E-mail marketing: os erros que podem comprometer o seu sucesso

Você está atento ao e-mail marketing produzido e enviado pela sua empresa? Por pensarmos que e-mails são tarefas simples, ficamos mais propensos a cometer erros que podem levar ao fracasso dos objetivos traçados para nossas campanhas.

Por mais que exista uma infinidade de recursos e conteúdos disponíveis sobre como deve ser feito um bom e-mail marketing, existem falhas bastante comuns que são encontradas com frequência.

Algumas delas não comprometem o desempenho diretamente, porém outros são capazes de acabar com sua performance.

Por isso, nós reunimos todas elas aqui para ajudar a sua empresa a acertar na estratégia e gerar resultados melhores.

Erros comuns em campanhas de e-mail marketing

Construir um e-mail marketing pode não ser tão fácil quanto muitos imaginam.

Um título muito longo é motivo para que usuários simplesmente não acessem a mensagem. E essa é nossa primeira dica: construa títulos para mobile com até 35 caracteres e para desktop com até 70.

O título abaixo, por exemplo, é perfeito para chamar a atenção de usuários que estão navegando pelo celular:

Desenvolver um e-mail marketing pode não ser tão fácil como você imagina. Conheça alguns erros comuns e descubra como evitá-los.

Já no exemplo abaixo, o título excedeu o limite de caracteres. Se o usuário estiver pelo mobile, não vai se interessar em abrir o e-mail para só depois descobrir qual é a vantagem.

Desenvolver um e-mail marketing pode não ser tão fácil como você imagina. Conheça alguns erros comuns e descubra como evitá-los.

E-mail longo demais

Escrever textos pode ser considerado uma arte. Quando o assunto é e-mail marketing, o poder de síntese e clareza merecem ainda mais destaque.

É importante criar algo que torne seu texto atrativo e relevante para o leitor. Procure não deixá-lo muito longo, seja objetivo e foque naquilo que realmente interessa e deseja transmitir.

Quando o texto é extenso demais, o leitor pode ignorar seu e-mail e, na pior das hipóteses, enviá-lo direto para a lixeira.

 Não fornecer nada de relevante para o cliente

Não é nada aconselhável encher a caixa de entrada dos seus clientes com e-mails sem utilidade.

É preciso criar um conteúdo interessante, oferecendo aquilo que ele deseja ou precisa.

Vale mais enviar um e-mail marketing semanal bem formulado do que dez e-mails semanais sem valor nenhum.

 E-mail marketing não segmentado

Antes de qualquer disparo de e-mail marketing, é necessário segmentar quem é que vai recebê-los.

Separe seus clientes por meio dos segmentos que preferir e defina como será o e-mail lançado para cada grupo. Foque naquilo que realmente é valioso para a pessoa que está lendo o conteúdo enviado.

 Escolher imagens erradas

Um grande número de imagens no corpo do e-mail pode se tornar um problema. Além de cansativo, é possível que as ferramentas o considerem spam.

Geralmente, conteúdos desse tipo não são otimizados para dispositivos móveis. Avalie dentre as formas qual é a melhor para comunicar o que deseja.

Porém, é importante que o e-mail marketing enviado tenha no mínimo uma imagem para que o conteúdo não se torne enfadonho.

 Disparos indevidos

Como já foi dito anteriormente, não é nada aconselhável encher a caixa de entrada de seu cliente com e-mails de sua empresa.

Ele pode se sentir perturbado e cancelar a assinatura, saindo para sempre do seu mailing.

Sem contar que, quando vários e-mails são disparados, a qualidade deles não é das melhores. Crie um cronograma de envios, e defina um plano editorial de acordo com cada lista, ou seja, com cada perfil de público.

 Falta de segmentação na lista e-mails

Se você abranger uma grande quantidade de pessoas com perfis diferentes, certamente o que está oferecendo será inadequado ou indevido para muitas delas.

De novo, a regra de ouro é segmentar, segmente MUITO! Para isso, vale a pena entender como criar buyer personas.

 E-mail marketing com erros

Vale destacar que a ortografia é algo crucial. Todo e-mail marketing deve passar a sensação de profissionalismo.

Se o texto conter muita discordância, erros de pontuação e escrita, dentre outros fatores, certamente sua empresa irá perder a credibilidade.

Além da ortografia, certifique-se de que a imagem usada está em boa resolução e de acordo com o que está sendo comunicado.

Apesar de ninguém gostar de cometer erros, a maioria deles é comum e deve ser reconhecido.

Afinal, só assim sua empresa estará pronta para crescer e consertar essas falhas. Negócios que preferem ignorar os erros ao invés de aprender com eles não estão preparados para o mundo dos negócios.

Campanhas de e-mail marketing continuam sendo a opção mais econômica para divulgar sua empresa e se relacionar com seus clientes. 

Métricas para acompanhar

Para alavancar ainda mais a sua performance, desenvolvemos um conteúdo reunindo as principais métricas de e-mail para acompanhar. Confira clicando na imagem abaixo:

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