Google Data Studio: os primeiros passos para mudar o rumo da sua empresa

Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho será satisfatório, e no marketing não pode ser assim. O Google Data Studio chegou para otimizar seu tempo e aumentar seus resultados.

Para uma boa performance, é preciso estratégia e planejamento com metas e objetivos bem estruturados. Mas como vamos saber se estamos fazendo a coisa certa ou alcançando os resultados esperados? A resposta é simples: mensurando!

Uma das atividades mais importantes da equipe de marketing é o acompanhamento e mensuração dos resultados

Mesmo sendo uma tarefa muito importante, ainda existe muita dificuldade em interpretar os dados e, principalmente,  transformar números e gráficos em informações claras e fáceis de serem entendidas por clientes ou equipes.

Mas o Google está sempre antenado às necessidades dos seus usuários, por isso não deixaria passar a oportunidade de ter sua própria ferramenta para análise de dados, o Google Data Studio.

O que é o Google Data Studio?

O Google Data Studio é uma ferramenta para visualização de dados. Ou seja,  ela se integra ao Analytics, Adwords, planilhas, banco de dados SQL ou qualquer outra fonte de dados e transforma esses dados em relatórios customizáveis.

A ferramenta trabalha com três pilares: coleta, visualização e compartilhamento de dados. Isso permite que dados brutos se transformem em relatórios fáceis de serem lidos e interpretados e compartilhados. 

Vantagens da ferramenta

Em um primeiro momento, podemos achar que o Google Data Studio é apenas mais uma ferramenta para gerar relatórios. Mas seria um pensamento muito simplista, já que o software é muito intuitivo e possui muitos recursos que ajudam, principalmente, usuários que têm dificuldades em entender planilhas de Excel, por exemplo. 

Por coletar dados de várias fontes e agrupá-los de forma fácil e totalmente personalizada, otimiza o tempo de criação de relatórios.

Além disso, as apresentações se tornam mais curtas e mais interessantes porque os relatórios se tornam esteticamente mais atrativos.

Outro ponto que é importante destacar é que, quando conseguimos ter uma visão ampla da estratégia, entendemos os processos e o porquê deles serem  necessários e conseguimos mensurar, tomamos decisões baseadas em dados, logo, mais assertivas.

Com todas essas vantagens, o tempo de produção e apresentação automaticamente são reduzidos, ou seja, o tempo gasto para a produção diminui e a produtividade da sua equipe aumenta. 

Primeiros passos no Google Data Studio

A primeira coisa que você precisa saber sobre esta ferramenta é que ela é totalmente gratuita. Não tem desculpa para não usar!

O acesso à ferramenta pode ser feito por uma conta do Gmail. Caso não possua, você pode vincular uma conta de outro domínio.

Depois de fazer seu cadastro e login, você terá o primeiro contato com as opções de relatórios, tabelas e gráficos.  

Não perca tempo, comece hoje a utilizar o Google Data Studio e revolucione sua maneira de gerar relatórios.

Quer saber mais sobre dashboards e como usá-los para ter insights estratégicos, melhorando os resultados do seu negócio? Confira nosso blogpost.

Transforme dashboards em insights!

Deixe um comentário