Marketing offline x online: vantagens, diferenças e como alinhar?

Que o marketing é uma das principais ferramentas para promover produtos, engajar clientes, atrair novos leads e aumentar a visibilidade da sua marca, você já sabe. No entanto, é importante frisar também que ele...

Marketing offline x online: vantagens, diferenças e como alinhar?

Que o marketing é uma das principais ferramentas para promover produtos, engajar clientes, atrair novos leads e aumentar a visibilidade da sua marca, você já sabe. No entanto, é importante frisar também que ele conta com duas abordagens principais: o marketing online e o marketing offline. E, embora eles compartilhem algumas semelhanças, as suas estratégias são diferentes em muitos aspectos.

Isso porque o marketing offline é o método tradicional de promoção de produtos ou serviços, incluindo anúncios em revistas, rádios, televisões, outdoors e panfletos. O objetivo dele é atingir um público amplo, sempre com a intenção de atrair novos clientes.

Já o marketing online, por outro lado, se concentra em promover produtos ou serviços por meio da internet, seja com o tráfego pago, anúncios em mídias sociais, e-mails marketing, marketing de conteúdo, SEO, entre outras soluções.

Seu objetivo, portanto, é atingir um público mais específico, alcançando, ao mesmo tempo, mais engajamento e conversões.

Mas engana-se quem pensa que o marketing offline não é importante, e é justamente sobre isso que falaremos hoje.

A importância do marketing offline

Bom, como o próprio nome sugere, o marketing offline é tudo que ocorre fora do meio digital. Ou seja, ele representa o que é feito nos veículos tradicionais, como jornais, revistas, painéis, outdoor, panfletos, eventos presenciais, telefonemas, etc.

Vale ressaltar ainda que, quando comparado ao marketing online, a principal desvantagem do marketing offline é a impossibilidade de trabalhar com uma segmentação específica, que demonstre a efetividade real de cada ação e investimento. No entanto, ele ainda é muito utilizado por diversas empresas e, com um planejamento de marketing inteligente, é possível conseguir bons resultados com essa estratégia.

É o caso, por exemplo, do outbound 2.o que se concentra em ações offline de forma atualizada e dinâmica.

Vantagens do marketing offline

Entre os benefícios do marketing offline podemos citar:

  • O alto impacto de sua mensagem;
  • O alcance em massa de diversas pessoas, nichos e idades, ao mesmo tempo;
  • O contato mais próximo e personalizado;
  • O “cara a cara” nas lojas físicas e nos pontos de venda.

Desvantagens do marketing offline

Além da impossibilidade de mensuração que já citamos acima, quando o marketing offline não é feito de forma estratégica, ele pode ser invasivo, incoerente, insistente e até mesmo irritante. Também há aquela dificuldade real de entregar a sua mensagem ao cliente ideal. Afinal de contas, com a ausência de uma segmentação, você precisa impactar muitas pessoas que não fazem parte do seu público-alvo

Marketing online é a evolução do marketing tradicional

Também chamado de inbound marketing, o marketing online é aquele que está alinhado à evolução dos mercados e dos consumidores.

Afinal de contas, ele utiliza uma série de técnicas que conseguem engajar o lead pela qualidade dos conteúdos produzidos, o que acaba o levando a conhecer a marca e, consequentemente, desejar seus produtos.

Entre suas principais vantagens estão a segmentação, sendo possível acompanhar de perto sua persona e entender o quão engajada ela está com a sua marca, o custo-benefício com estratégias orgânicas como o SEO e o foco, já que fica mais fácil direcionar suas campanhas.

As desvantagens, por outro lado, estão na concorrência e na dificuldade de realmente criar algo inovador.

Como unir as duas estratégias e aumentar seus resultados

Existem várias maneiras de unir o marketing offline e o online, entre elas podemos citar:

Utilização de QR code

Adicionar o QR codes em seus materiais impressos, como folhetos, anúncios em revistas e outdoors pode ser uma excelente estratégia. Isso porque eles levam os clientes diretamente para sua página da web ou para uma landing page específica.

Sincronização de campanhas

Outra forma de unir essas duas abordagens é se certificando de que as mensagens e a linguagem da sua campanha online sejam consistentes com a sua campanha offline e vice e versa, para criar assim uma sensação de continuidade para o cliente.

Invista em promoções

Oferecer descontos ou outros incentivos exclusivos para os clientes que visitarem sua loja física é uma importante forma de fidelização.

E-mail marketing

Envie e-mails personalizados aos seus clientes para mantê-los atualizados sobre novos produtos, eventos e promoções da sua loja.

Integre as mídias sociais

Incorpore as suas mídias sociais, como Facebook e Instagram, em seus materiais de marketing impressos e incentive os clientes a seguir suas contas e acompanhar o seu site. Assim, seus materiais de marketing offline estarão alinhados com suas estratégias de inboud marketing.

Viu só? Ao combinar o marketing offline e online, você pode aproveitar o melhor dos dois lados e unir a força de ambos os canais para atingir um público mais amplo e fidelizado, aumentando assim a conscientização sobre a sua marca.

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