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Nos últimos anos, a temática ESG (Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais relevante no mundo dos negócios.
Empresas de todo o mundo têm se engajado em práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, levando em consideração não apenas a maximização dos lucros, mas também o impacto que geram no meio ambiente e na sociedade como um todo.
Nesse contexto, o marketing desempenha um papel fundamental na comunicação e divulgação dessas práticas.
Isso porque as empresas precisam comunicar de forma clara e transparente seus valores ESG, mostrando como elas estão contribuindo para um mundo mais sustentável e justo. Mas, como fazer isso na prática? Bom, é justamente isso que vamos te mostrar nesse artigo.
E então, vamos juntos?
Uma boa estratégia de marketing ESG envolve não apenas a comunicação dos valores, mas também a criação de uma cultura ESG na própria organização. É preciso, portanto, que essa cultura esteja presente em todas as áreas da empresa, desde a gestão até o atendimento ao cliente.
Além disso, comunicar de forma clara e transparente as ações ESG pode ser um diferencial competitivo para a sua empresa, uma vez que os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes em relação a essas questões.
Mas, para isso, é preciso seguir alguns passos, como por exemplo:
Antes de começar a comunicar as suas ações ou seus valores de sustentabilidade, sociabilidade e governança corporativa, é preciso, primeiro, ter uma mensagem clara e objetiva sobre a importância do ESG para a sua empresa e seus stakeholders. Para isso, identifique quais são os valores e as ações que a sua empresa pratica em relação à ESG e como isso impacta positivamente a sociedade e o meio ambiente.
Existem diversos canais como sites, blog e redes sociais. Escolha aqueles que mais fazem sentido para o seu público-alvo.
Para que a sua comunicação ESG seja efetiva, é preciso que ela seja autêntica e verdadeira. Não basta apenas comunicar, é preciso que a empresa de fato pratique o que prega e viva aquilo no seu cotidiano. Caso contrário, a mensagem pode parecer vazia e sem sentido.
Comunique a sua cultura ESG através de histórias e casos práticos que ilustrem os valores da sua empresa e a importância que o ESG tem para ela. Dessa forma, é possível criar um vínculo emocional com o público e engajá-lo a adotar práticas sustentáveis também.
Busque colaborar com outras empresas e instituições que também tenham valores ESG em comum com a sua. Isso pode ajudar a ampliar a mensagem e a criar uma rede de colaboração e engajamento em torno dessas práticas tão importantes para sociedade.
Por fim, é importante mensurar e comunicar os resultados das ações ESG da sua empresa. Mostre como essas práticas impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente, e como a sua empresa está contribuindo para um mundo mais sustentável e justo.
Além disso, também é válido lembrar que o marketing e a comunicação ESG também podem ajudar a sua empresa a atrair investidores que estão interessados em alavancar negócios socialmente responsáveis, organizados e sustentáveis.
Por fim, é importante ressaltar também que a relação entre ESG e marketing não deve ser superficial ou apenas para fins de promoção. A empresa precisa realmente incorporar esses valores em sua cultura e em suas práticas diárias, para que a comunicação seja autêntica e verdadeira. Somente assim, será possível gerar um impacto real e duradouro na sociedade e no meio ambiente.
Bom, já deu para conferir todos os retornos positivos de investir em ESG, não é mesmo? Agora vamos mostrar exemplos na prática:
A Natura é um ótimo exemplo de empresa que aplica o ESG em sua cultura. Em 2014, a empresa estabeleceu o desafio de causar impacto financeiro, social, cultural e ambiental positivo até 2050 e, de lá para cá, vem lançando uma série de ações para atingir essa meta.
Na edição de 2019 do prêmio Global Climate Action, por exemplo, a Natura foi reconhecida pela ONU por seu Programa Natura Carbono Neutro.
A YouGreen também é um bom exemplo, a cooperativa de catadores de resíduos tem boas práticas com relação à responsabilidade socioambiental.
A empresa possui uma gestão democrática, na qual todos os cooperados são donos do negócio. Além disso, a organização prioriza minorias durante o processo seletivo, como refugiados, mulheres e egressos do sistema presidiário.
Cerveja e sustentabilidade não tem nada a ver? É aí que você se engana! A Ambev, líder no mercado latino-americano de cervejas e subsidiária da Ab InBev, é uma organização comprometida com práticas sustentáveis, incluindo metas socioambientais agressivas.
Nos últimos anos, a Ambev tem reduzido o uso de água na produção de bebidas e aumentado a diversidade no quadro de funcionários. Em 2021, a empresa mais que dobrou a sua meta anual para promoção e contratação de lideranças negras.
Como resultado, a organização registrou um lucro líquido de R$ 3,7 bilhões no quarto trimestre de 2021, isto é, 45,6% inferior ao registrado no mesmo período em 2020. Já a receita líquida foi de R$ 22 bilhões, uma alta de 18,6% em relação ao mesmo período de 2020.
Por último, trazemos o exemplo do Itaú, o único banco da América Latina a compor o Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Inclusive, ele é signatário de 18 pactos com instituições comprometidas com a sociedade.
O Itaú assumiu dez agendas com 46 metas e indicadores alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), se consolidando como uma empresa de carbono neutro.
A Layer Up tem orgulho em atender clientes que também prezam por seguirem os conceitos do ESG. A Walter Tecnologia em Superfícies traz a responsabilidade socioambiental em seu DNA, desde o seu surgimento. Inclusive, a linha Bio-Circle, de produtos inovadores e sustentáveis, foi lançada como parte desse comprometimento.
Muito além de estar preocupada com a preservação do planeta, é necessário proteger os recursos naturais, reduzir a emissão de poluentes e preservar o meio ambiente.
Vale lembrar que uma gestão corporativa eficiente é crucial. Logo, não são aceitas organizações que possuem casos de corrupção, discriminação e assédio.
Portanto, negócios que apoiam projetos de inclusão social e respeito à diversidade se diferenciam das demais organizações, conquistando mais visibilidade e atraindo mais investidores.
O ESG nos traz a importante noção de que o conceito de sustentabilidade anda junto ao de lucratividade — e já passou da hora de todas as empresas entenderem isso.
O futuro dos negócios já está acontecendo. E você? Vai ficar no passado ou vai evoluir junto ao ESG?
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