Guia definitivo das principais tendências de marketing para 2023

Definir as tendências de marketing nunca é uma tarefa fácil.Afinal, vivemos em uma época na qual novos conceitos, produtos e serviços são criados todos os dias.Isso significa que, por bem ou por mal, as...

Guia definitivo das principais tendências de marketing para 2023

Definir as tendências de marketing nunca é uma tarefa fácil.

Afinal, vivemos em uma época na qual novos conceitos, produtos e serviços são criados todos os dias.

Isso significa que, por bem ou por mal, as prioridades também podem mudar muito rápido. Além disso, é por meio dessas tendências que empresas dos mais variados segmentos conseguem (re)pensar suas ações e criar conteúdos estratégicos que vão atingir o seu público-alvo com muito mais facilidade. 

Logo ter, pelo menos, um caminho para seguir é algo fundamental, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvemos criar um conteúdo relevante e útil para os nossos leitores, reunindo aqui algumas das principais tendências, estratégias e ações que os times de Marketing e Performance da Layer Up estarão de olho em 2023. Isso porque, aqui, não seguimos aquela máxima de “casa de ferreiro, espeto de pau”.

Muito pelo contrário, as nossas ações são o nosso próprio portfólio.

Não é à toa que ganhamos o prêmio de Espada Ninja no RD Summit 2022, que reconhece quem adotou uma estratégia de Inbound Marketing para si com o mesmo empenho que desenvolveu para seus clientes.

Agora nossa coleção ficou assim:

Equipe e troféus da Layer Up

+ RD Summit 2022: como a Layer Up apresentou um festival de cases de sucesso

Tendências de marketing: o que podemos esperar de 2023?

De forma geral, as tendências de marketing são caminhos que indicam o comportamento dos leads com base em dados, pesquisas e expectativas. Ou seja, elas não surgem do nada. Pelo contrário, são diagnósticos que levam  em consideração as movimentações do mercado e a maneira como as pessoas consomem os serviços.

Seja no universo digital ou no mundo offline.

Garantindo assim que as nossas ações sejam mais assertivas e funcionais.

Quer um exemplo prático?

Então basta pensar no Tik Tok, que surgiu como uma rede social para fazer vídeos curtos recheados de dancinhas. Porém, com o passar do tempo ele se tornou uma das redes sociais mais acessadas do mundo. Aqui no Brasil, de acordo com o DataReportal, a  plataforma atingiu 74,1 milhões de usuários em janeiro de 2022.

Tendências de marketing para 2023

 

Metaverso

Já está de olho nas tendências de marketing para 2023? 

Então é bom se manter atento também ao metaverso, um conceito que tem tudo para se tornar uma potência.

Afinal, este é um espaço 3D conceitual de realidade aumentada onde várias pessoas se conectam e vão tocando a sua vida através de um avatar digital, interagindo e se conectando com outras pessoas. Aliás, esta ideia lembra muito o que o jogo Second Life apresentou ao mundo em 2003, mas de uma forma muito mais tecnológica. 

Sabrina Sato cria Satiko, uma influenciadora digital que só existe no metaverso. 

Sabrina Sato cria Satiko, uma influenciadora digital que só existe no metaverso. (Foto: Instagram).

 Por fim, é importante frisar que nesse universo virtual, as pessoas vivem, se reúnem, trabalham, viajam, compram e interagem umas com outras, tudo isso de forma online diretamente do conforto de seu lar.

Ou seja, para as empresas  do futuro, o metaverso é uma tendência mais do que fundamental.

Big Data e o self-service analytics

Sua empresa já usa o big data da forma correta? Apesar da grande gama de dados que temos hoje em dia, muitas empresas ainda não sabem como extrair esses dados e usar as informações obtidas a favor do seu negócio.

No entanto, nessa entrevista exclusiva da Layer Up, Ricardo Cappra, pesquisador de cultura analítica e fundador do Cappra Institute for Data Science, vai nos falar um pouco sobre self-service analytics, pensamento analítico e a relação do big data com o data-driven, mostrando também como utilizar essas importantes informações para criar insights sobre usuários, clientes, empresas, mercado e etc. Melhorando assim os seus resultados!

Gostou? Então confira e aproveite!

Realidade mista

A realidade mista é, basicamente, uma mistura entre tecnologia, comunicação e ambientes em nuvem. Nesse sentido, essa tendência de marketing também engloba conceitos inovadores como metaverso, realidade aumentada, realidade virtual e internet das coisas. Misturando o mundo físico e o digital.

Demais, né?

Inovação no processo comercial

O processo comercial possui algumas características únicas que precisam ser levadas em consideração na hora de montar suas estratégias. E, nesse sentido, Renata Centurión, Sócia Diretora Latam Winning By e Consultora de Marketing e Vendas garante que “o grande problema de continuar sempre do mesmo jeito é que você evita novas oportunidades que poderiam trazer muito mais dinheiro, crescimento e evolução para sua empresa”.

Para resolver esse problema, você pode, por exemplo:

  1. Abordar os clientes de forma empática;
  2. Fazer uma pesquisa de mercado;
  3. Investir na experiência do consumidor;
  4. Realizar promoções atrativas
  5. Investir em marketing.

Mas se você quer saber como deixar o seu processo comercial ainda mais eficiente?

Então aperte o play e confira essas dicas:

Phydigital x experiência do cliente

A experiência do cliente é toda interação que seus clientes têm com sua empresa.

Nesse sentido, investir em uma boa experiência para o cliente é deixar sua marca mais presente na memória do consumidor. Para isso, no entanto, é preciso estar preocupado com a jornada dele, com as suas vivências e com o que ele pensa da sua marca. A melhor forma de fazer isso é sendo transparente, honesto e participativo.

Nesse sentido, o phygital — um termo em inglês que une o physical (físico) e o digital — propõe um conceito em que ambos os aspectos se conectam, transformam e ressignificam, a experiência do usuário.

Ou seja, a ideia aqui é unir os dois conceitos para oferecer uma experiência completa para o consumidor, que antes estava limitado a um único formato. Esse conceito está intimamente ligado a outra tendência de marketing para 2023 o omnichannel, que pode ser definido justamente como a integração de todos os canais de contato.

As duas estratégias têm como objetivo criar uma experiência mais fluida, humana e interativa.

Data Driven 

Aqui na Layer, desde nossa formação lá em 2014, priorizamos que nossa operação como um todo fosse centrada em dados. Tanto que, durante o ano de 2022, tivemos a segunda edição do nosso Data Driven Decision, um evento digital 100% gratuito, focado nos dados, na sua importância e em suas possibilidades de negócio.

E uma das grandes tendências para esse ano é que cada vez mais empresas adotem uma operação data driven, colaborando para a criação de campanhas personalizadas e baseada em dados concretos.

Marketing Conversacional

Você já ouviu falar em marketing conversacional? Ainda não?

Então é bom ficar de olho nessa tendência de marketing para 2023.

Afinal, uma boa e velha conversa sempre foi uma das melhores — e mais assertivas — técnicas de vendas.

E é, justamente, sobre isso que se trata esse conceito.

Nesse sentido, podemos definir o marketing conversacional como uma estratégia para criar diálogos atrativos, em tempo real e personalizados para cada cliente, com ajuda de chatbots e com o objetivo de transformá-los em leads qualificados e facilitar assim o processo de compra. Além de, é claro, personalizar e otimizar a jornada e a experiência dos seus clientes.

Quer saber mais sobre o Marketing Conversacional?

Então confira nosso Layer Lab especial!

Use as tendências de marketing em favor do seu negócio!

2023 chegou e não dá mais para enrolar, é preciso começar a colocar em prática suas estratégias favoritas.

Para te ajudar com isso, nossa CEO Samira Cardoso preparou uma apresentação especial com as principais tendências e estratégias para esse ano! Para acessá-la, basta clicar no botão abaixo!

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