Guia definitivo do Marketing Financeiro para escalar o seu negócio

Você sabe o que é Marketing Financeiro? O marketing atingiu proporções incríveis e está presente nos mais diversos setores. Até as instituições financeiras investem pesado em estratégias digitais, sobretudo as...

Guia definitivo do Marketing Financeiro para escalar o seu negócio

Você sabe o que é Marketing Financeiro? O marketing atingiu proporções incríveis e está presente nos mais diversos setores. Até as instituições financeiras investem pesado em estratégias digitais, sobretudo as fintechs.

A transformação digital mudou a forma como consumimos conteúdos e interagimos com as empresas. Isso deu espaço para o surgimento do marketing financeiro, que é voltado justamente para ações nesse mercado.

Bancos e outras instituições financeiras já têm certa fama em termos de comunicação. Essas empresas sempre foram conhecidas por terem foco no lucro, mas agora também se esforçam para mostrar um lado mais humanizado.

Por isso, se você também quer aproveitar a expansão desse setor para alavancar seus produtos e serviços, continue com a leitura deste post e confira nossas dicas. 

O que é marketing financeiro?

Independente do seu ramo de atuação, uma empresa precisa de uma boa estratégia de marketing para conseguir competir com sua concorrência no mercado. 

O marketing financeiro é destinado a divulgar e promover instituições ligadas às finanças, como bancos, escritórios de contabilidade, fintechs, corretoras de valores, ou até mesmo consultorias de planejamento corporativo e pessoal. 

Profissionais com experiência contam com uma grande oportunidade para vender seus produtos e serviços, a partir de um bom marketing financeiro. Isso porque o marketing financeiro é um segmento específico da publicidade que se ocupa da construção de marcas, da produção de conteúdo e da divulgação das instituições financeiras ou de agentes que atuam nesse mercado. 

Desse modo, bancos, escritórios de contabilidade, fintechs, assessores financeiros, investidores e empresas de recuperação de crédito podem se beneficiar com essa estratégia. 

Qual é a importância do marketing financeiro?

Por meio do marketing financeiro, é possível criar autoridade para as instituições e posicionar profissionais como referência em seu respectivo nicho. Ao utilizar estratégias alinhadas com as dores do público, é possível criar um relacionamento de longo prazo e conduzir a audiência por meio da sua jornada de compra.

Seus principais objetivos são:

Atingir mais pessoas

Para indivíduos que atuam de maneira independente ou que trabalham como investidores profissionais, o marketing financeiro é um excelente meio para ganhar autoridade, conseguir alunos ou vender infoprodutos.

Quem conhece as peculiaridades de alguma vertente das finanças pode utilizar essa vantagem e promover sua própria marca. Outra grande opção é nutrir a sua audiência e realizar parcerias com outras empresas, a fim de firmar uma colaboração no programa de afiliados.

Por meio desse tipo de abordagem, é possível:

Desse modo, adotar essas estratégias pode contribuir para que você atinja diversas metas pessoais e conquiste o sucesso em sua carreira.

Construir um posicionamento

Um bom posicionamento é relevante tanto para as marcas quanto para os profissionais da área. Para as corporações, adotar uma postura ativa nos canais digitais é importante para educar sua audiência, explicar para os clientes como funcionam diversos aspectos do mercado e mostrar como ela agrega valor em seu trabalho.

Já para os agentes que participam do segmento, vale evidenciar um pouco de sua trajetória e como é possível que as pessoas conquistem o mesmo que você por meio de suas estratégias e conhecimentos. 

Assim, engajar o público para o lançamento de um curso, por exemplo, se torna mais fácil e lucrativo.

Enquanto as entidades financeiras podem adotar cursos livres, fazer lives e contratar influenciadores para posicionar a empresa conforme seus interesses, os indivíduos que atuam de modo independente conseguem usar diretamente as redes sociais ou um canal no YouTube para pegar dicas de economia.

Adequar as necessidades

O processo de transformação digital permitiu a criação de diversas ferramentas para análise e interpretação dos dados. Por meio do marketing financeiro, informações sobre o nível de relacionamento gerado com o público levam a uma compreensão mais profunda sobre as dores e os desejos da persona.

Desse modo, é possível remanejar as estratégias, os produtos e as soluções oferecidas, conforme muda a demanda dos seus clientes. Como o mercado está totalmente focado no bom atendimento, na criação de laços com a audiência e no vínculo de confiança, os mecanismos da publicidade se tornam ainda mais importantes para criar essa maleabilidade no discurso e nas estratégias adotadas.

Imagine, por exemplo, que você atua na formação de jovens investidores. Com a popularização das criptomoedas e dos derivativos, o mercado financeiro se tornou mais complexo, e carece de atualização constante.

Por meio de pesquisas e enquetes junto aos seguidores, você consegue identificar quais conhecimentos o público requer para investir e como desenvolver uma solução adequada para atender a essa necessidade.

Aumentar a produtividade

Ao desenvolver projetos de Marketing de Conteúdo, é possível criar um ciclo positivo na empresa ou na sua própria estrutura profissional. Quando se trabalha na produção de bons materiais, há melhora no engajamento do público e aumento no volume de interações.

Ao manter essa postura com consistência, a confiança do público aumenta, impactando as vendas e levando a melhores condições financeiras. Todo esse ciclo permite que sejam implementadas melhorias, serviços terceirizados e formação de um bom time.

Portanto, há grandes ganhos em termos de produtividade e eficiência. Além disso, um crescimento significativo só pode ser sustentado com a contratação de uma equipe mínima viável, tornando o trabalho ainda mais profissional e ágil.

Quais são as tendências do marketing financeiro?

Se você quer conhecer as principais tendências que podem ajudar a colocar o marketing financeiro em prática, continue lendo. 

Vamos mostrar o que é possível fazer e quais são as melhores práticas.

Uso do Big Data

Saber usar os dados na empresa é essencial nos dias atuais. Por meio deles, é possível conseguir ideias para melhorar os resultados e aumentar a satisfação dos clientes. Por exemplo, você pode recorrer ao Big Data para ter diversas informações sobre os consumidores de forma legal e realizar ofertas personalizadas.

Também é plausível fazer uso dessa tendência para aperfeiçoar a jornada de compra de uma pessoa. Com isso, a probabilidade de maximizar os seus lucros e garantir sustentabilidade financeira ao negócio é bem grande.

Ainda, é importante ter atenção à qualidade dos dados disponíveis, a fim de evitar erros. Portanto, não deixe de utilizar essa tendência do marketing financeiro em sua empresa e conquiste resultados cada vez melhores.

Maior humanização

A humanização da marca está na em moda e é essencial prestar atenção a ela se deseja ter melhores resultados com o seu negócio. Ela é valiosa no marketing financeiro e precisa ser incorporada no cotidiano da empresa para ajudar a melhorar o relacionamento com o público.

Por exemplo, uma das principais pontes para a confiança entre uma instituição financeira e seus clientes é a transparência. Assim, você deve investir em uma forma de melhorar esse aspecto e garantir mais conexão com os consumidores.

Ainda que sua empresa invista muito em tecnologia, assegurar um atendimento humanizado pode fazer toda a diferença. Desta forma, é necessário adequar suas soluções de automatização com a intenção de gerar proximidade com os clientes.

Automatização de processos

Usar a tecnologia em seu marketing financeiro é uma boa opção. Por meio dela, é possível aumentar a produtividade, desenvolver os meios de pagamento online, automatizar tarefas repetitivas e garantir resultados melhores na empresa. Ainda, consegue-se ter mais dados sobre seus clientes, de forma a assegurar que sua persona fique satisfeita com a relação construída.

Por exemplo, por meio da automatização de processos, você consegue obter dados de forma legal junto aos usuários e, consequentemente, fazer ofertas de serviços financeiros adequadas ao que seu lead necessita. Ou então, oferecer soluções que combinem com o perfil de consumo dele.

Assim, sua comunicação e seu marketing ficam mais eficazes e você consegue alcançar mais pessoas para consumir seus serviços. Portanto, vale a pena começar a investir em automatização de processos de modo estratégico.

Recorra a conteúdos

Utilizar o Marketing de Conteúdo é uma tendência importante e que pode auxiliar sua empresa a alcançar mais consumidores. Por meio dessa estratégia, é plausível oferecer valor e ajudar na resolução de problemas do cotidiano.

Por exemplo, você pode buscar entender as dores e desejos de seus potenciais clientes e disponibilizar artigos em blogs que resolvam essas questões. Assim, você ativa o gatilho de reciprocidade e a probabilidade de conquistar novos consumidores aumenta.

Marketing Financeiro e redes sociais

As redes sociais estão em alta e são uma ótima oportunidade para otimizar os resultados do seu marketing financeiro. Por meio delas, você consegue aproximar a instituição das pessoas e criar um relacionamento sólido, que gere resultados expressivos.

Por exemplo, é plausível utilizar um perfil de sua empresa no Instagram para interagir com seus clientes e os potenciais consumidores, de modo a melhorar o engajamento. Você também consegue criar posts que resolvam uma dor e demonstrar que o negócio está ali para ajudar em qualquer aspecto da vida financeira.

Assim, é viável fortalecer as bases do relacionamento e garantir maior alcance para a empresa, por um custo bem menor. Além disso, pode-se entender qual é o perfil dos que acompanham as redes de sua organização e buscar por outras pessoas que tenham comportamentos e interesses semelhantes.

Portanto, se você quer ter um marketing financeiro de qualidade, que consiga ajudar sua instituição a lucrar e alcançar mais clientes, vale a pena investir nas tendências apresentadas. Além disso, recorrer a soluções tecnológicas que possam ajudar no dia a dia do seu negócio pode ser mais um diferencial frente à concorrência.

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