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Já não é de hoje que ouvimos falar dos benefícios do inbound marketing. Inclusive sempre falamos dele aqui no blog da Layer Up, porém uma de suas maiores vantagens é sua capacidade de mensuração.
Com o inbound marketing, é possível ter números exatos. Por exemplo, a metodologia permite saber quem exatamente abriu tal e-mail. Assim como identificar quem não deseja mais receber notificações de sua empresa.
Porém, a pergunta que não quer calar é: o que é mensurar? O que fazer para saber se a estratégia adotada pela empresa realmente está trazendo benefícios? Todas as respostas para essas perguntas você encontra a seguir.
O ROI (retorno sobre o investimento) pode ser considerado um dos mais importantes indicativos nas estratégias de marketing. Com ele, consegue-se fazer uma avaliação realista das performances das campanhas lançadas por sua empresa para saber qual está tendo mais resultados.
Para se calcular o ROI é muito simples: faturamento – investimentos/investimentos.
Existe algo mais decepcionante do que dar início a uma campanha, investir nela e não conseguir visualizar nenhum tipo de resultado? Ou pior, não conhecer e nem ter as ferramentas para que tudo isso se torne realidade?
Para evitar essa situação, você precisa saber medir o ROi. Pode ser de forma integral, ou seja, onde se avalia todo o desempenho de suas ações de inbound marketing, ou em ações especificas.
Confira algumas métricas desse processo:
Se engana quem pensa que mensurar taxas de conversão seja algo específico para o e-commerce. Muito pelo contrário! É necessário que todo inbound marketing tenha isso como estratégia.
Você pode usá-la para calcular o total de leads ou visitas de uma página, downloads realizados, engajamento gerado com o e-mail marketing, etc.
Para se calcular o custo de visitantes, é bem simples. E se a sua empresa possui um site, é mais fácil ainda.
Basta calcular o número mensal de visitas e dividir pelo valor total de investimentos no site e em todas as campanhas que tenham como foco atrair visitantes para a plataforma virtual da sua empresa. O resultado lhe informará o quanto sua empresa gasta para uma pessoa ter acesso ao site.
Quase a mesma coisa que o tópico anterior, a única diferença é que aqui calculamos o valor por lead, e não apenas por usuário.
A conta também é bastante simples, basta dividir o total investido em inbound marketing pela quantidade de leads gerados com as diversas formas de tráfegos que sua empresa optar.
Por fim, o funil de vendas é um termo muito usado por quem trabalha com marketing. Significa todo o caminho pelo qual o cliente passa (que é um “funil”) até que realize a compra ou atinja o resultado que sua empresa espera.
Após ter em mãos quantos visitantes a plataforma virtual de sua empresa teve, é preciso descobrir quantos deles foram convertidos, isso é, compraram, baixaram ou fizeram algo no site além de simplesmente olhar.
Quando a pessoa toma alguma decisão a partir disso, ela se torna um lead.
Após chegar a esse número, existe outra questão: qual foi a quantidade deles que foi trabalhada com algum conteúdo ou contatos por meio da equipe de vendas até que se tornassem oportunidades? Para finalizar, o final do funil é o momento em que essas oportunidades se convertem em negócio fechado.
Dentro desse parâmetro, é possível chegar a algumas conclusões. Por exemplo, dá para saber o quanto de investimento será necessário na próxima campanha, se a porcentagem de leads qualificados corresponderam às expectativas e também sobre a retenção de clientes.
É preciso conseguir novos clientes para sua empresa e mantê-los com a parceria. Sem o auxílio da métrica, fica muito mais difícil conseguir os resultados precisos das ações realizadas.
Por isso, invista nessas métricas. Os resultados gerados levarão para sua empresa muito mais eficácia e precisão nos dados adquiridos com o inbound marketing.
Lembrando que essas são apenas algumas dicas e tudo varia de acordo com as necessidades de sua empresa e o público que deseja atingir. Se levar tudo isso em consideração com muita calma e precisão, não haverá erros.
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