Inbound marketing: o que é preciso mensurar

Já não é de hoje que ouvimos falar dos benefícios do inbound marketing. Inclusive sempre falamos dele aqui no blog da Layer Up, porém uma de suas maiores vantagens é sua capacidade de mensuração. Com...

Inbound marketing: o que é preciso mensurar

Já não é de hoje que ouvimos falar dos benefícios do inbound marketing. Inclusive sempre falamos dele aqui no blog da Layer Up, porém uma de suas maiores vantagens é sua capacidade de mensuração.

Com o inbound marketing, é possível ter números exatos. Por exemplo, a metodologia permite saber quem exatamente abriu tal e-mail. Assim como identificar quem não deseja mais receber notificações de sua empresa.

Porém, a pergunta que não quer calar é: o que é mensurar? O que fazer para saber se a estratégia adotada pela empresa realmente está trazendo benefícios? Todas as respostas para essas perguntas você encontra a seguir.

Começando pelo ROI

O ROI (retorno sobre o investimento)  pode ser considerado um dos mais importantes indicativos nas estratégias de marketing. Com ele, consegue-se fazer uma avaliação realista das performances das campanhas lançadas por sua empresa para saber qual está tendo mais resultados.

Para se calcular o ROI é muito simples: faturamento – investimentos/investimentos.

Existem duas maneiras para se medir o ROI

Existe algo mais decepcionante do que dar início a uma campanha, investir nela e não conseguir visualizar nenhum tipo de resultado? Ou pior, não conhecer e nem ter as ferramentas para que tudo isso se torne realidade?

Para evitar essa situação, você precisa saber medir o ROi. Pode ser de forma integral, ou seja, onde se avalia todo o desempenho de suas ações de inbound marketing, ou em ações especificas.

Confira algumas métricas desse processo:

Taxa de conversão

Se engana quem pensa que mensurar taxas de conversão seja algo específico para o e-commerce. Muito pelo contrário! É necessário que todo inbound marketing tenha isso como estratégia.

Você pode usá-la para calcular o total de leads ou visitas de uma página, downloads realizados, engajamento gerado com o e-mail marketing, etc.

Custo por visitante

Para se calcular o custo de visitantes, é bem simples. E se a sua empresa possui um site, é mais fácil ainda.

Basta calcular o número mensal de visitas e dividir pelo valor total de investimentos no site e em todas as campanhas que tenham como foco atrair visitantes para a plataforma virtual da sua empresa. O resultado lhe informará o quanto sua empresa gasta para uma pessoa ter acesso ao site.

CPL — Custo por lead

Quase a mesma coisa que o tópico anterior, a única diferença é que aqui calculamos o valor por lead, e não apenas por usuário.

A conta também é bastante simples, basta dividir o total investido em inbound marketing pela quantidade de leads gerados com as diversas formas de tráfegos que sua empresa optar. 

Funil de vendas e sua métrica

Por fim, o funil de vendas é um termo muito usado por quem trabalha com marketing. Significa todo o caminho pelo qual o cliente passa (que é um “funil”) até que realize a compra ou atinja o resultado que sua empresa espera.

Após ter em mãos quantos visitantes a plataforma virtual de sua empresa teve, é preciso descobrir quantos deles foram convertidos, isso é, compraram, baixaram ou fizeram algo no site além de simplesmente olhar.

Quando se torna um lead?

Quando a pessoa toma alguma decisão a partir disso, ela se torna um lead.

Após chegar a esse número, existe outra questão: qual foi a quantidade deles que foi trabalhada com algum conteúdo ou contatos por meio da equipe de vendas até que se tornassem oportunidades? Para finalizar, o final do funil é o momento em que essas oportunidades se convertem em negócio fechado.

Dentro desse parâmetro, é possível chegar a algumas conclusões. Por exemplo, dá para saber o quanto de investimento será necessário na próxima campanha, se a porcentagem de leads qualificados corresponderam às expectativas e também sobre a retenção de clientes.

É preciso conseguir novos clientes para sua empresa e mantê-los com a parceria. Sem o auxílio da métrica, fica muito mais difícil conseguir os resultados precisos das ações realizadas.

Por isso, invista nessas métricas. Os resultados gerados levarão para sua empresa muito mais eficácia e precisão nos dados adquiridos com o inbound marketing.

Lembrando que essas são apenas algumas dicas e tudo varia de acordo com as necessidades de sua empresa e o público que deseja atingir. Se levar tudo isso em consideração com muita calma e precisão, não haverá erros.

Conheça as principais métricas de inbound marketing para acompanhar e saber se sua empresa está conseguindo resultados com a metodologia.

Logo do WhatsApp
Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.