Marketing de Diversidade: o que é e qual o seu impacto no mercado?

O marketing de diversidade é uma estratégia que cria campanhas, anúncios e conteúdos que se comunicam com todos os indivíduos, não importando a idade, o gênero, a etnia ou a situação socioeconômica.Ao...

Marketing de Diversidade: o que é e qual o seu impacto no mercado?

O marketing de diversidade é uma estratégia que cria campanhas, anúncios e conteúdos que se comunicam com todos os indivíduos, não importando a idade, o gênero, a etnia ou a situação socioeconômica.

Ao criar as suas personas, você deve  considerar todos os aspectos da sociedade a sua volta, deixando de lado arquétipos fictícios e artificiais. Isso quer dizer que é necessário ter uma audiência diversificada, com perspectivas variadas.

Criar campanhas de marketing  inclusivas, inicialmente, parece complicado. Contudo, ao ter uma equipe formada por profissionais de diferentes culturas, gêneros e padrões sociais, é possível enxergar essa questão por vários pontos de vista, criando uma mensagem diversa.

Com a leitura deste conteúdo, por exemplo, você entenderá mais sobre o marketing de diversidade e como aplicá-lo em seu negócio. Também perceberá como essa prática já não é mais uma tendência para o futuro, e sim uma necessidade do presente.

O que é marketing diversidade?

O marketing diversidade também é marketing. Ponto.

A única diferença é que ele não anuncia, promove ou vende apenas para um grupo de pessoas. É uma resposta ativa aos estereótipos tradicionais e uma tentativa de transmitir que as marcas são criadas para clientes de todos os tipos, independente de suas vivências.

Isso inclui fatores como:

  • Gênero,
  • Idioma;
  • Renda;
  • Sexualidade;
  • Idade;
  • Religião;
  • Etnia.

Além disso, considera que as pessoas são indivíduos e todos são diferentes.

E acredite: se a sua empresa comercializa para um público restrito, os consumidores vão notar isso.

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Porque o marketing de diversidade é bom pra minha empresa?

O marketing de diversidade é vantajoso tanto para a organização quanto para o cliente.

Para os empreendimentos, significa atingir um público mais amplo, o que também resulta em campanhas que atingem mais clientes em potencial e cria uma visibilidade positiva para a marca. Os clientes, por sua vez, sentem-se representados e valorizados.

Essa prática de criar uma cultura visual e comportamental que seja mais representativa direciona seus esforços para compreender as várias identidades, diferenças e vivências, ao mesmo tempo que também retrata espaços de homogeneidade.

Além disso, permitir que a sua empresa atinja pessoas diferentes fará com que a marca tenha muito mais possibilidades e pontos de vista a se aproveitar! A partir disso, podem-se abrir diversas oportunidades como nichos e parcerias, por exemplo.

Como o marketing de diversidade é colocado em prática na Layer Up?

No ano passado criamos o Layer ID, um comitê de diversidade, que visa propor discussões importantes para os nossos colaboradores e, consequentemente, nossos clientes. Ele funciona por meio de uma roda de conversa, com relatos e histórias pessoais.

Além disso, nossa cultura focada em feedbacks nos proporciona um novo olhar para questões internas, o que nos engaja a sempre aperfeiçoar nossos processos e ampliar as ativações que rolam por aqui. Claro que todo esse empenho nos trouxe resultados, atualmente:

  • 66,6% da liderança da Layer Up é composta por mulheres;
  • 60,4% do time da Layer Up são mulheres;
  • 33,3% do time são pessoas LBTQIAP+.

E podemos adiantar que já temos várias outras metas em mente e diversas outras sendo colocadas em prática para garantir que este ano seremos uma empresa mais focada na diversidade de nosso time. Para conhecer mais sobre nosso ecossistema, clique no banner abaixo!

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