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Para gerir o time de marketing e vendas, o responsável precisa investir tempo no treinamento dos profissionais. É necessário reforçar os processos da empresa, entender que tecnologia deverá ser utilizada e como será feita a análise dos resultados.
A equipe deve saber o que você, gestor, espera dela. E não basta apenas falar: é necessário documentar qual é a conduta profissional a ser seguida pelos profissionais no dia a dia.
Deixe esse ponto claro desde o momento da entrevista e o reforce durante a integração, quando o candidato já tiver se tornado um colaborador da sua empresa.
Se houver transparência sobre o código de conduta e a cultura do local, ficará mais fácil tanto para o gestor encarregado de avaliar a atuação do profissional ao longo do tempo quanto para o próprio funcionário.
Em primeiro lugar, é importante saber como tratar os profissionais já existentes no time, descobrindo quais são as suas habilidades, características técnicas e comportamentais.
Nossa dica é construir um mapa da equipe. Hoje, o perfil dos colaboradores é complementar? Quais são os traços dominantes? Do que você sente falta como gestor?
Essa prática ajudará você a elaborar um plano de desenvolvimento para cada um deles, além de descobrir características a serem buscadas nos novos profissionais, sempre de acordo com a necessidade do seu negócio.
Mas, de maneira geral, ao abrir um processo seletivo, é necessário estar atento as seguintes tópicos:
Afinal, esse profissional precisa entender o que o cliente está falando, conseguir fazer analogias, gerar valor e transmitir conhecimento. Essas características também são importantes para persuadir alguém e não deixar o lead esfriar, propondo novas formas de interação.
Apesar de ter um perfil traçado, quando estiver realizando entrevistas, lembre-se de que é difícil encontrar um colaborador perfeito, que se encaixe em seu modelo de negócio, possua técnica, talento e esforço e ainda siga os processos corretamente.
Por isso, é importante criar processos e treinamentos bem definidos em sua empresa, para garantir que o colaborador irá desenvolver até as habilidades que possui dificuldade em exercer.
E, para ver esse desenvolvimento, ofereça acompanhamento no dia a dia com feedbacks constantes.
Ao falar de metas, máquina de vendas, dados, parece tudo muito analítico. Mas devemos lembrar que lidamos com uma operação humana, que depende das pessoas e do estado emocional delas para que melhores resultados sejam entregues.
Portanto, imprevistos e mudanças podem acontecer. E os leads também agem de forma variada, possuem respostas diferentes e por isso é necessário ter flexibilidade e leveza para saber lidar.
Aqui, separamos algumas características importantes que uma equipe de marketing e vendas como um todo deve possuir para saber contornar os desafios do dia a dia:
Os profissionais também precisam ter disciplina na execução dos processos. Pois, caso tomem a decisão de fazer algo diferente sem base, isso pode interferir nas métricas e em toda a operação definida anteriormente.
Para acompanhar os KPIs de um time de marketing e vendas inteiro, existe uma lógica de análise. Por isso, é importante garantir que o projeto e os processos funcionem de uma maneira harmônica.
Monte um time de marketing e vendas com todas essas habilidades, mesmo que cada uma apareça em profissionais diferentes. E desenvolva as outras habilidades com feedbacks e treinamentos.
Mantenha o compromisso de desenvolver e treinar para que os profissionais tenham uma boa performance.
Utilize ferramentas integradas de marketing e vendas. O CRM do vendedor precisa conversar com a ferramenta de automação de marketing, portanto precisam estar integrados.
Apenas assim é possível acompanhar, analisar os resultados e conseguir criar estratégias para avançar.
E, para melhorar a performance do time todo, a troca é essencial, delegar algo é muito importante e ajuda a não ter um grande gap entre os times de marketing e vendas.
Se você tem conhecimento e passa aos outros, está contribuindo para a evolução de todos. O gestor deve oferecer follow up constante ao time e promover a interação que facilite o desenvolvimento dos processos internos.
A metodologia do Funil em Y une as equipes de marketing e vendas e é orientada por dados do início ao fim, gerando muito mais oportunidades. Existe um ponto fundamental para trabalhá-la: não ter apenas um grande destaque dentro da equipe, mas sim um time que consegue atuar coletivamente, que se reúne e define metas, que segue processos, se organiza, que tem constância e disciplina de execução.
Se você é gestor e consegue organizar um time dessa maneira, provavelmente vai conseguir um sucesso muito maior do que se tiver um ou dois destaques dentro de uma equipe. Afinal, o foco é a equipe operar muito bem e, assim, trazer resultados ainda melhores!
Para ensinar um pouco mais sobre a estratégia que alavancou o faturamento de um de nossos clientes em 1.529,4%, desenvolvemos um webinar gratuito. Acesse:
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