5 passos para aplicar o Inbound Marketing em uma pequena empresa

Inbound marketing para pequenas empresas: solução para vender mais

Sabe aquela ligação inconveniente da operadora de celular que insiste em nos oferecer um pacote de serviços? Já imaginou o tamanho da equipe de vendas da empresa? Recentemente, uma delas anunciou a demissão de 2 mil funcionários.

Com outra realidade e estrutura menor, o microempresário precisa escolher a melhor estratégia para otimizar o trabalho de seus funcionários. É aí que os cinco passos de como inserir o inbound marketing para pequenas empresas poderão lhe ajudar.

 

  1. Defina o seu público-alvo

Antes de escolher as ferramentas para atrair público, é essencial identificar quais são os perfis das pessoas que buscam o produto vendido pela sua microempresa. Chamamos  isso de buyer persona, e são elas que fazem o inbound marketing para pequenas empresas funcionar tanto. Com uma equipe enxuta, você não poderá perder tempo oferecendo o seu produto para quem não tem interesse nele.

 

  1. Crie um blog

Não se esqueça de que, para a estratégia de inbound marketing para pequenas empresas dar certo, é fundamental produzir conteúdo relevante publicá-lo em um blog. Assim, você passará a ser visto como autoridade na sua área. No caso do microempresário que tem uma marca de sorvetes com nomes de banda, ele poderia escrever sobre como as suas receitas são inspiradas em uma sorveteria italiana conceituada, por exemplo.

 

  1. Produza conteúdo para todas as etapas do funil

Vamos supor que o dono da marca de sorvetes publique posts voltados apenas para quem está na primeira etapa do funil, isto é, sobre as origens da sobremesa, as formas de conservá-la por mais tempo e a quantidade de brasileiros que preferem o sabor chocolate ou morango. Assim, ele atrairá os visitantes, mas não os converterá em leads. Ou seja, o esforço para produzir conteúdo não o ajudará a vender mais. Porém, essa é apenas uma das etapas, e se o conteúdo está atraindo público, é uma primeira fase com sucesso.

Publique textos no blog que eduquem o visitante, mas lembre-se de que fazendo uso de estratégias de Inbound Marketing o usuário poderá vir a ser um cliente

 

  1. Mostre os seus diferenciais

Depois de o visitante demonstrar interesse pelo seu produto, por exemplo, enviando os dados dele por meio de uma landing page, é importante ter em seus blogposts que ressaltem as suas qualidades. “Por que o meu sorvete é melhor do que o do concorrente”? Utilizo ingredientes selecionados, tenho uma longa trajetória no universo da gastronomia, os nomes das bandas que estão associadas aos sabores são engraçados, etc.

 

  1. Divulgue os conteúdos nas redes

Para aumentar a audiência do seu blog, não se esqueça de publicar nas redes sociais posts que convidem os fãs a ler os textos. A produção de conteúdo é fundamental para o inbound marketing, e criar estratégias que valorizem esse aspecto fará com que a sua pequena empresa venda mais.

Quer conhecer um pouco mais a metodologia? Entre em contato conosco! Inbound marketing para pequenas empresas é uma estratégia que funciona muito!

No próximo post, contarei sobre como as minhas experiências profissionais anteriores me fizeram valorizar a produção de conteúdo.

Veja também outras publicações que podem te ajudar em suas ações de Marketing Digital:

+ A DIFERENÇA ENTRE INBOUND MARKETING E MARKETING DE CONTEÚDO

MARKETING DE CONTEÚDO: SEU FORTE ALIADO NO PÓS-VENDA

 

Inbound Marketing Mensurar - Layer Up - agência de marketing digital


Deixe um comentário