Além disso, marketing de influência é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais força nos planejamentos de marketing digital. Afinal de contas, os influenciadores estão dominando o mercado. Uma pesquisa da Qualibest, por exemplo, mostrou que 71% dos brasileiros que têm uma conta em redes sociais acompanham ou seguem algum tipo de influenciador.
Mas, como utilizar o marketing de influência nas suas estratégias de marketing tradicional?
É exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Confira!
O que é marketing de influência?
O marketing de influência é uma estratégia de divulgação usada por marcas que desejam usar a confiabilidade de influenciadores para promover seus produtos. Isso porque essas pessoas geralmente têm um público fiel e nichado.
A ideia, portanto, é aproveitar a credibilidade desses influenciadores para fazer a divulgação de produtos e marcas que têm a ver com o público que consome os seus conteúdos. O que pode ser muito útil para companhias que buscam reconhecimento no mercado.
Por que usar o marketing de influência?
Diversas pesquisas de mercado mostram que a desconfiança do consumidor na maioria das empresas é grande. De acordo com Rafael Arty, especialista em influência digital, 62% dos consumidores confiam menos em marcas.
Isso pode ser um grande problema para aquelas empresas que só apostam no marketing tradicional.
Além disso, as ofertas invasivas de produtos costumam incomodar os consumidores. Em especial porque o modo de consumo mudou. Hoje, os clientes estão nas redes sociais e podem, ali mesmo, saber “a verdade” sobre seu produto ou compará-lo com outras opções.
Ainda de acordo com os dados apresentados por Rafael Arty, 84% dos consumidores vão até as redes sociais antes de comprar.
E como não querem sobrecarga de informação, as pessoas recorrem aos influenciadores para entender quais os produtos que valem o investimento.
Por exemplo: sabemos que uma pessoa que segue uma influenciadora de moda consciente ou slow fashion, que fala sobre roupas feitas com consciência ambiental, provavelmente não tem interesse em produtos de lojas de departamento.
Como usar o marketing de influência no marketing digital tradicional?
A primeira e mais importante coisa que você precisa aprender aqui é a não se guiar pelo número de seguidores.
E isso deveria ser óbvio, afinal, as pessoas podem comprar seguidores e podem ter seguidores pouco relevantes para o seu negócio. Nesse sentido, um micro-influenciador pode ser mais interessante do que uma outra pessoa com milhões de seguidores desengajados.
Além disso, no marketing digital, a rede social é um trabalho de constância. Inclusive, existem estudos que dizem que uma pessoa precisa ver a mesma mensagem até 15 vezes para internalizá-la. E é por isso que as propagandas duram, em média, 2 semanas na televisão, por exemplo.
Fora isso, você deve estudar a fundo a audiência da pessoa que pensa em contratar. Peça o mídia kit, olhe os comentários, curtidas e seguidores.
Vale lembrar que ao contratar esse serviço, você está comprando a audiência dele, não o influenciador em si.
Portanto, tome atitudes pautadas em números e dados, não naquilo que você acha bacana.