realmente incorporar esses valores em sua cultura e em suas práticas diárias, para que a comunicação seja autêntica e verdadeira. Somente assim, será possível gerar um impacto real e duradouro na sociedade e no meio ambiente.

Exemplos de empresas que investem em ESG

Bom, já deu para conferir todos os retornos positivos de investir em ESG, não é mesmo? Agora vamos mostrar exemplos na prática:

Natura

A Natura é um ótimo exemplo de empresa que aplica o ESG em sua cultura. Em 2014, a empresa estabeleceu o desafio de causar impacto financeiro, social, cultural e ambiental positivo até 2050 e, de lá para cá, vem lançando uma série de ações para atingir essa meta. 

Na edição de 2019 do prêmio Global Climate Action, por exemplo, a Natura foi reconhecida pela ONU por seu Programa Natura Carbono Neutro.

YouGreen

A YouGreen também é um bom exemplo, a cooperativa de catadores de resíduos tem boas práticas com relação à responsabilidade socioambiental. 

A empresa possui uma gestão democrática, na qual todos os cooperados são donos do negócio. Além disso, a organização prioriza minorias durante o processo seletivo, como refugiados, mulheres e egressos do sistema presidiário. 

Ambev

Cerveja e sustentabilidade não tem nada a ver? É aí que você se engana! A Ambev, líder no mercado latino-americano de cervejas e subsidiária da Ab InBev, é uma organização comprometida com práticas sustentáveis, incluindo metas socioambientais agressivas.

Nos últimos anos, a Ambev tem reduzido o uso de água na produção de bebidas e aumentado a diversidade no quadro de funcionários. Em 2021, a empresa mais que dobrou a sua meta anual para promoção e contratação de lideranças negras.

Como resultado, a organização registrou um lucro líquido de R$ 3,7 bilhões no quarto trimestre de 2021, isto é, 45,6% inferior ao registrado no mesmo período em 2020. Já a receita líquida foi de R$ 22 bilhões, uma alta de 18,6% em relação ao mesmo período de 2020.

Itaú

Por último, trazemos o exemplo do Itaú, o único banco da América Latina a compor o Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Inclusive, ele é signatário de 18 pactos com instituições comprometidas com a sociedade.

O Itaú assumiu dez agendas com 46 metas e indicadores alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), se consolidando como uma empresa de carbono neutro. 

Layer Up

A Layer Up tem orgulho em atender clientes que também prezam por seguirem os conceitos do ESG. A Walter Tecnologia em Superfícies traz a responsabilidade socioambiental em seu DNA, desde o seu surgimento. Inclusive, a linha Bio-Circle, de produtos inovadores e sustentáveis, foi lançada como parte desse comprometimento.

O que é necessário para ser uma empresa ESG?

Muito além de estar preocupada com a preservação do planeta, é necessário proteger os recursos naturais, reduzir a emissão de poluentes e preservar o meio ambiente. 

Vale lembrar que uma gestão corporativa eficiente é crucial. Logo, não são aceitas organizações que possuem casos de corrupção, discriminação e assédio. 

Portanto, negócios que apoiam projetos de inclusão social e respeito à diversidade se diferenciam das demais organizações, conquistando mais visibilidade e atraindo mais investidores

O ESG nos traz a importante noção de que o conceito de sustentabilidade anda junto ao de lucratividade — e já passou da hora de todas as empresas entenderem isso.

O futuro dos negócios já está acontecendo. E você? Vai ficar no passado ou vai evoluir junto ao ESG?

Ecossistema digital

Logo do WhatsApp
Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.