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Aperfeiçoar a experiência do usuário (UX) é determinante para gerar mais credibilidade e alavancar os resultados de um negócio. Ao aprimorar seus serviços é possível causar mais impressões positivas, alcançar novos públicos, fidelizar os clientes atuais e despertar mais competitividade de mercado.
Mas, como descobrir quais otimizações realizar ou quais processos estruturar para proporcionar uma experiência mais satisfatória aos usuários? É simples! Com os dados.
Com certeza você já deve ter notado como temos evidenciado a importância dos dados para ações de inbound marketing eficientes. Mais uma vez lembramos que a experiência do usuário, seja em seu site ou e-commerce, está totalmente relacionada à maneira como o ciclo de vendas é aplicado, desde as ações de topo de funil.
Só é possível analisar quais estratégias estão alcançando o retorno esperado por meio de informações consistentes. Afinal, se suas ações e estratégias mudam, os dados mudam também.
No conteúdo a seguir, descubra como personalizar a experiência do usuário por meio dos indicadores de desempenho do seu negócio.
Também conhecida como UX, a experiência do usuário compreende todas as interações do usuário com uma marca e suas percepções — sejam elas positivas ou negativas — ao utilizar um produto ou serviço.
Assim, essa técnica busca analisar como os usuários interagem com os produtos e serviços oferecidos, com destaque para as ferramentas digitais.
O objetivo da experiência do usuário é, sobretudo, utilizar tudo o que está ao alcance da empresa para tornar o processo de conversão em algo positivo por meio de elementos significativos, gerando assim, mais satisfação e convertendo mais leads em clientes.
É interessante analisar, por exemplo, se sua taxa de conversão está baixa por causa de alguma experiência negativa com as landing pages, se o tempo de carregamento do seu site é o ideal ou se seus conteúdos não estão sendo atrativos para o ICP.
Tudo isso pode ser otimizado e aperfeiçoado por meio de análises constantes e os dados são os seus melhores amigos nesse processo.
Bom, antes de qualquer coisa, é interessante ter em mente que cada negócio precisa avaliar seus processos internos e o nível de satisfação de cada cliente. Não existem fórmulas mágicas para aperfeiçoar a experiência do usuário, mas existem alguns passos que são interessantes, confira:
O principal questionamento aqui é entender se sua plataforma é simples de navegar. Por isso, vale a pena fazer pesquisas com os usuários e inúmeros testes para averiguar quais possíveis dificuldades atrapalham o ciclo de vendas ou o processo de conversão.
Qual o objetivo do serviço ou produto que você está oferecendo? Tenha sempre em mente suas personas e desenvolva produtos ou materiais que conversem com seu público-alvo. Analisar o que a concorrência tem feito também é uma boa dica.
Atualmente existem cerca de 242 milhões de celulares inteligentes no país, de acordo com o IBGE. Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box em conjunto com a Mobile Time em abril de 2022, 81% das pessoas entrevistadas já realizaram alguma compra através do smartphone (nos 30 dias anteriores à pesquisa).
Além disso, 84% dos entrevistados afirmam realizar compras com mais frequência pelo smartphone do que no computador.
Com dados tão claros — e altos —, é determinante que seu site ou e-commerce seja fácil de acessar e se adeque aos mais diversos tipos de telas e dispositivos.
Afinal, seria um desperdício perder uma compra por causa de um AMP mal aplicado, não é mesmo?
Palavra difícil de pronunciar, mas crucial para atrair mais leads e facilitar o processo de conversão. O comportamento dos consumidores mudou muito nos últimos anos, nada mais justo do que se adaptar a ele para tornar a experiência de compra realmente única.
Para isso, garanta um visual e uma comunicação atrativa, coerente e cativante. Dessa forma, é possível se diferenciar da concorrência e, ainda assim, gerar autoridade.
A realidade é clara: a experiência do usuário é determinante para o sucesso do seu negócio. Em um mercado digital cada vez mais competitivo, uma experiência de compra ruim resulta na perda de um cliente e, possivelmente, em um feedback negativo.
Segundo a pesquisa Experiência é tudo: Entenda o que realmente importa para seu cliente, conduzida pela PwC, 47% dos consumidores brasileiros deixariam de comprar de uma marca, mesmo que seja uma que eles gostem, após uma experiência negativa.
Esse dado reforça a necessidade de alinhar a experiência dos usuários com o atendimento ao cliente.
Outra pesquisa interessante, desta vez realizada pela Zendesk, mostrou que 68% das empresas querem melhorar a experiência dos clientes esse ano. Você faz parte deste grupo?
Para entender melhor como aperfeiçoar a experiência do usuário por meio dos dados, não deixe de visitar o hub de conteúdo do Data Driven Decision. Lá, você encontra os melhores direcionamentos para impulsionar seus resultados com base em dados consistentes e estratégias bem estruturadas.
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