A importância da gestão 4.0 para o seu negócio

A gestão 4.0 promete transformar os processos, produtos e serviços da sua empresa. Em nosso blog, contamos por que você deve implantá-la!

Você já ouviu falar do termo indústria 4.0? Referente à Quarta Revolução Industrial, essa expressão está relacionada com a convergência de tecnologias – sejam elas digitais, físicas ou biológicas – e está sacudindo o mercado já há algum tempo. E é claro que a gestão 4.0 também está inserida neste meio. 

A gestão 4.0 é uma maneira de empreendedores e gestores reverem o modo de administração de seus negócios. Assim, é possível se manter relevante em um mundo onde a concorrência e a inovação correm soltas!

Neste blogpost, vamos te manter por dentro desses conceitos e a importância  deles para que você mantenha o lucro da sua empresa em dia. Vamos lá? 

Entenda a indústria 4.0 no mundo empresarial

Provavelmente você já ouviu falar da Primeira e da Segunda Revolução Industrial, não é? Mas deixe para trás a visão que você tem sobre esses assuntos. A Quarta Revolução Industrial está acontecendo e está completamente ligada às tecnologias que utilizamos diariamente.

No meio empresarial, a indústria 4.0 exige uma maior produtividade, que é recompensada com redução de custos e mais foco em entregas de qualidade para o consumidor. Não seguir esse caminho significa perder espaço ou até mesmo deixar de existir. 

Para auxiliar, estão disponíveis tecnologias que vão desde computadores até big data e inteligência artificial e que caminham lado a lado com a transformação digital buscada por tantas empresas. 

Gestão 4.0: foco no cliente sempre

Se a indústria 4.0 criou novos padrões de mercado, a gestão 4.0 direciona os empreendedores à caminhar de acordo com essas mudanças. E para que isso aconteça, existem três passos obrigatórios: 

  • A automatização de produtos e serviços, para tornar os ciclos de trabalhos mais práticos e rápidos
  • A integração de todos os setores da empresa, para melhorar a comunicação interna e diminuir gargalos e falhas na produção
  • A virtualização dos processos, para analisar dados e resultados em tempo real, tornando a tomada de decisão mais rápida. 

Além disso, é preciso ter em mente que a gestão 4.0 direciona sempre os focos para o cliente. Nesse sentido, a postura de chefe fica para trás e os gestores precisam atuar como integrantes da equipe, com disposição para facilitar e agregar em diferentes processos.

Quais são as vantagens de implantar a gestão 4.0 na sua empresa?

Maior lucro e melhor resultado para o cliente não são as únicas vantagens da gestão 4.0. A administração interna também ganha muito com esse tipo de método, já que as decisões passam a ser mais rápidas e com um entendimento de demandas mais prático por parte do gestor.

Desse modo, um dos maiores benefícios é a visão inovadora desenvolvida inicialmente pelos líderes e depois semeada para o restante do time. Com todos esses pontos unidos, é possível gerar estratégias mais assertivas, que agreguem valor à marca e ao cliente

Se você tiver interesse em saber mais sobre gestão 4.0 e transformação digital, você pode bater um papo com a nossa equipe! Estamos sempre disponíveis para esclarecer as suas dúvidas.

Deixe um comentário