Erros de marketing digital: saiba quais são as melhores soluções

Adotar estratégias modernas e efetivas de comunicação não é mais algo opcional, mas uma questão de sobrevivência para qualquer empresa que precisa atrair oportunidades de negócio e não perder espaço para os concorrentes. Mas é preciso ser estratégico para não cometer alguns dos vários erros de marketing digital.

Afinal, às vezes uma ação pouco inteligente pode ser mais prejudicial do que benéfica para a sua empresa.

Um estudo recente da consultoria McKinsey, chamado de Digital Marketing Readiness, mostrou que a maioria das companhias brasileiras deixam a desejar em marketing digital. Ou seja, apesar do país apostar bastante nesse segmento, as empresas ainda não possuem maturidade nele.

Mas a gente quer que você consiga aplicar o melhor do marketing na sua empresa, alcançando resultados cada vez mais expressivos. Por isso, listamos problemas comuns e as soluções que aplicamos aqui na Layer Up.

1 – Não definir personas

Pode parecer básico, mas um dos principais erros de marketing digital é não definir uma persona, o personagem criado para representar o público-alvo.

Ou seja, não traçar corretamente todas as características, objeções, dores e o mapa da empatia de quem compra o seu produto, aquele que deve ser o foco de suas estratégias.

Muitos gestores têm a ideia de que atingir qualquer um é o correto, mas acredite, isso só vai atrapalhar você.

No mercado B2B, tem ainda outro agravante: o comportamento do público corporativo não é igual ao consumidor final, nem vice-versa. Caso a sua empresa atue nas duas frentes, é necessário definir estratégias diferentes para cada uma.

Aqui na Layer Up, todo esse levantamento é realizado no início de qualquer trabalho com um parceiro, ainda na fase de planejamento.

2 – Ignorar o funil de vendas

Também não basta sair em busca do cliente ideal e não saber como abordá-lo. Além de um processo comercial bem definido e saber qualificar os leads, é preciso entender em qual fase eles estão dentro do funil de vendas / jornada de compra.

Geralmente esse processo é dividido em fases como conhecimento, consideração e decisão, que podem guiar a sua empresa na hora de produzir conteúdos e saber se comunicar com cada oportunidade de acordo com sua maturidade de compra.

Lembre-se: a abordagem deve ser feita no momento certo, sem pular etapas e nutrindo o lead até que ele esteja pronto para fechar um negócio com você.

A gente trabalha com as estratégias de inbound marketing e outbound 2.0 juntas no funil em Y. Inclusive, já falamos detalhadamente sobre os temas por aqui.

3 – Não atualizar a sua base de e-mails

Esse é um dos erros de marketing mais comuns nas empresas. Tenha em mente que ter uma base gigantesca de e-mails não significa que seus disparos terão boas aberturas e que todos vão ler o que escreveu.

No meio da sua lista, podem ter vários endereços incorretos ou desativados, por exemplo, o que influencia diretamente no sucesso do seu disparo.

Quando o assunto é e-mail, qualidade é sempre melhor que quantidade! Mantenha suas listas bem segmentadas e limpas, assim você vai chegar na pessoa certa e conquistar os resultados desejados.

A solução aqui é sempre atualizar as listas que tiver para evitar hard bounce e soft bounce, que são taxas de rejeição de e-mail quando retornam por destinatário inexistente ou caixa de entrada cheia, respectivamente.

Aqui, a gente se preocupa muito em acompanhar e limpar as bases para alcançar boas taxas de entrega. Também traçamos uma estratégia bem definida de comunicação e automação para não ser inconveniente ou sobrecarregar a base com e-mails que não sejam interessantes.

4 – Não mensurar ações

Mais um item que merece estar na lista de erros de marketing é não acompanhar as métricas das ações. Não basta enviar uma newsletter, publicar um blogpost, fazer uma publicação nas redes sociais ou uma campanha de Ads. É preciso estar diariamente acompanhando os resultados, taxas de clique e abertura, audiência, entre outras taxas de acompanhamento.

O diferencial do marketing digital é justamente a inteligência estratégica. Então, use todo o potencial das ferramentas e os dados gerados por elas para estar sempre otimizando o que você produz em busca do melhor resultado.

5 – Não impulsionar

Por fim, o último erro é não impulsionar o que se produz. Apesar de ser possível alcançar seu público de forma orgânica, os resultados nunca vão ser tão satisfatórios quanto um impulsionamento pago.

As próprias redes sociais limitam o alcance orgânico das publicações. Então, essa é uma estratégia que não pode ser descartada. Na Layer Up, estruturamos um plano de mídia bem definido para que o seu conteúdo tenha bons acessos.

Não cometa esses erros de marketing digital!

Gostou das dicas? Aqui no blog publicamos várias outras para você apostar nesse mercado. E se precisar de ajuda, é só entrar em contato!

 


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