Mercado audiovisual: qual será o impacto do setor no futuro do marketing?

No atual cenário do marketing digital, o poder do mercado audiovisual e seus conteúdos é mais evidente do que nunca.Com a ascensão das redes sociais e a constante evolução das plataformas digitais, a demanda...

Mercado audiovisual: qual será o impacto do setor no futuro do marketing?

No atual cenário do marketing digital, o poder do mercado audiovisual e seus conteúdos é mais evidente do que nunca.

Com a ascensão das redes sociais e a constante evolução das plataformas digitais, a demanda pelos famosos vídeos curtos e outros formatos audiovisuais tem sido cada vez maior. E, pelo visto, esse episódio vai durar!

Empresas de todos os tamanhos estão reconhecendo a necessidade de incorporar estratégias audiovisuais em suas campanhas de marketing, a fim de se destacarem no ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico que é o digital.

Aliás, esse mercado vem se expandindo rapidamente, graças aos avanços tecnológicos, às mudanças no jeito como as pessoas consomem e também à crescente importância da narrativa visual na comunicação de marcas.

Dessa forma, entender as tendências, melhores práticas e até os desafios do mercado audiovisual atual se tornou crucial para as empresas que buscam alcançar e engajar seu público com seus conteúdos.

Se você quer ficar por dentro de tudo isso, é só continuar acompanhando este post.

Como está o mercado audiovisual hoje?

Durante a pandemia, houve uma ascensão dos vídeos curtos no Brasil e lá fora. Na época, um estudo da PUCRS reuniu diversos dados sobre o crescimento de plataformas especializadas nesse tipo de produção.

Só para se ter uma ideia, em 2021 o país tinha sete milhões de usuários cadastrados no TikTok e eles gastaram pelo menos uma hora por dia no aplicativo.  

Três anos depois, o sucesso dos vídeos de até 1 minuto segue firme e forte. De acordo com Relatório de Tendências do TikTok, publicado no final de 2023, mais de 1 bilhão de pessoas acessaram o TikTok de maneira regular no ano passado. Ou seja, não dá para negar o impacto do audiovisual nas redes sociais.

Além dos vídeos em si, outra característica que marca o cenário atual, é o mercado de criadores de conteúdo neste formato. Hoje, pessoas sem muita bagagem técnica têm fácil acesso a ferramentas de produção e se tornam grandes profissionais da área — que, vale lembrar, não se limita só ao entretenimento.

Muitos vídeos adotam o viés didático para alcançar o público. Escolas e setores governamentais, por exemplo, investem bastante nesse tipo de material, principalmente para passar informações importantes à população. Além disso, os conteúdos educativos gravados à distância também seguem super em alta.

O mundo corporativo também não fica para trás: os vídeos são peças fundamentais para grandes empresas ou negócios locais. E é por meio da publicidade audiovisual, somada às redes sociais, que as marcas ganham força e autoridade para atrair novos clientes. 

Por fim, o streaming também é uma forte tendência. Um levantamento feito pelo IBGE em 2023 mostra que, no Brasil, 43,4% dos domicílios com TV têm assinatura de alguma plataforma. No sudeste, por exemplo, quase metade da região está dominada pelos streamings, com 48% de assinantes.

E nem pense em ignorar o impacto econômico desses números. De acordo com um relatório sobre hábitos de consumo da Elo, os brasileiros costumam gastar até R$189 mensais com streaming. 

Tendências do audiovisual para o futuro

Se antes a produção era restrita aos profissionais experientes na área, atualmente o poder de criação está disponível a qualquer indivíduo com acesso às ferramentas certas. Assim como o momento atual, o futuro do mercado audiovisual está recheado de novidades

Inclusive, o audiovisual vem se tornando parte importante da rotina dos profissionais de outras áreas, indo da indústria médica ao microempreendedor.

Saber criar vídeos para as plataformas digitais pode resultar no sucesso de um negócio. Por isso, confira as principais tendências que separamos para essa área:

Audiovisual na palma da mão

Uma retrospectiva de 2023 feita pela FGV revela que, atualmente, existem 249 milhões de smartphones em uso no Brasil. Outra pesquisa, feita pelo site ElectronicsHub mostra que os brasileiros ficam mais de 9 horas por dia de olho no celular. O Kantar IBOPE Media também apontou que o TikTok carrega 3,1% da audiência no país.

Então, por que não investir em conteúdo audiovisual mobile? Sem dúvida alguma, vídeos na vertical seguem em alta.

Novas tecnologias

Falando em smartphones, as câmeras desses aparelhos estão cada vez mais potentes, sendo até possível a gravação de materiais em 4k. O uso de drones, hologramas e óculos inteligentes também estão no futuro desse setor. 

Influencers e o mercado audiovisual

Também vem aí um cenário com mais oportunidades para criadores. E isso se deve às parcerias publicitárias de influenciadores com marcas e negócios — as famosas #publis.

Empresas contam com o audiovisual

Está previsto o investimento em produções cada vez mais sofisticadas. E não é só para as multinacionais: pequenos negócios e microempreendedores também contam com a divulgação e venda em vídeo nas principais redes sociais, como o Instagram e TikTok.

Marketing digital + Vídeos

A publicidade e o marketing digital estão cada vez mais integrados ao audiovisual, visando engajamento, vendas e fortalecimento no mundo digital.

Portanto, se prepare para ir além da criação de roteiros e parte visual. Em breve, o social media deve andar juntinho ao audiovisual. Ter conhecimentos e domínio sobre essas plataformas gera um diferencial para o profissional.

Menos é mais também no mercado audiovisual

Ainda falando sobre marketing digital, os primeiros segundos de um vídeo são fundamentais para captar o público. De nada adianta uma grande produção de qualidade se já no comecinho você perder sua audiência.

Então, começar de forma impactante é a melhor forma de atrair e converter. Sem contar que, quanto mais breve, melhor.

Novas assinaturas

O streaming veio para ficar e, junto com ele, as novas modalidades de assinatura com anúncios incluídos — com os usuários gostando ou não. Se a marca souber criar propagandas com uma narrativa que acrescente ao invés de interromper a experiência, essa também é uma forma de aproveitar essa tendência.

E a geração futura?

Em 2022, uma notícia do Época Negócios informava que quase metade da geração Z trocava pesquisa no Google por TikTok e Instagram, e esse comportamento tem sido cada vez mais frequente. Imagine a geração alpha daqui pra frente…

Isso representa um enorme potencial para as marcas, não só de estarem nessas plataformas, mas de produzirem conteúdos intencionais, desde o roteiro aos textos de apoio (como legenda e hashtags).

A chegada da Sora ao mercado audiovisual

Por falar em tendências nesse setor, a chegada da Sora causou um burburinho no mercado audiovisual. A nova inteligência artificial do momento, desenvolvida pela OpenAI (responsável pelo ChatGPT e DALL-E), começou sua fase de testes recentemente, em fevereiro de 2024. 

A Sora é uma IA que trabalha com a criação de vídeos a partir de comandos de texto, com infinitas possibilidades. E os resultados impressionam: são vídeos repletos de qualidade técnica e detalhes gráficos que podem até confundir os olhos desatentos.

Um exemplo disso é esse vídeo de uma modelo desfilando pelas ruas de Tóquio. No entanto, alguns testes foram bem bizarros e teve quem quis reproduzir a ideia de peixes andando de bicicleta.

A Inteligência Artificial do audiovisual pode acabar com o profissional?

A estreia da Sora assustou os profissionais da área, mas será que essa IA pode mesmo abalar as oportunidades de trabalho neste setor? Apesar do debate ser válido, ainda é cedo para uma resposta.

Assim como o ChatGPT e o DALL-E, a SORA funciona à base de prompts que vão influenciar na criação final. Então, uma coisa é certa: por mais que essa IA pareça uma ameaça, ainda é necessário estudo prévio para obter uma resposta da ferramenta que faça sentido e seja sem defeitos — inclusive, as falhas nos curtas têm sido o maior desafio inicial dessa IA. 

Ou seja, a bagagem profissional faz parte do momento de criação, não só em possíveis ajustes, como também na elaboração de roteiros de prompts. Portanto, as chances dessa ferramenta ser uma aliada são bem grandes.

Apesar do medo da precarização do trabalho, a promessa é de que a Sora será capaz de automatizar os processos, reduzir custos e expandir as possibilidades de criação, assim como outras ferramentas de IA também têm feito.

Dicas para usar o mercado audiovisual a seu favor em 2024

Por fim, separamos 3 dicas para explorar todo o potencial do mercado audiovisual e alcançar seus resultados promissores.

Personalização é a palavra

Para driblar a inteligência artificial, oferecer conteúdo audiovisual personalizado para o seu cliente será um diferencial.

Na Sora, por exemplo, ainda não é possível incluir marcas e produtos de forma personalizada. Então, essa ainda é uma exclusividade da inteligência humana. Nossa dica é quanto mais customização, melhor. 

Conteúdo real

Assim como os textos do ChatGPT não agradaram a todos, os conteúdos de audiovisual reais e mais próximos do público-alvo ainda são os favoritos.

Usar influencers locais para divulgar uma marca regional, por exemplo, funciona muito bem pela proximidade. Vídeos sem filtros, com edições mais “cruas” e poucos efeitos, também são uma tendência.

Invista em bons equipamentos

Somente o smartphone com uma câmera de boa resolução não é o suficiente se você deseja ter resultados profissionais.

A longo prazo, busque investir em novas ferramentas. Hologramas e drones trazem mais dinamismo aos conteúdos e também podem fazer parte da rotina.

Estudar, estudar e estudar

Com tantas mudanças nesse mercado, só tem um jeito de estar sempre à frente das tendências e aproveitar todas as suas oportunidades: não parar de pesquisar e aprender sobre o audiovisual e todas as ferramentas e vertentes que ele oferece.

Em breve, a Sora e outras ferramentas de inteligência artificial devem se tornar um co-piloto dos profissionais de audiovisual.

Mas, assim como um diretor de cinema coordena roteiristas, cenógrafos, figurinistas e muitos outros profissionais, o profissional do futuro também vai dirigir a IA para obter os melhores resultados, inclusive no audiovisual. E não será ficção!

O impacto da inteligência artificial no marketing não para por aí. Se você busca entender mais sobre a chegada dessas novas ferramentas para estar à frente da concorrência, dá uma olhadinha no conteúdo a seguir: 

Audiovisual

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