Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Com a evolução do mercado e as mudanças no modelo de marketing e vendas, os processos de jornada de compra estão cada vez mais focados na experiência do cliente, tanto que o Marketing Flywheel — considerado por muitos como o substituto do funil de vendas —, surgiu com esse objetivo.
Entenda como essa nova metodologia surgiu e quais os diferenciais de aplicá-la em seu negócio.
A nova técnica tem como principal característica abordar o marketing e vendas de uma perspectiva diferente das tradicionais e muito conhecidas do marketing digital. Ela, por sua vez, é totalmente focada em propiciar uma boa experiência de compra aos consumidores, garantindo a fidelização deles.
Diferente do popular funil de vendas, o Marketing Flywheel tem uma forma circular, fortalecendo a ideia que o ciclo de vendas não tem fim. Tanto que o termo Flywheel significa volante de rotação, ou seja, mecanismo que propicia força à máquina.
Assim, essa metodologia tem três focos, sendo: atração, engajamento e experiência do usuário.
Como já citado anteriormente, o Marketing Flywheel busca uma comunicação mais próxima com os usuários, não à toa ele coloca o consumidor como ponto central dos processos, criando então um valor contínuo.
Na prática, a técnica visa desenvolver diversas ações que não terminam após a venda. Na realidade, todo o processo é conduzido pela experiência do cliente, mesmo antes de iniciar a venda.
Alguns outros diferenciais desse modelo de marketing de atração são:
Em outros modelos de marketing de atração o ponto final acontecia quando o usuário adquiria um produto ou serviço, uma vez que o objetivo dessas técnicas era levá-lo para a conversão.
Já com o Marketing Flywheel os consumidores são atraídos e motivados a comprar cada vez mais, mantendo essa relação depois do pós-venda por meio de iniciativas de retenção.
Em geral, quando os possíveis compradores compartilham suas informações de contato, as empresas traçam estratégias para alcançá-los.
Porém, no Marketing Flywheel não é dessa maneira que acontece, o primeiro passo é atrair os leads, depois desenvolver dinâmicas de engajamento e por último propiciar uma experiência inesquecível.
Então, por meio de uma experiência positiva, os clientes antigos e novos compram cada vez mais.
Um dos maiores benefícios dessa estratégia é corrigir possíveis falhas em estratégias mais antigas ou pouco eficazes.
O Marketing Flywheel pode ser aplicado em qualquer modelo de negócio, entretanto, é ainda mais interessante quando aplicado aos negócios B2B. Afinal, como já sabemos, esse processo comercial é mais longo e complexo, desta forma, conquistar mais clientes e manter um relacionamento longo é muito mais vantajoso.
O que impacta diretamente no que conhecemos como CAC (Custo de Aquisição de Cliente). Ao investir em uma metodologia de retenção de clientes, como o Marketing Flywheel, você não precisará gastar dinheiro e tempo para atraí-los novamente.
Assim, eles serão responsáveis por gerar a receita fixa do seu negócio, aquela na qual é possível prever o faturamento a cada mês.
Em resumo, a tecnologia expandiu e muito as possibilidades de marketing e vendas, mas também propiciou aos consumidores uma nova forma de consumir, com mais opções e conforto. De repente, com alguns cliques é possível comprar inúmeros produtos e serviços, então por que não atendê-los de maneira dinâmica e funcional?
Construa um ciclo de fidelização entre sua marca e seus consumidores com o Marketing Flywheel. E, caso você tenha dúvidas em como desenvolver um e-commerce que agregue valor para sua marca e atenda as necessidades de seus clientes, acesse o material que produzimos:
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.