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Como produzir material relevante e que realmente venha fazer as pessoas se interessarem pelo blog da sua empresa para acessar diariamente e ficar sabendo de tudo o que acontece no seu negócio? Abaixo, iremos ressaltar dicas de como produzir conteúdo para blog que vão te ajudar e, muito, na hora de tomar essas decisões. São pontos totalmente simples, que não precisam envolver um grande número de profissionais, nem investir um centavo sequer para isso.
Tudo deve começar pelo título. É ele que vai chamar o leitor para a ação e é o responsável por convencer as pessoas a ler o conteúdo que está sendo publicado no blog. Um bom título precisa persuadir o leitor, não fazer com que ele apenas se sinta envolvido, mas sim que desperte a curiosidade para que ele leia o que foi publicado até o final.
Aqueles artigos que fazem mais sucesso no âmbito digital nos mais diversos sites, todos eles têm título de bastante importância que resume o assunto a ser tratado em pequenas palavras que aguçam a curiosidade. O seu post deve seguir esse mesmo caminho, ou seja, começar já com título arrebatador para que não haja problemas em persuadir o usuário.
Nunca devemos também fazer parágrafos muito extensos, pois grandes blocos de textos tendem a assustar o leitor do blog, fazendo com que ele se disperse da leitura e não mantenha o foco. Quando o usuário se depara com um artigo com poucos pontos, poucas vírgulas e poucos espaçamentos, é quase certeza de que ele vai desistir da leitura, afinal, a internet tem um público bastante rápido e ágil que não tem muita paciência para as coisas. Por isso, o texto do blog precisa ser bem dividido e bem pontuado, para que seja agradável aos olhos acompanhar a leitura.
Comunicação não se resume apenas a transmitir a mensagem, porém, é a arte de podar as palavras e usar apenas aquelas que vão falar diretamente com seu público de forma que ele se sinta interessado pelo que está sendo informado. Separe os assuntos por parágrafo, por exemplo, assim ele vai saber identificar quais pontos estão sendo tratados naquele bloco de texto do blog e assimilar melhor a ideia que deseja transmitir.
Nesta introdução que demos acima, destacamos alguns dos fatores mais importantes na hora de fazer um bom blog post, porém, existem muitas outras táticas que são utilizadas para se obter o sucesso na publicação. Vamos separá-las agora em tópicos para que facilite a sua leitura e tenha uma maior compreensão sobre o que estamos transmitindo a você.
O que seriam dos textos se não existissem os subtítulos? Eles são responsáveis por quebrar o texto em partes e não deixar aquela leitura corrida demais, o que também afasta os leitores. Um subtítulo é essencial para amenizar a leitura e torná-
la mais agradável. Divida o seu raciocínio por meio dos subtítulos, pois também servem, normalmente, como pausa na leitura ajudando o leitor a construir e pegar carona na sua linha de raciocínio e entender o que está transmitindo. Porém, os subtítulos devem ser tão matadores quanto os títulos. Lembre-se que a cada subtítulo é a oportunidade de fazer o leitor continuar a leitura.
Apesar de o conteúdo ser o fator mais importante na hora da publicação, a forma com que ele é apresentado também conta muito. Assim como aqueles textos corriqueiros espantam os leitores, os artigos em que falta uma boa formatação também fazem com que eles corram do conteúdo publicado. Muitos fatores podem atrapalhar a formatação do seu texto, tais como: uma cor muito forte ou, então, muito chamativa que causa um impacto visual grande e cansa os olhos. Uma estrutura confusa, sem ordem com tudo jogado sem qualquer preocupação em juntar os raciocínios e por aí vai.
Já dissemos aqui e vamos repetir mais uma vez: imagens valem mais do que mil palavras, portanto, use isso para atrair mais leitores à sua publicação. Quando postar uma imagem no conteúdo, não se esqueça de utilizar as legendas. Os usuários automaticamente vão bater os olhos primeiramente nas fotos, sendo assim, quando ela tem legenda, já começa a deixar eles por dentro do assunto que o artigo está informando.
Podemos dizer que o Call To Action é o fator mais importante do seu post. É por meio dessa sessão que realmente aquele engajamento com o leitor vai acontecer, possibilitando a transformação dele em cliente, dependendo do objetivo que se pretende atingir. Geralmente, o CTA fica no final do blog, utilizando-se de táticas para convidar o leitor a realizar algum tipo de ação, seja ela acessar algum link externo, deixar um simples comentário, fazer o upload de algum arquivo, dentre outros. (Veja abaixo um exemplo)
Como puderam perceber, todas essas dicas acima não envolvem muitos profissionaism nem o investimento grande – como dissemos no início deste artigo – porém, fazem a total diferença na hora de ver uma publicação. Se parar para perceber, poderão ver uma ligação entre uma dica e outra, ou seja, um fator vai se interligando com outro de modo que o conteúdo fique bem completo para atingir o objetivo que se deseja com ele.
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